UniSecal realiza live com professor da disciplina Estado, Criminologia e Segurança Pública nesta quinta-feira

O professor Guilherme Degraf, que ministra a eletiva Estado, Criminologia e Segurança Pública para o curso de Direito da UniSecal estará em live no instagram da UniSecal.

Nesta quinta-feira, dia 6 de Maio, o professor de Direito, Guilherme Degraf, fará parte de uma live no instagram da UniSecal. O objetivo da transmissão ao vivo é falar um pouco sobre a disciplina eletiva Estado, Criminologia e Segurança Pública e sua importância para os alunos do curso.

“A relevância do tema é imensa, pois ao lado da educação e da saúde, a segurança pública é um direito fundamental social que é almejado como realização da nossa Constituição vigente. Todos querem viver numa sociedade com paz social, menos violência, e com possibilidades de desenvolvimento”, afirma Guilherme.

De acordo com o professor, a importância da disciplina Estado, Criminologia e Segurança Pública está no fato dela proporcionar o conhecimento da Segurança Pública existente no Brasil, além de algumas ideias para a modificação do sistema policial atual na busca da eficiência e da construção de um serviço público adequado às demandas sociais da população brasileira.

“Os acadêmicos de Direito de hoje serão os operadores do Direito de amanhã, e entender as estruturas policiais facilita a atuação profissional deles que em breve se iniciará. Inclusive muitos deles podem ter o desejo de integrar uma instituição policial após conhecerem um pouco da realidade de tais carreiras policiais”, explica Degraf.

Para ele, as lives com os professores das disciplinas eletivas são importantes pois possibilitam apresentar à comunidade acadêmica o espírito inovador do curso de Direito da UniSecal: “As disciplinas eletivas apresentam os temas atuais que o Direito deve enfrentar, e amplia a formação dos acadêmicos muito além das disciplinas tradicionais de um Curso de Direito. É uma iniciativa que tem alcançado resultados muito positivos e que tem fortalecido os diferenciais do Curso de Direito da UniSecal”.

Objetivos da Disciplina

Introduzir o estudo da Segurança Pública Brasileira, seus marcos constitucionais e legais. Apresentar o serviço público atualmente prestado. Apresentar os problemas atuais existentes e as novas modelagens da segurança pública para a construção de uma segurança pública com cidadania, tendo bases democráticas e participativas da sociedade brasileira e dos operadores do direito. Estabelecer debates críticos do estado da arte atual da segurança  pública diante da criminologia e da evolução da sociedade.

Sobre o professor

Guilherme Degraf é Mestrando em Ciência Jurídica no Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Pós-Graduado lato sensu em Modernas Tendências da Criminologia, do Direito Penal e do Direito Processual Penal pelo Instituto Busato de Ensino (IBE) e Faculdades Santa Amélia (SECAL). Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro dos Grupos de Pesquisa: Políticas Públicas e Direitos Sociais (UENP); e Intervenção do Estado na vida das pessoas (UENP). Professor da Graduação em Direito no Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal). Policial Rodoviário Federal.