- 2 de outubro de 2019
- Postado por: Priscila Lopes
- Categoria: Pedagogia, UniSecal, UniSecal Social
Trabalho desenvolvido pelas acadêmicas do 1º e 2º período foi baseado na obra ‘A Terra dos Meninos Pelados’, do escritor Graciliano Ramos
Acadêmicas do 1º e 2º período da graduação em Pedagogia, do Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal), criaram livros táteis para crianças com deficiência e/ou comprometimento visual. A atividade fez parte da disciplina de ‘Psicologia da Aprendizagem’ e foi coordenada pela professora Dra. Regina Milléo de Paula. O objetivo foi apresentar metodologias e produções de materiais em práticas pedagógicas inclusivas.
Com a utilização de objetos como tampas de potes, macarrão, folhas, tampinhas de garrafas, algodão, papéis, palitos de churrasco, materiais recicláveis, entre outros utensílios, as alunas criaram os livros táteis baseadas nas histórias da obra ‘A Terra dos Meninos Pelados’, do escritor Graciliano Ramos.
Segundo a estudante Natacha Vitoriano, que retratou em seu trabalho as cenas mais marcantes do personagem Raimundo, a produção do livro “foi mais complexa do que montar uma obra visual, pois tivemos que ter uma preocupação para que houvesse sentido e remetesse a algo às crianças com deficiência visual”, explica a futura pedagoga.
A criação dos livros é vista como positiva para a acadêmica Tamires Dolgan. “Contribuirá no campo afetivo, ao sentirmos a sensação de como uma criança com deficiência visual interpreta e manuseia um livro. Também no campo cognitivo, aprendendo um pouco mais sobre essas experiências e na área psicomotora, no momento de construção dos livros”, relata Dolgan.
Além dos pontos positivos acima, a estudante Paloma de Paulo Machado destaca a inovação proposta pela docente Regina. “Foi uma experiência inovadora que o nosso curso nos proporcionou. A Pedagogia nos dias atuais é muito ampla, logo, também devemos sempre trabalhar com a inclusão”, pondera Machado.
Doação dos livros táteis
O trabalho desenvolvido pelas alunas será doado para crianças com deficiência e/ou comprometimento visual. De acordo com a professora Regina, é dever de uma Instituição de Ensino Superior (IES) contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade.
“Fazer uma atividade numa graduação e deixá-la guardada ou restrita ao meio acadêmico seria infrutífero. A missão da UniSecal é transformar a vida das pessoas por meio da educação, bem como do curso de Pedagogia”, salienta a doutora em Ciências da Linguagem.
Para Natacha, saber que seu livro será doado para quem necessita desse tipo de aprendizagem é uma realização. “Nós que temos uma boa visão pode ser algo simples, mas, para as crianças, será algo de grande valia. Isso as estimulará a sentir novas histórias e possibilidades”. Na mesma linha de pensamento, Tamires ressalta que os livros táteis possibilitarão que as crianças “tenham o contato com o mundo da leitura, tendo sua própria percepção e interpretação do livro, sua própria visão de mundo”, finaliza a acadêmica.
Pedagogia na UniSecal
A graduação em Pedagogia da UniSecal é avaliada com nota 4 no Ministério da Educação (MEC). Desde o 1º período os acadêmicos são introduzidos em atividades práticas, com o objetivo de melhorar a preparação do futuro profissional pedagogo. Com a maioria dos professores mestres e doutores, o curso é um dos mais respeitados na cidade de Ponta Grossa (PR), justamente por conta da alta taxa de empregabilidade dos egressos da instituição.
Com uma grade curricular atualizada com as novas tendências do mercado de trabalho, os alunos da graduação em Pedagogia também contam com aulas de Inglês, Libras, Brinquedoteca, Sala de Estágio Supervisionado, Laboratório de Ensino Aprendizagem, entre outras(os) disciplinas e espaços que oferecem a qualidade de ensino UniSecal, eleita a melhor IES privada da cidade de Ponta Grossa, segundo o ‘Ranking de Cursos 2018’ da Folha de São Paulo (SP).