Direito UniSecal: disciplina sobre ‘Polícia, Direito e Sociedade’ é ofertada para os acadêmicos

Por: Lorraine Almeida
Supervisão: Pri Lopes

 

Ministrada pelo Delegado Vyctor Grotti, a disciplina é uma das eletivas do curso de Direito UniSecal

Uma das cinco disciplinas eletivas, exclusivas do curso de Direito, que estão à disposição para serem cursadas de 23 de abril até 14 de maio deste ano – Polícia, Direito e Sociedade – será ministrada pelo Delegado Vyctor Grotti.

A disciplina deve abordar temas como: relações sociais em que a polícia se encontra como produto e produtora; analise Estado e Burocracia, através de Weber e Marx; construção social acerca do bandido através do pensamento criminológico; aspectos institucionais, organizacionais e profissionais na polícia; militarização da segurança pública no contexto do neoliberalismo em países de capitalismo subordinado; entre outros.

“A importância de fazer uma relação entre os sistemas Polícia, Direito e Sociedade se dá justamente porque não dá para compreender a Polícia sem inter-relacionar esses assuntos“, afirma professor Grotti. E complementa: “uma abordagem sociológica é necessária para que a gente compreenda o fenômeno como algo que está sendo estudado na sua totalidade porque somente pela análise das leis é insuficiente. É necessário que tenhamos uma perspectiva muito maior e uma análise muito maior para compreender as relações que envolvem a Polícia, Direito e a própria sociedade em si“.

Sobre o professor:

Vyctor Grotti é Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC). Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Pesquisador do Centro de Estudos de Segurança Pública e Direitos Humanos (CESPDH) e do Núcleo de Criminologia e Política Criminal (NCPC), ambos da UFPR. Atualmente é Delegado de Polícia do Estado do Paraná.