Ebook com fotos inéditas da pandemia é lançado nesta sexta (30)

Obra teve a participação de alunas do curso de Jornalismo da UniSecal e traz ensaios e fotorreportagens sobre os reflexos da pandemia da Sars-CoV-2

A pandemia da covid-19, o novo coronavírus, fez com que a rotina das pessoas mudasse drasticamente. Distanciamento social, uso constante de álcool em gel e máscara fazem parte do “novo normal” até a criação de uma vacina eficaz. Com o objetivo de retratar esse novo cotidiano em Ponta Grossa (PR) e no estado do Paraná, alunos dos cursos de Jornalismo da UniSecal e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio do Projeto de Extensão Foca Foto, desenvolveram o Ebook ‘Ensaios & Fotorreportagens do Cotidiano no Isolamento Social’. A obra será lançada nesta sexta-feira, 30 de outubro, a partir das 14h, via plataforma digital Google Meet. Para acompanhar o lançamento basta clicar aqui.

Com a organização dos professores Carlos Alberto de Souza e Rafael Kondlatsch (docente na UniSecal), e da jornalista Ingrid Petroski, a obra traz produções originais. “O Ebook reúne trabalhos inéditos de alunos do curso de Jornalismo da UEPG e da UniSecal. Envolveu a produção de ensaios e fotorreportagens sobre os reflexos da pandemia em Ponta Grossa e no ambiente familiar”, explica Carlos.

Segundo Rafael, o material que será lançado também serve de lembrança histórica para as futuras gerações. “O Jornalismo também exerce a função de memória. A produção desse livro com os alunos serve como registro histórico desse momento tão ímpar que estamos vivendo”, salienta Kondlatsch. Além do docente, a linha editorial do Ebook conta com a presença do coordenador e professor do curso de Jornalismo da UniSecal, Helton Costa.

Outras realidades

Uma das alunas do Centro Universitário que participou do projeto foi a Elisângela Schmidt. De acordo com a futura jornalista, contribuir com a criação do Ebook foi um aprendizado.

Uma experiência gratificante pessoal e profissional, pois, além de conhecer outras realidades, também tivemos a oportunidade de ter nossas fotos avaliadas por fotógrafos de várias regiões do Brasil”, comenta a estudante da UniSecal.

Na obra, Elisângela retratou a rotina dos seus pais durante o período de quarentena. O objetivo foi demonstrar os desafios do período de isolamento social para os mais velhos. “Na minha visão, esse momento atingiu eles de forma diferente, pois não podiam realizar nem mesmo as atividades básicas do dia a dia”, conclui Schmidt.

Outra acadêmica da UniSecal que participou do Ebook foi a Laísa Morais. Para a aluna, o mais desafiador do projeto foi enxergar o cotidiano com outros olhos.

“Naquele momento [das fotos] estava trabalhando e estudando em casa, então, eu e minha família estávamos vivendo no ‘modo automático’. Todo dia era sempre igual e decidi que o ensaio fotográfico seria por esse viés”, relata a futura jornalista.

Apesar das dificuldades, Laísa reforça o aprendizado que teve com o projeto. “No final, tivemos um momento para expor e conversar sobre o trabalho e foi uma experiência super válida. É sempre bom perceber os momentos do cotidiano por outros ângulos”, finaliza Morais.

Serviço

Lançamento Ebook ‘Ensaios e Fotorreportagens do Cotidiano no Isolamento Social’;

Dia: 30 de outubro de 2020;

Horário: 14h;

Local: Google Meet (https://meet.google.com/ryq-zdhv-rhb);

Mais informações acessando aqui.

Conteúdos relacionados:

UniSecal recebe jornalistas da Rede Globo e do TJPR em série de palestras.

Coordenador de Jornalismo participa de evento em universidade colombiana.

Coordenador de Jornalismo conversa com autoridades em II Guerra Mundial nesta quinta (24).