Professora da UniSecal promove curso para ajudar alunos a publicarem artigos científicos

De extrema importância no panorama acadêmico e profissional da atualidade, a publicação de artigos científicos pode ser um processo complicado e penoso para muitos alunos de graduação. Visando auxiliar estes estudantes, a professora Dra Rubia Carla Santi, coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, desenvolveu um curso que pretende auxiliá-los a desenvolver a prática de escrever artigos científicos.

Segundo a professora, que possui mestrado e doutorado na área de educação, mesmo os alunos tendo a matéria de metodologia científica durante a formação acadêmica, muitas vezes eles sentem dificuldade em transpor os conhecimentos teóricos para a prática, ficando impedidos de publicar os próprios artigos. Desta maneira, o objetivo principal deste é curso repassar as competências práticas necessárias para que os estudantes submetam artigos para revistas científicas e garantam a publicação.

“Como possuo doutorado na área, acredito que eu possa ajudar de alguma maneira estes alunos a porem em prática os conhecimentos escrevendo os próprios artigos para publicação” diz a coordenadora e professora. Segundo ela, atualmente o curso prevê dois encontros presenciais, um deles com uma carga teórica de base, que irá estruturar os conhecimentos de metodologia dos participantes. O segundo encontro será prático, fazendo com que o aluno já saia com uma parte do artigo escrito.

Rubia comenta que a publicação de artigos científicos é de extrema importância para alunos de graduação. Isso estimula a escrita, oratória e a pesquisa, bem como um envolvimento e aprofundamento maior na comunidade científica de uma maneira geral.

Este projeto é voltado para os cursos de ciências contábeis e administração, tanto presenciais quanto para as versões destas graduações em EaD, possuindo inicialmente 12 vagas. Caso haja a procura de um público maior, mais edições podem ser programadas, inclusive visando a participação de estudantes e pessoas da comunidade em geral.

As datas dos encontros estão previstas para os dias 02 e 09 de setembro, às 19 horas. Para realizar as inscrições basta acessar o site da UniSecal no link https://institucional.unisecal.edu.br/.