- 13 de outubro de 2021
- Postado por: Priscila Lopes
- Categoria: UniSecal
A transformação digital é a mudança que as empresas passam com a intenção de se adequarem às tecnologias e acompanharem os avanços digitais que não param de se apresentar. Considerando que toda essa modernidade é volátil, podemos dizer que não há como não ser impactado por esse processo, seja no aspecto individual ou empresarial.
Essa lógica atravessa o desenvolvimento de novos produtos tecnológicos e se expande para uma mudança cultural nos seres humanos que vão – precisar – utilizar os novos serviços. Seria então, a implantação de uma nova mentalidade de acordo com as exigências de cada profissão.
Dentre os impactos nas profissões, podemos destacar uma comunicação mais rápida e assertiva; a possibilidade de integrar setores; automatizar processos e diminuir a burocratização; melhorar a interação com os clientes e tantas outras possibilidades.
Segmentando por áreas de conhecimento, podemos destacar na saúde, o avanço com equipamentos, prontuários digitais e o acesso a banco de dados globais de facilitam o diagnóstico de doenças; já na educação o principal destaque é possibilidade de ensino a distância por meio de plataformas digitais, que se intensificaram na pandemia; e no consumo é possível fazer ofertas personalizadas conforme as preferências de determinada pessoa, com base em seu histórico de buscas.
O grande objetivo da transformação digital é utilizar a tecnologia a serviço das empresas e da sociedade, mas é preciso se adequar a isso, por meio de uma formação abrangente, especializações e todo o suporte necessário para entender os impactos e utilizar as mudanças sempre a favor.