Direito UniSecal: Eletiva Interseccionalidade de Gênero, Raça e Classe e o Reflexo no Direito está disponível para alunos do curso.

A disciplina será ministrada do dia 23 de abril até dia 14 de maio pela Ma. Brenda Debona Soldatelli.

A disciplina eletiva, lecionada pela professora Brenda Debona Soldatelli, Interseccionalidade de Gênero, Raça e Classe e o Reflexo no Direito, está aberta para inscrições dos alunos de Direito Noturno.

Durante as aulas serão abordados os seguintes temas: Eurocentrismo, colonialidade do poder, do saber e do ser; compreensões sobre interseccionalidade, gênero, raça e classe; produtos interseccionais – encarceramento, violência e punições; interseccionalidade de gênero, raça e classe no Direito e seus efeitos práticos.

De acordo Soldatelli “A Disciplina Interseccionalidade de Gênero, Raça e Classe e o Reflexo no Direito busca proporcionar aos alunos a compreensão e análise crítica sobre a teoria eurocêntrica colonial, a teoria interseccional, o gênero, a raça e a classe, bem como esses fatores interagem na sociedade, na produção de leis, na aplicação do direito brasileiro e na pesquisa científica.”

Segundo a professora, o que motiva a matéria é o fato de ser  atual e relevante, ocupando diversos cenários de debate jurídico, seja ele judicial ou acadêmico.

“A proposta da disciplina é feita com o intuito de proporcionar ao aluno embasamento teórico para análise de lacunas jurídicas e produção da discussão e defesa de futuros clientes, de uma forma crítica, coerente e igualitária. A disciplina trará a análise de casos práticos para elucidar ao aluno a manifestação da teoria estudada na prática, permitindo, assim, a aplicação cotidiana de um debate profundo e fundamentado”, explica.

Sobre a professora

Brenda Debona Soldatelli é Mestre através do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – PPGDR – UTFPR. Bolsista de pesquisa da CAPES em 2019. Pós-graduada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR em Direito Civil e Empresarial. Bacharel em Direito pela Faculdade Mater Dei. Advogada, com nota 9,9 no Exame de Ordem – OAB. Atuante nas áreas: Cível, Empresarial, Criminal, Trabalhista, Sociologia e Gêneros das quais, também atua como pesquisadora.