- 13 de dezembro de 2019
- Postado por: Priscila Lopes
- Categoria: Serviço Social, UniSecal, Visita técnica
Foto: Gislaine da Rosa.
Atividade proporcionou conhecer os programas, ações e projetos desenvolvidos pelos assistentes sociais no Comando da Aeronáutica
Acadêmicas da graduação em Serviço Social da UniSecal realizaram uma ‘Visita Técnica’ no Grupamento de Apoio de Curitiba (GAP-CT) da Aeronáutica. A atividade aconteceu no final de novembro e teve como objetivo possibilitar que às alunas conhecessem o espaço sócio-ocupacional do Serviço Social nas forças armadas, bem como visualizar o papel do Assistente Social nesses ambientes de trabalho. O GAP-CT fica localizado na cidade de Curitiba (PR) e controla o tráfego aéreo da região, que representa mais de 30% do movimento aéreo nacional.
Com a participação da coordenadora do curso, Fabiana Vosgerau Trentini, a visita propôs às acadêmicas uma ampla visão sobre os locais de trabalho que o assistente social pode estar inserido.
“Nossas visitas técnicas ocorrem desde o primeiro ano da graduação para que às alunas possam ver na prática os conteúdos visualizados em sala de aula. Dessa forma, conhecendo e vislumbrando os espaços sócio-ocupacionais, se identificando com eles e planejando o futuro profissional”, comenta a docente.
Durante a atividade as estudantes puderam entender como funciona o processo seletivo para ingresso na GAP-CT e os programas, ações e projetos desenvolvidos pelo Serviço Social no Comando da Aeronáutica. Segundo a 1ª Tenente Assistente Social – Adjunta à Chefia do Serviço Social do GAP-CT, Fernanda Gomes Banhos, “buscamos apresentar às acadêmicas as possibilidades de atuação delas na carreira militar, em especial aqui no Grupamento de Apoio de Curitiba”, explica a assistente social.
Ampliando horizontes
Para a acadêmica da graduação em Serviço Social da UniSecal, Eduarda Dos Santos, a ‘visita técnica’ possibilitou uma maior compreensão da área de trabalho do assistente social.
“Foi uma experiência muito enriquecedora. Não imaginávamos a dimensão de onde poderíamos atuar, sendo muito importante conhecer esses locais para vermos como um profissional da área exerce a função”, relata a aluna.
Além disso, Eduarda ressalta a importância da atividade para a sua formação acadêmica. “Atribuiu em muito conhecimento e nos mostrou que podemos muito mais do imaginávamos. Não só no incentivo de lutarmos para ocupar esses espaços, mas, também, de conhecermos o trabalho dos profissionais e quais são as demandas enfrentadas”.
Serviço Social UniSecal
O curso de Serviço Social do Centro Universitário Santa Amélia é o único noturno e presencial na cidade de Ponta Grossa (PR). Com professores doutores e mestres, a graduação tem uma formação humana e direcionada para o mercado de trabalho. Assim, os acadêmicos que se formam na instituição saem preparados para atender às atuais demandas da comunidade. E, além disso, o curso está localizado no centro do município, facilitando o acesso para os estudantes.
Conteúdo relacionado:
Alunas de Serviço Social participam de voluntariado em asilo de PG.