Grupo de Estudos e Pesquisa ‘Direito e humanidade’ encerra Ciclo de Seminários

Foto: Na esquerda, Pablo Ornelas. Na direita, Pedro Bodê.

Por: Dani Ribeiro
Supervisão: Rodolpho Bowens

Evento desta sexta, do curso de Direito, contará com a participação dos pesquisadores Pablo Ornelas Rosa e Pedro Rodolfo Bodê de Moraes

O curso de Direito da UniSecal está promovendo, desde 2 de outubro, o ‘Ciclo de seminários e palestras do Grupo de Estudos e Pesquisa (GEP): Direito e humanidade’ com a linha de pesquisa em ‘Sociologia do Direito nas interfaces: Violência, Segregação e Direitos Humanos’. Ao todo, já foram 15 atividades com pesquisadores de diversas regiões do Brasil, inclusive convidados internacionais. O encerramento do ‘Ciclo’ acontecerá nesta sexta-feira, 4 de dezembro, a partir das 17h, com a presença dos doutores Pablo Ornelas Rosa e Pedro Rodolfo Bodê de Moraes. As inscrições podem ser efetuadas clicando aqui.

Os dois convidados são orientadores do professor e coordenador do curso de Direito da UniSecal, Dr. Aknaton Toczek Souza. O pesquisador Pedro Bodê o acompanhou no mestrado, doutorado e, agora, em um novo doutorado que Aknaton está cursando na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Já Pablo supervisiona o professor em um pós-doutorado na Universidade Vila Velha (UVV).

Dessa relação, surgiu a ideia do seminário intitulado ‘Os orientadores do orientador – dilemas e dificuldades da orientação: Dr. Pablo Ornelas Rosa/Dr. Pedro R. Bodê Moraes’. Segundo Aknaton, será uma oportunidade para mostrar para seus alunos de Direito que, enquanto pesquisadores, todos passam por dificuldades semelhantes.

“Como orientador deles, também sou orientado por outros professores. Ou seja, estamos todos muito semelhantes. Passamos pelo mesmo processo de dúvida, de erros, de falhas e, às vezes, meu orientador também dá uma bronca em mim, cobra prazos, estimula, etc.”, comenta Aknaton. Ele completa. “Fazer pesquisa, escrever livros, artigos, não é uma coisa de inspiração suprema ou de algo que caia no teu colo. É um trabalho constante, permanente de diálogo, de reflexão, sobretudo com os orientadores e geralmente com os colegas também”, explica Toczek.

Os orientadores

Pablo é doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), mestre em Sociologia Política e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, ele atua como professor nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política (Mestrado Acadêmico) e em Segurança Pública (Mestrado Profissional) da UVV. Ele também participa como comentarista no Programa Visão Política da Jovem Pan News Vitória/ES.

Pedro é doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais da UFPR, Professor do Programa de Pós Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Direito, ambos da UFPR. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle social, violência, sistema penitenciário, juventude e criminalização.

Participação

Além de ouvir os convidados, os participantes poderão aproveitar o seminário para interagir.

É uma troca de experiência onde os alunos podem colocar seus objetos, se alimentar de criatividades metodológicas e analíticas. É um espaço de orientação para pesquisa”, destaca Toczek.

O seminário iniciará às 17h, com transmissão pelo Google Meet – os inscritos receberão o link de acesso via e-mail. O evento é aberto para a comunidade em geral, mas as vagas são limitadas. Mais informações e inscrições no site da UniSecal.

Serviço

Seminário: Os orientadores do orientador – dilemas e dificuldades da orientação: Dr. Pablo Ornelas Rosa/Dr. Pedro R. Bodê Moraes;

Dia: 4 de dezembro de 2020;

Horário: 17h às 18h30;

Local: Google Meet (link será enviado via e-mail);

Público: Acadêmicos, egressos da UniSecal e comunidade em geral;

Inscrições: gratuitas em https://institucional.unisecal.edu.br/de-extensao/.

Conteúdos relacionados:

Referência em processo penal no Brasil encerra Ciclo de Palestras de Direito.

Professor finaliza mestrado em Ciências Sociais Aplicadas.

Professor de Direito apresenta pesquisa em evento da Universidade Loyola de Chicago.