Revista PubliJor

A Revista PubliJor é uma publicação científica eletrônica, anual, multilingue e de fluxo contínuo, vinculada ao Centro Universitário Santa Amélia – UniSecal e ao evento científico de mesmo nome (PubliJor), realizado no mês de julho de cada ano. O objetivo da revista é divulgar artigos nacionais e estrangeiros, inéditos ou não, oriundos de pesquisas voltadas à produção de um conhecimento na área de Jornalismo e Comunicação Social/Jornalismo

Podem ser inscritos artigos científicos, resumos simples e expandidos, além de pôsteres (Ciências Contábeis e Administração). O evento tem como objetivo divulgar as atividades de pesquisa realizadas pelos alunos dos Bacharelados em Administração, Ciências Contábeis, Direito e Jornalismo, Licenciaturas em Letras e Pedagogia e Tecnologias em Gestão de Produção Industrial e Gestão de Recursos Humanos.

    Outras informações

    Endereço postal

    Curso de Jornalismo da UniSecal
    Rua Barão do Cerro Azul, 827 . Centro | Ponta Grossa – PR | 84010-210

    Contato Principal

    Prof. Dr. Helton Costa
    Coordenador do Curso De Jornalismo da UniSecal
    E-mail: helton.costa@institucional.unisecal.edu.br

    Contato para Suporte Técnico

    Assessoria de Imprensa da UniSecal
    E-mail: assessoria@unisecal.edu.br

    Equipe Editorial

    Editores-Chefes
    Prof. Dr. Helton Costa e Prof. Dr. Rafael Kondlastch

    Conselho Científico
    Prof. Me. Giovana Montes Celinski
    Prof. Me. Ligiane Malfatti

    Revisora
    Prof. Esp. Maria Fernanda Cordeiro

    Periodicidade

    A Revista Publijor publica uma edição anual e é de fluxo contínuo para a submissão de artigos e relatos de experiência, tendo ainda vinculação com a apresentação dos artigos no mês de julho de cada ano, que não é obrigatória.

    Política de Acesso Livre

    Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

    Conselho Científico

    Comitê de Avaliadores/pareceristas

    Prof. Dr. Helton Costa
    Dr. Rafael Kondlastch
    Prof. Me. Giovana Montes Celinski
    Prof. Me. Ligiane Malfatti
    Prof. Esp. Maria Fernanda Cordeiro

    Processo de Avaliação pelos Pares

    Os artigos devem ser enviados eletronicamente para helton.costa@institucional.unisecal.edu.br. A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da Revista, sendo submetidos à avaliação dos editores chefes, que designarão paraceristas para revisão dos textos. Os textos poderão ser publicados de acordo com os seguintes critérios:

    – recomendação dos pareceristas;
    – efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);
    – aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis tipos de avaliação:

    • aceitar;
    • correções obrigatórias;
    • submeter novamente para avaliação;
    • enviar para outra revista;
    • rejeitar;
    • ver comentários.

    Os critérios adotados nas avaliações dos pareceristas são os seguintes:

    • Adequação do Título ao conteúdo
    • Precisão e clareza do Resumo
    • Adequação das Palavras-chave.
    • Qualidade da redação do Texto (estilo, clareza, objetividade e coesão)
    • Pertinência e contribuição à temática do Jornalismo
    • Relevância do problema e do objeto
    • Opções metodológicas adequadas e devidamente descritas
    • Qualidade e aprofundamento do argumento teórico
    • Qualidade (não quantidade) da bibliografia citada e referida

    Normas para submissões

    Para baixar direto o modelo de artigo UniSecal, clique aqui, ou leia o texto que segue.

    • O título deverá estar em Caixa Alta, seguido do nome do(s/as) autor(es/as), com a instituição de origem entre parênteses, na linha seguinte.
    • O resumo deve conter no máximo 250 palavras, em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 11, justificado, espaçamento entre linhas simples. O resumo deve expressar, de forma coerente e clara, os principais pontos do artigo. Deve ser precedido de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto, conforme demonstra o presente modelo.
    • O artigo completo deve conter no mínimo 6 (nove) páginas quando se tratar de relato de experiência e não deve exceder 15 páginas quando artigo científico.
    • As margens (superior 2,5cm, inferior 2,5cm, lateral esquerda 2,5cm e lateral direita 2,5cm). O tamanho de página deve ser A4. Atenção para este aspecto, pois se o tamanho da página for outro, compromete a correta formatação.
    • O artigo e sua estrutura dividem-se em elementos Pré-textuais, Textuais e Pós-textuais.

    Elementos pré-textuais:

    Título e subtítulo, (se houver); (Obrigatório)

    Nome(es) do(os) autor(es); (Obrigatório)

    Resumo na língua do texto; (Obrigatório)

    Palavras-chave na língua do texto; (Obrigatório)

    Elementos textuais:

    Introdução;

    Desenvolvimento;

    Conclusão ou Considerações finais.

     

    Elementos pós-textuais:

    Referências; (Obrigatório)

    Glossário;

    Apêndice(s);

    Anexo(s).

