Ex-aluna de Direito publica artigo em revista jurídica

Reprodução: Internet.

A Revista Fórum Trabalhista visa contribuir com o conhecimento científico dos ramos do Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho

A egressa do curso de Direito da UniSecal, Ana Paula Andrade publicou um artigo na Revista Fórum Trabalhista (RFT) – Edição 35. A publicação surgiu por conta de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que teve como tema ‘A reforma trabalhista e os impactos nas funções sociais sindicais’. O objetivo da ex-aluna foi demonstrar as principais modificações da Reforma Trabalhista Lei nº 13.467/2017 e seus efeitos jurídicos, sociais e econômicos no âmbito dos sindicatos.

Formada no fim de 2018, Ana Paula contou, no final da graduação, com a orientação da Profa. Patrícia Machado Giardini. A ideia do artigo surgiu devido a egressa, à época, estagiar no Sindicato Rural de Carambeí. “Tive um contato constante com sindicatos, logo passei a entender a função social a que se destinam e como funciona o sindicato nas relações entre empregado e empregador”, explica a ex-aluna sobre o desejo em pesquisar o assunto.

Alterações para publicação

Segundo Ana Paula, em meados de agosto de 2019 ela começou a aprimorar seu artigo, visto que o mesmo precisou de algumas alterações. Em comparação a seu TCC, Ana comenta que acrescentou observações sobre as consequências que a Reforma Trabalhista trouxe para o âmbito sindical, nos direitos essenciais dos trabalhadores e de alguns subtópicos que não puderam estar no TCC.

“Procurei traçar um paralelo de como a antiga Lei era e como ela ficou, apontando os pontos positivos e negativos e analisando as consequências que ela trouxe”, relata a egressa do curso de Direito da UniSecal.

Após toda a pesquisa, Ana procurou a Editora Fórum, responsável pela publicação da RFT, e submeteu seu artigo para avaliação. Depois de analisado, o trabalho da ex-aluna foi selecionado pelos Diretores e Conselho Editorial da Revista. “Ver que todo o estudo, tempo, dedicação e empenho para a publicação valeu a pena, torna impossível colocar em palavras tudo o que sinto, ao pegar o livro e ver ali meu nome escrito. É sem dúvidas muito gratificante. Um sonho realizado meu e dos meus pais”, salienta Ana, ao relatar sobre a sensação de ter o primeiro artigo publicado.

Importância da UniSecal

No decorrer da graduação de Direito, os alunos contam com um corpo docente de mais de 70% dos professores doutores e mestres, o que contribui para a formação acadêmica e profissional dos alunos. De acordo com Ana, estudar na UniSecal foi um grande diferencial para sua publicação.

“Durante todo o curso tive docentes qualificados, capacitados e extremamente dedicados em passar seus conhecimentos, os quais, sem eles, eu não teria. Devo a UniSecal, essa instituição íntegra e de excelente nível, esta conquista”, finaliza Ana Paula Andrade.

Revista Fórum Trabalhista

A Revista Fórum Trabalhista (RFT) é uma publicação trimestral voltada para o Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Seu Conselho Editorial é composto por ministros do Tribunal Superior do Trabalho e professores de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e internacionais. O periódico veicula artigos com temas atuais e relevantes, contribuindo para o desenvolvimento científico da área.