- 24 de julho de 2019
- Postado por: Priscila Lopes
- Categoria: Blog
Você sabia que o que você posta, comenta ou curte nas redes sociais pode afetar sua carreira profissional? As redes sociais deixaram de ser um local somente para interagir com amigos e familiares e, atualmente, são também uma “vitrine”, mostrando sua personalidade, suas crenças e sua postura diante de diversos assuntos.
Muitas empresas já utilizam a análise dos perfis dos candidatos nas redes sociais em um processo seletivo. Por isso é importante tomar cuidado com suas ações nesse espaço, pois um comportamento errado no mundo virtual pode acabar prejudicando seu futuro profissional.
As redes sociais também influenciam na vida de quem já está trabalhando?
Mas não só nos processos seletivos um deslize nas redes sociais pode ser prejudicial. Quem já está empregado também precisa tomar cuidado com o que posta ou compartilha. Lembra-se do caso do estagiário que foi demitido de uma construtora após fazer posts machistas em suas redes sociais em 2017?
Ao visitar uma obra, o então estagiário tirou fotos e escreveu na legenda “procurando alguma feminista para ajudar a descarregar…direitos iguais até chegar a carga de cimento”. Após o ocorrido, a empresa se manifestou em sua página do Facebook afirmando que as opiniões do garoto não refletiam a visão da construtora. Após o episódio, o estagiário foi demitido por disseminar opiniões sexistas, o que vai contra aos princípios da empresa.
Este é apenas um exemplo de como um post pode prejudicar sua imagem pessoal e profissional. Mas existem outros comportamentos que podem ser evitados para não lhe afetar negativamente. Afinal, o que foi postado uma vez, fica para sempre. Por mais que você delete o post ou comentário, alguém já fez um print e registrou o deslize.
Redes sociais e carreira profissional: dicas para não errar
Pensando nisso, separamos algumas dicas para não errar nas redes sociais:
- Cuidado com as fotos: Evite muitas fotos com pouca roupa ou consumindo bebida alcoólica. Não é proibido postar imagens em momentos de descontração, como uma praia ou uma festa, mas se você só publica fotos nesse estilo, isso pode afetar sua imagem profissional.
- Atenção para a linguagem: Evite palavrões, pois dependendo da empresa ou área que deseja atuar isso pode lhe prejudicar.
- Evite críticas e reclamações do trabalho: Não exponha suas opiniões sobre colegas de trabalho ou sobre a empresa nas redes sociais. Se você está insatisfeito com seu emprego ou teve algum problema com um colega de trabalho, a internet não é o melhor lugar para expor isso.
- Cuidado com os erros de português: Lembre-se que a sua escrita e o domínio da língua portuguesa podem avaliados por um futuro empregador.
- Selecione bem os conteúdos: Selecione com cuidado os conteúdos postados ou compartilhados, afinal eles podem dar uma ideia errada de você e dos seus gostos.
- Fuja de discussões polêmicas: Evite se envolver em polêmicas e situações de conflito. Entrar em discussões sem motivo algum, ou da maneira errada, pode fazê-lo perder oportunidades profissionais incríveis.
- Cuidado com grupos e páginas que você segue: Selecione com cuidado os grupos e páginas que você irá seguir, para que não tenham ligação com temas que possam afetar negativamente a sua imagem.
E as boas práticas?
Enfim, para não errar nas redes sociais vale seguir a seguinte premissa: não publique nada que você não falaria ou faria pessoalmente. Se você pensar nisso antes de postar, compartilhar ou comentar qualquer coisa, com certeza não cometerá deslizes na internet.
Falamos aqui bastante sobre o que não fazer nas redes sociais. E agora que você já sabe que as redes sociais e a carreira profissional andam lado a lado, sabia que você pode usá-las para gerar impacto positivo também?
E quando o assunto é carreira profissional, a rede social mais indicada é o LinkedIn. Já escrevemos sobre isso no blog, tanto dicas para criar um bom perfil, quanto dicas de como aproveitar da melhor forma o LinkedIn.