Você sabe a importância do Marketing para a gestão de empresas?

Disciplina do curso de Administração da UniSecal introduz futuros gestores no que há de mais importante no campo do Marketing.

 

Segundo Philip Kotler, “Marketing não é mais responsabilidade de um único departamento, é o compromisso assumido por toda a empresa que impulsiona sua visão, sua missão e seu planejamento estratégico. Seu sucesso ocorre somente quando todos os departamentos trabalham em conjunto para atingir seus objetivos, as metas voltadas ao cliente”.

Reforçando este posicionamento temos Jack Welch pontuando: “As empresas não podem garantir estabilidade no trabalho. Isso é algo que só os clientes podem fazer!”. 

Diante deste novo cenário e com base em grandes líderes e especialistas de mercado, construir uma organização exponencial para trazer com êxito inovações estratégicas para o mercado é um dos maiores desafios da atualidade, assim como compreender o impacto destas mudanças nos processos de inovação dos ambientes de negócios é hoje um imperativo nas empresas.

Dentro deste contexto, Marketing e Inovação passam a ter um papel fundamental e crítico no desempenho organizacional, na administração de empresas. Assim, a integração entre estes processos torna-se essencial e obrigatória nas estratégias de condução de negócios. Conferindo a relevância da sinergia destas ciências, integrando negócios, inovação e marketing sempre com foco no cliente.

A disciplina Marketing, do curso de Administração da UniSecal, apresenta, a partir de uma perspectiva estratégica, os principais e mais recentes conceitos, modelos e técnicas da gestão do marketing e inovação utilizados pela moderna gestão empresarial.

Além de propiciar um nível adequado de entendimento do papel que o marketing e a inovação integrados devem desempenhar na administração das empresas, com relação à aquisição de vantagens competitivas sustentáveis, por meio da criação de produtos e serviços e do aperfeiçoamento de produtos e serviços existentes, centrados no consumidor.

A disciplina tem como objetivo apresentar e aprofundar os principais conceitos de Marketing Estratégico, dentro de uma visão contemporânea e adequada ao mundo de negócios, que envolve a compreensão do ambiente de marketing (análise de tendências, consumidor/comprador e concorrência).

E posteriormente, a partir dessas análises, desenvolver estratégias de marketing relevantes  – segmentação, posicionamento e marketing mix – além de capacitar o aluno no desenvolvimento de programas de comunicação através de narrativas estratégicas (Strategic Storytelling) para construção e manutenção do significado e valor da marca, transformando-a em vantagem competitiva à organização. 

Ao mesmo tempo, é possível a compreensão e vivência através do uso eficaz de metodologias que facilitam a adaptação às adversidades, desenvolvendo conceitos de liderança e organização voltados à criação de produtos, serviços e novos modelos de negócios.

Com isso, o aluno torna-se capaz de criar e desenvolver estratégias colaborativas utilizando metodologias ágeis e inovadoras. 

 

Objetivo da Disciplina

O objetivo da disciplina de Marketing no curso de Administração de Empresas é incentivar os estudantes a desenvolverem mindset exponencial, atitudes e habilidades empreendedoras, considerando a criação de conceitos e negócios que atendam às necessidades de pessoas ou empresas em qualquer lugar do mundo.

Entre essas habilidades empreendedoras estão: organização, liderança, visão crítica, busca de conhecimento, propensão ao risco, foco e determinação, além de desenvolver gestores e líderes para atuar na era da inovação com visão estratégica e conhecimento técnico ao planejar ações criativas e inovadoras, marketing e comunicação.

Celina Junqueira Issa

Saiba mais sobre nosso curso de Administração presencial e EAD, clicando aqui!