Sobre Nós

O Centro Universitário Santa Amélia resultou de uma comprometida trajetória na área do Ensino Superior em Ponta Grossa (PR). A história começou em 1988, quando o casal de professores Weider Barreto Aguiar e Eunice Andrade Aguiar, integrantes de uma família engajada com a educação, decidiu fundar uma Instituição de Ensino Superior (IES) na cidade. Surgia a Faculdade Cristo Rei que, por anos, foi a única faculdade privada em Ponta Grossa (PR). Na década de 1990, a Faculdade Cristo Rei passou a compor o Centro Universitário Campos Andrade, passando a ter sede em Curitiba, Paraná.

No ano de 1998, prosseguindo na filosofia de transformar pessoas pela educação e acreditando no Ensino Superior de qualidade, o casal de professores instituiu a Sociedade Educativa e Cultural Amélia (SECAL), mantenedora da Faculdade Santa Amélia. Após anos de atuação na educação, o casal Aguiar transferiu o legado às três filhas: Isaura de Andrade Aguiar (Reitora), Rúbia de Andrade Aguiar (Pró-Reitora Acadêmico-Pedagógica) e Katya de Andrade Aguiar (Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas).

Em 2015 a Secal iniciou um projeto pioneiro, o Secal Bilíngue, no qual inseriu o ensino do inglês na matriz curricular de todos os cursos de graduação. O projeto foi criado, pois percebeu-se que o conhecimento de uma segunda língua é um dos requisitos de muitas empresas no momento da contratação de profissionais.

Alguns anos depois, o projeto Secal Bilíngue cresceu e a IES criou a Secal Idiomas, visando oferecer cursos de idiomas para alunos, ex-alunos e comunidade em geral. As atividades da Secal Idiomas iniciaram no segundo semestre de 2018, com aulas voltadas para a conversação, com opções de turmas regulares, aulas VIP e inglês para negócios.

Em agosto de 2018, com o objetivo de ampliar e difundir o ensino de graduação, contribuindo com a democratização do conhecimento, a IES foi credenciada para oferta da Educação a Distância (EaD), recebendo nota 4 pelo MEC.

E em 18 de outubro de 2018, a Secal recebe a autorização do MEC para se tornar o Centro Universitário Santa Amélia, passando a se chamar UniSecal. Assim, a IES torna-se o primeiro Centro Universitário genuinamente ponta-grossense.

Nossa Estrutura

O Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) oferece cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. Com dois campi, localizados na região central de Ponta Grossa (PR), a estrutura conta com laboratórios para os diversos cursos, biblioteca física e virtual com milhares de títulos, cantina, área de convivência e acessibilidade para pessoas com deficiência.

Atualmente é composta por dois campi:

CAMPUS BARÃO DO CERRO AZUL –  Rua Barão do Cerro Azul, 827 – Centro;
CAMPUS ERNESTO VILELA – Rua Ernesto Vilela, 61 – Centro.

Missão

A missão da UniSecal  é transformar pessoas, tornando-as capazes de dominar o conhecimento, respeitar a diversidade, com autonomia, pensamento crítico, sem descurar dos aspectos éticos e da responsabilidade social pela qual perpassam todas as áreas do conhecimento.

Visão

Ser referência no ensino superior, compromissados com a ética, cidadania e desenvolvimento sustentável, estando entre as melhores empresas para se trabalhar.

Valores

Respeito mútuo;
Ética e transparência;
Cumprimento às normas;
Compromisso com os resultados;
Responsabilidade socioambiental;
Solidariedade;
Trabalho em equipe;
Excelência;
Busca permanente pelo conhecimento.

Política de qualidade

Prestação de serviços educacionais de nível superior em constante aperfeiçoamento, através de uma equipe de profissionais qualificados e de alta performance, buscando atender às expectativas sociais e de mercado, cumprindo todos os requisitos legais aplicáveis.

Nossa Marca

Estamos disponibilizando para download o nosso logo, juntamente com o manual de identidade visual, no qual consta a maneira correta de utilizar a nossa marca.

Pedimos a colaboração de todos para que, quando necessário, utilizem apenas o logo disponibilizado em nosso site. Ajude a cuidar da nossa marca, ela é patrimônio de todos nós.

Secal Social

Secal Social‘ é uma iniciativa da UniSecal que visa fomentar, criar, assumir ou apoiar ações que gerem um mundo mais humano e ecologicamente melhor para se viver. Uma das principais ações deste programa é o Trote Solidário, que é realizado desde 2005, sendo a Secal a instituição pioneira na organização de um trote de cunho social.

Também por meio deste projeto, datas festivas simbólicas, como Natal, Páscoa e Dia das Crianças, tornam-se espaços para a integração entre alunos da IES e grupos sociais de baixa renda, por meio de doações de alimentos, chocolates e brinquedos.

Em todas essas atividades, os alunos são estimulados a praticar o altruísmo e a compreender que a solidariedade encontra-se em pequenas ações que melhoram o cotidiano das pessoas. Esses espaços também se tornam momentos para a diversão e para a disseminação de conhecimentos, por meio de palestras, com temas relevantes, ministradas para as famílias participantes dos projetos.

A UniSecal é reconhecida como uma instituição responsável. Além de uma moção de aplauso da Câmara Municipal de Ponta Grossa, ela é detentora do ‘Selo de Responsabilidade Social 2019-2020’ da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e do ‘Selo Sesi ODS 2019’, que reconhece o centro universitário por suas práticas sustentáveis em prol dos 17 objetivos da ‘Agenda 2030’ da Organização das Nações Unidas (ONU).

E além disso, ainda relacionado à ONU, a UniSecal é integrante do ‘PRME Chapter Brazil’, plataforma global composta por instituições de ensino, universidades corporativas e organizações de suporte localizadas no Brasil, que compartilham da visão sobre formar lideranças responsáveis e preparadas para atuar no novo paradigma da sustentabilidade.

logosecalsocial-200x159