    • A estrutura do artigo deve contemplar: 1 INTRODUÇÃO; 2 DESENVOLVIMENTO; 3 CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS. Os anexos e apêndices contam página.
    • As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,5 cm. O tamanho de página deve ser A4.
    • O título do artigo deve ser em fonte Times New Roman ou Arial 12, centralizado, negrito. Os dados dos autores no tamanho 10 (em nota de rodapé). Para o resumo e as palavras-chave, o tamanho da letra é 11. Os títulos (sessões primárias) das sessões devem ser posicionados à esquerda, em negrito/maiúscula, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3 etc.). A fonte a ser utilizada é Times New Roman ou Arial , tamanho 12, em negrito. Não coloque ponto final nos títulos.
    • Os subtítulos (sessões secundárias) das sessões devem ser posicionados à esquerda, em maiúsculo, numerados com algarismos arábicos em subtítulos (1.1, 1.2, 1.3 etc.). Também com fonte Times New Roman ou Arial , tamanho 12, maiúscula.
    • Outros subtítulos (sessões terciárias) das sessões devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos em subtítulos (1.1.1, 1.1.2, 1.1.3 etc.). Também com fonte Times New Roman ou Arial , tamanho 12, negrito/minúscula.
    • A introdução inicia-se abaixo do resumo, seguida do corpo do artigo; a fonte a ser utilizada é Times New Roman ou Arial , tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento entre linhas 1,5cm; também se utiliza um espaçamento de 6 pontos depois de cada parágrafo.
    • No caso do uso de listas, deve-se usar o marcador que aparece no início desta frase;
    • As listas devem ser justificadas na direita e na esquerda, válido também p/ trechos de texto;
    • Após as listas, deixar um espaço simples, como aparece a seguir.
    • Notas de rodapé: podem ser utilizadas notas de rodapé, desde que o orientador permita.
    • Devem-se utilizar também alíneas, que devem ser ordenadas alfabeticamente por letras minúsculas precedidas de parênteses; cada alínea deve ser separada por ponto e vírgula e a última alínea deve terminar com um ponto.
    1. a) ;
    2. b) .
    • As figuras e tabelas não devem possuir títulos (cabeçalhos), mas sim legendas. Para melhor visualização dos objetos, deve ser previsto um espaço simples entre texto-objeto e entre legenda-texto. As legendas devem ser posicionadas abaixo das Figuras e Tabelas, que devem ser centralizadas, o mesmo acontece com suas respectivas legendas (Figura 1, por exemplo), a fonte a ser utilizada é Times New Roman ou Arial , tamanho 12.

    Fonte: Sistema de informação da empresa, 2014

    Figura 1- Exemplo de gráfico

    • Para as tabelas, deve ser usada a fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 10 para a “Fonte” de onde foi retirada a mesma e para o nome “Figura”, “Quadro”, “Tabela”, deve-se utilizar a fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, conforme os exemplos. Importante: deve ser evitado o uso de objetos “flutuando sobre o texto”. Em vez disso, utilizar a opção “… formatar objeto… layout… alinhado” ao clicar-se com o botão direito do mouse sobre o objeto em questão. A Tabela 1 apresenta o formato indicado para as tabelas. É importante lembrar que as tabelas devem estar separadas do corpo do texto por uma linha em branco (12 pontos).

    CUSTOS DA MATÉRIA PRIMA

    Elementos do Custo de matéria prima Valor
    Preço mensal médio da tora R$ 443.925,49
    Combustível e manutenção de veículos R$ 73.003,61
    Mão de obra Motoristas R$ 16.470,56
    Depreciação R$ 22.500,00
    Total R$ 555.899,66

    Fonte: Controle interno da empresa

    Tabela 1 – Exemplo de tabela

     

    • Sobre a correta forma de citações, deve-se seguir as normas abaixo:
    1. a) Quando o(s) autor(es) citado(s) estiver no corpo do texto, a grafia deve ser em minúsculo e quando estiver entre parênteses deve ser em maiúsculo;
    2. b) Devem ser especificados o ano de publicação, o volume, o tomo ou a seção, se houver, e a(s) página(s);
    3. c) A citação de até 03 linhas acompanha o corpo do texto e se destaca com dupla aspa. Exemplos: 1) Fulano (2008, p. 35) descreve “o estudo da Gestão do Conhecimento, tem se destacado em todos os campos da Administração” 2) “A inovação contínua passou a fazer parte do cotidiano das organizações” (FULANO; BELTRANO, 2008, p. 72)
    4. d) Para as citações com mais 03 linhas, deve-se fazer um recuo de 4,0 cm na margem esquerda, diminuindo a fonte (Times New Roman ou Arial , 10) e sem as aspas. Deixar uma linha antes e outra após a citação direta longa.
    5. e) Para citações do mesmo autor com publicações em datas diferentes, e na mesma sequência, devem-se separar as datas por vírgula. Exemplo: (FULANO, 1999, 2004, 2008)
    • Abreviaturas e siglas: quando aparecem pela primeira vez, deve-se colocar por extenso e a sigla entre parênteses.
    • Para as referências, deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento simples, prevendo 12 pontos depois de cada referência ou um espaço em branco, exatamente conforme aparece nas referências aleatórias incluídas a seguir. As referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Todas as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final, na seção Referências.
    • Os artigos podem ser enviados como anexos para o endereço helton.costa@institucional.unisecal.edu.br

    O endereço para correspondência:

    Curso de Jornalismo da UniSecal
    Rua Barão do Cerro Azul, 827 . Centro | Ponta Grossa – PR | 84010-210
    A/C Professor Helton Costa