Por Onde Andam os Seus Sapatos?

Por Onde Andam Os Seus Sapatos? é um projeto de extensão, do curso de Direito do Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal), inspirado no projeto “Empathy museum: a mile in my shoes“, criado em Londres.

De acordo com as coordenadoras do projeto, Profa. Renata Young Blood e Profa. Glaucia Mayara Niedermeyer Orth, vivemos em um contexto, enquanto sociedade, de muitas polarizações e disputas. Embora o ser humano seja um ser de relações, que necessita do outro para a constituição da sua própria humanidade, observamos as disputas entre as pessoas, que acreditam ilusoriamente na sua independência perante os outros humanos com os quais convivem. Esta situação nos leva à discussão da dimensão ética dos relacionamentos humanos, uma vez que a ética está presente na busca constante de uma sociedade mais justa e fraterna e no estabelecimento de normas que sejam cada vez mais construtoras de seres humanos livres e solidários. Reconhecemos a dimensão das emoções como essenciais no processo de humanização das pessoas, ou seja, que elas possam ser vistas não como objetos, mas como pessoas que são, constituídas por uma história de vida e pelas escolhas que decidiram fazer ao longo da sua existência. Ao propiciar a possibilidade dos participantes serem afetados emocionalmente pelas histórias de vida das pessoas que doaram seus sapatos, o projeto busca contribuir para que os participantes passem a enxergar o seu semelhante como interdependente de si, o que pode lhe dar motivos para trata-lo com o cuidado de quem compreende que não está sozinho no mundo e que necessita do outro para ser livre.

Portanto, pessoas doam um calçado e relatam suas histórias de vida, com o objetivo de que o ouvinte “vista” o calçado do narrador e se ponha no lugar dele, para que possa entender suas angústias, dores, felicidades, etc.

Caso queira compartilhar sua história conosco, basta entrar em contato pelo telefone (42) 3220-6703.