Dicas de como utilizar bem o LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social profissional com a finalidade de fazer contatos, o famoso networking, em suas áreas de interesse. Também serve para criar uma marca online que pode ser utilizada como currículo ou portfólio; se manter atualizado sobre perfis de empresas e novas oportunidades de mercado; participar de grupos de interação e conseguir informação sobre seus interesses.

Se você ainda não tem uma conta, mas ficou interessado, saiba que para utilizar de forma efetiva esta ferramenta que proporciona um contato mais próximo com empresas, é ideal ter um bom perfil. Agora você pode se perguntar: “o que seria um bom perfil?”. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a entender e montar o seu.

1 Organize o seu perfil
Primeiramente, escolha uma boa foto de perfil e não deixe de utilizá-la, afinal, os recrutadores querem conhecer os rostos de quem está por trás daquela conta. Isso também causa mais proximidade e deixa a comunicação mais pessoal. Em seguida, organize todas as suas informações pessoais, profissionais e não deixe de escrever o resumo do perfil, que pode ser o seu mini-currículo. É o espaço reservado para você contar mais sobre suas habilidades, línguas que domina e objetivos profissionais. Tente usar palavras-chave que ajudem as pessoas a chegarem ao seu perfil.

2 Faça conexões estratégicas
Comece buscando contatos de colegas, professores e pessoas que você já conhece, mas, na sequência, amplie a sua rede. Se conecte com pessoas da sua área e de campos relacionados, busque perfis de recrutadores de empresas e faça contatos que te ajudem a alavancar profissionalmente. Mas lembre-se que quantidade não é qualidade e que é mais válido ter conexões estratégicas do que um exorbitante número de contatos que não vão agregar.

3 Compartilhe seus conhecimentos com frequência
Faça publicações de sua própria autoria, sobre coisas que você já desenvolveu ou está desenvolvendo. Compartilhe notícias, artigos e outros conteúdos que sejam relevantes. Textos de profissionais que você admira, com os devidos créditos, também são bem-vindos. Manter o seu perfil atualizado frequentemente contribui para um bom engajamento e faz com que mais pessoas te encontrem.

4 Faça parte de grupos e interaja regularmente
Participar de grupos faz com que você se aproxime de outros profissionais e crie um leque maior de contatos na sua área. Interaja com os membros, mostre suas habilidades, interesses e converse com outras pessoas. Sua relevância na plataforma irá aumentar e o algoritmo irá recomendar mais o seu perfil.

5 Personalize a sua URL
O LinkedIn permite que o usuário personalize a sua própria URL deixando-a mais atrativa, sem inúmeros símbolos e coisas que podem atrapalhar e diminuir o interesse no seu perfil. O recurso é gratuito, não deixe de utilizá-lo.