- 12 de novembro de 2020
- Postado por: Priscila Lopes
- Categoria: Direito, Iniciação Científica, UniSecal
Reprodução: professor João Maria de Goes Junior.
Pesquisa apresentada pelo professor teve como tema ‘A monitoração eletrônica de pessoas envolvidas em processos criminais’
O corpo docente da UniSecal é composto por professores com experiência acadêmica e profissional, sendo a maioria doutores e mestres. E elevando ainda mais a sua qualidade, o docente do curso de Direito da UniSecal, João Maria de Goes Junior, concluiu com sucesso o mestrado em Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A pós-graduação stricto sensu foi realizada na linha de pesquisa ‘História, Cultura e Cidadania’.
Com o tema ‘A monitoração eletrônica de pessoas envolvidas em processos criminais: a tornozeleira eletrônica, o estigma social do usuário e o crescimento de sua aplicabilidade no estado do Paraná e no município de Ponta Grossa’, a defesa da dissertação do professor aconteceu de maneira totalmente on-line por conta da pandemia da covid-19.
Segundo João Maria, a pesquisa teve como objetivo falar de um tema recente, porém, importante e com um número crescente de pessoas nessa situação. “As implicações sociais disso vão surgindo cada vez mais. O Brasil já conta com mais de 50 mil pessoas monitoradas e na região de Ponta Grossa já temos um número próximo a mil pessoas”, explica o professor da UniSecal.
Conquista
Após a conclusão do mestrado – realizado entre os anos de 2019 e 2020 -, o docente espera continuar as pesquisas no campo da ciência.
“O sentimento é o de vencer uma etapa na carreira acadêmica. Os estudos na vida do professor e do advogado são uma constante, logo, isso não é o fim. A comemoração e a divulgação são necessárias até mesmo para incentivar outras pessoas a trilharem o caminho da ciência”, conclui Junior.
Além de mestre em Ciências Sociais Aplicadas, João Maria é especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Candido Mendes (UCAM) e graduado em Direito pela UEPG. É advogado e já exerceu cargo na Defensoria Pública do Estado do Paraná (2011/2013) e atuou no Setor Jurídico da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (2006/2009).
Conteúdos relacionados:
Construir o futuro é o objetivo de evento científico da UniSecal.
Professora de Direito finaliza mestrado em Ciências Sociais Aplicadas.
Professora da UniSecal conclui doutorado em Educação com sucesso.