Quais as possibilidades de atuação do profissional de Letras?

Quando você pensa em um profissional de Letras, provavelmente a primeira imagem que vem à cabeça é de um professor de Português, Língua Estrangeira ou Literatura. Porém as possibilidades de atuação são amplas e vão além da sala de aula.

Para você que pensa em cursar Letras, listamos a seguir as opções que essa profissão oferece.

1. Mercado Empresarial

O profissional de Letras pode atuar em empresas voltadas para a área de comunicação, considerando que possui vasto conhecimento linguístico. Podendo, ainda, trabalhar como revisor de documentos, tais como ofícios, circulares, cartas comerciais, pautas de reunião, e-mails, entre outros, com vista à manutenção da imagem da empresa.

O domínio de outra língua estrangeira é um diferencial que atrai empresas, pois o profissional de Letras pode atuar como secretário bilíngue ou como intérprete em negócios internacionais.

2. Mercado Editorial

As etapas do processo editorial requerem a atuação do profissional de Letras, pois o mercado editorial exige excelência e grande responsabilidade do profissional responsável pela edição, seleção, redação e preparação de textos, tais como revistas, livros, folders, sites e blogs.

3. Mercado Educacional

O campo educacional não se restringe apenas às escolas da rede pública, uma ótima oportunidade é a rede privada de ensino, que normalmente oferece salários mais altos. Na rede privada, o profissional de Letras tem a oportunidade de atuar como professor de redação, gramática, literatura e língua estrangeira. Além de que, na rede privada, os cursinhos preparatórios para vestibular e outros concursos oferecem bons salários.

Outra excelente oportunidade para o profissional de Letras que possui mestrado ou doutorado é o Ensino Superior, pois essas titulações garantem maior e mais atraente salário.

O profissional de Letras pode, ainda, atuar em escolas bilíngues e de idiomas.

4. Autônomos

Os profissionais de Letras autônomos têm encontrado na internet um crescente e lucrativo mercado, podendo atuar na tradução, revisão de textos, redação de artigos para blogs e sites, correção de redações de plataformas on-line, correção e revisão de monografias, dissertações e teses acadêmicas, entre outros. Inclusive, a internet tem apresentado sites que buscam o profissional freelancer para atuar no vasto mercado digital.

Dessa forma, percebe-se que o mercado de trabalho para o profissional de Letras vem se expandindo, mostrando outras áreas que os absorvem, tais como a tradução de obras técnicas e literárias, elaboração de audiovisuais com legendagem e redações de textos para dublagem. O profissional de Letras pode também atuar como intérprete em eventos internacionais e com legendas e tradução de softwares.

Há ainda que se considerar que o profissional de Letras possui o conjunto de conhecimentos práticos para atuar como intérprete de LIBRAS, crítico de obras literárias, agente literário, roteirista, resenhista, ensaísta, entre tantas outras possíveis atividades.

Se essa é a carreira que deseja atuar, você pode saber mais sobre os cursos de Letras em nosso site. Temos três habilitações disponíveis: Letras – Português/Inglês (EAD), Letras – Português/Espanhol (EAD) e Letras – Língua Portuguesa e Libras (presencial). Lá você vai ver quais disciplinas irá cursar e mais informações sobre o curso, que tem nota 4 no Conceito de Curso do MEC (CC).