Jornalista, e ex-aluna da UniSecal, conversa com estudantes sobre os desafios da profissão

Bate-papo aconteceu via plataforma digital e também trouxe como tem sido o trabalho da Imprensa na cobertura da covid-19

Com a pandemia do novo coronavírus, a UniSecal tem dado continuidade no semestre por meio do home study. Os alunos têm continuado os estudos através de aulas on-line e ao vivo, além de terem à disposição conteúdos de apoio via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que foi todo atualizado para atender as novas demandas do ensino digital. E seguindo nessa linha de inovação, os alunos do curso de Jornalismo receberam na última terça-feira, 26 de maio, uma palestra da egressa da Instituição Luana Souza, jornalista no jornal Diário dos Campos.

Há oito anos atuando no veículo de comunicação ponta-grossense, Luana conversou com os acadêmicos sobre os desafios do jornalismo diário e regional e também sobre como está sendo o trabalho da Imprensa na cobertura da covid-19. A atividade aconteceu com a coordenação da professora Ma. Ligiane Malfatti, via plataforma digital Zoom.

De acordo com Luana, a rotina de trabalho sofreu alterações. Segundo ela, todos os jornalistas, independentemente da editoria, estão cobrindo à covid-19.

Ficou muito mais corrida (rotina) do que já era. Estamos trabalhando o mesmo tema, mas, de diferentes formas. Por exemplo: O impacto do coronavírus na Economia, Política, Educação, Saúde. Então, o que mais me chamou atenção é que o Jornalismo te possibilita informar um assunto, mas abrangendo várias direções”, explica Luana, que não está em home office e tem ido, frequentemente, ao jornal onde trabalha.

Vontade de aprender

Durante a aula on-line, os estudantes do curso de Jornalismo da UniSecal puderam perguntar e tirar dúvidas sobre como é a profissão de jornalista na prática. Para a professora Ligiane, a participação da Luana foi importante no aprendizado dos alunos. “É uma profissional com muita experiência no jornalismo diário. Sua contribuição foi no sentido de agregar conhecimento prático”, comenta a docente.

Presente em outras oportunidades de palestras na UniSecal, porém a primeira vez de maneira on-line, Luana ressalta que “foi um momento bem interessante” e que os alunos se envolveram com a aula. “Percebi o interesse deles, o carinho que eles têm pelo Jornalismo. É muito bonito você estar trabalhando na área e contar um pouco da sua experiência para os acadêmicos. Foi uma atividade fantástica, principalmente para mim que sou formada na UniSecal. Tenho um carinho muito grande pela Instituição, pois lá aprendi muita coisa”, enfatiza a jornalista.

Responsabilidade Social

O Jornalismo tem um papel essencial na sociedade, ainda mais em tempos de pandemia, em que há uma grande crise mundial em vários setores, incluindo na Saúde. Informações verídicas, com credibilidade, podem salvar vidas. De acordo com Luana, o Jornalismo está cumprindo ainda mais o seu papel de responsabilidade em informar a população.

“É por meio do Jornalismo que as pessoas ficam sabendo o que está acontecendo, dos riscos e o que devem fazer em relação à covid-19. A partir do Jornalismo que elas conseguem ter informações claras, precisas e seguras”, finaliza Luana.

Mais informações sobre o novo coronavírus como o que é covid-19, sintomas, prevenção e estatísticas no site do Ministério da Saúde.

Conteúdo relacionado:

Alunos de Jornalismo têm aula prática com jornalista do Paraguai.

UniSecal recebe professor da UFPR no último dia dos ‘Seminários Jurídicos’.

Jornalista do Operário conversa sobre assessoria de imprensa com alunos da UniSecal.