Direito Penal e Criminologia

SOBRE O CURSO

Curso de Especialização ao nível de pós-graduação lato-sensu.

Autorização do Curso

Autorizado pela Portaria do MEC 595/2007.

Público Alvo

Bacharéis em Direito, jornalistas, historiadores, psicólogos, sociólogos, cientistas políticos, antropólogos e outros profissionais das ciências sociais aplicadas.

Concepção do Curso

A Especialização em Direito Penal e Criminologia da UniSecal tem por objetivo a extensão profissional voltada para o desenvolvimento e melhoria das capacidades profissionais, articulando as realidades empíricas da prática e as teorias científicas da criminologia para compreensão das práticas, instituições e teorias do direito penal, além da melhor compreensão dos fenômenos ligados a criminalidade.

Por que fazer na UniSecal?

Na hora de fazer pós-graduação, é fundamental escolher a instituição certa. A UniSecal tem mais de 20 anos de tradição em Ponta Grossa, formando ao longo desses anos milhares de alunos, transformando vidas e formando grandes profissionais do mercado. Nossa estrutura está localizada no Centro de Ponta Grossa, com professores mestres e doutores com vasta experiência de mercado. Nossas grades curriculares trazem conteúdos modernos e relevantes, com foco na prática profissional, contando ainda com metodologias ativas em sala de aula e promoção de networking.

HORÁRIOS E LOCAL DE FUNCIONAMENTO

LOCAL DE FUNCIONAMENTO
Campus Ernesto Vilela (Rua Ernesto Vilela, 61, Centro, Ponta Grossa/PR).
Telefone: (42) 3220-6700 ou (42) 3220-6728.

PERÍODO
Início da próxima turma: 29/02/2020*.
O curso terá duração de 18 meses, com aulas quinzenais, aos sábados, das 9h às 12h e 13h às 18h, conforme calendário a ser divulgado**.

* A Instituição se reserva o direito de não ofertar o curso caso não haja um número mínimo de inscritos que viabilize a formação da turma;

** A UniSecal reserva-se o direito de alterar a organização quinzenal em casos de excepcionalidade.

CARGA HORÁRIA TOTAL
O curso terá uma carga horária de 360 (trezentos e sessenta) horas.

R$ 297,00 18 x
(egresso UniSecal)
R$ 330,00 18 x
(para público externo)

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO

COMO SE INSCREVER*
A inscrição poderá ser feita através do site ou pessoalmente na Central de Atendimento do Campus Barão do Cerro Azul (Barão do Cerro Azul, 827). Serão aceitas inscrições por Procuração, que deverá ter firma reconhecida. O procurador deverá estar habilitado e portar sua carteira de identidade, bem como a documentação do candidato.

CRITÉRIO DE SELEÇÃO
A seleção será realizada via análise documental (diploma, histórico da graduação e currículo), que devem ser anexados no formulário do site no momento da inscrição. Os candidatos aprovados serão convocados por e-mail e/ou telefone para realizar a matrícula.

MATRÍCULA
Os alunos que forem selecionados deverão comparecer até a Central de Atendimento para efetivação da matrícula e assinatura do contrato.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA**
– Comprovante de pagamento do boleto;
– 1 cópia legível + original da Certidão de Nascimento ou Casamento;
– 1 cópia legível + original da Carteira de Identidade;
– 1 cópia simples do CPF;
– 1 cópia simples do comprovante de residência atual;
– 1 cópia legível + original do Histórico Escolar da Graduação;
– 1 cópia legível + original do Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão onde conste que o diploma encontra-se em trâmite;

* A Instituição se reserva o direito de não ofertar o curso caso não haja um número mínimo de inscritos que viabilize a formação da turma.
** Estes documentos deverão ser entregues na efetivação da matrícula (assinatura do contrato), impreterivelmente antes do início das aulas.

DISCIPLINAS

• Teoria do Estado (20 horas);
  • Antropologia Jurídica (20 horas);
  • Sociologia Jurídica e Controle Social (20 horas);
  • História do Pensamento Criminológico (20 horas);
  • Vitimologia e Direitos Humanos (20 horas);
  • Novas epistemologias, pós-estruturalismo e epistemologia do Sul (20 horas);
  • Rituais jurídicos e rituais de interação jurídica (20 horas);
  • Análise criminológica da Teoria do Crime (40 horas);
  • Análise criminológica da Teoria da Pena (40 horas);
  • Análise criminológica das Sentenças, Recursos e Tribunais Superiores (20 horas);
  • Sociologia do Direito Penal (10 horas);
  • Instituições do Sistema de Justiça Criminal (10 horas);
  • Escolas Criminológicas (20 horas);
  • Segurança Pública e Políticas públicas (20 horas);
  • Tópicos especiais – Lei e política de Drogas (10 horas);
  • Tópicos especiais – Racismo e conflitos étnicos raciais (10 horas);
  • Tópicos especiais – Violência de Gênero (10 horas);
  • Tópicos especiais – Corrupção, Lavagem de Dinheiro, Delação Premiada e Confisco de Bens (20 horas);
  • Tópicos especiais: criminologia e pós-modernidade (10 horas).