Quais as possibilidades de atuação do licenciado em Pedagogia?

Reprodução: Internet.

Você sabia que o pedagogo tem outras opções de atuação além da sala de aula? O curso de Pedagogia forma profissionais tanto para atuar como professores quanto como gestores.

E para você conhecer um pouco mais sobre essa profissão, preparamos uma lista com as possibilidades de atuação nessa área.

1 – Educação Infantil

Você poderá atuar como docente, coordenador pedagógico ou gestor nas escolas de Educação Infantil, trabalhando com bebês e crianças pequenas. Além de contribuir com a organização de espaços e atividades lúdicas no desenvolvimento dos alunos.

2 – Ensino Fundamental

Atuar como professor alfabetizador, auxiliando os alunos na aquisição da leitura e da escrita, no desenvolvimento do raciocínio lógico. Como pedagogo pode realizar formação continuada para os professores e também pode ser gestor escolar.

3 – Ensino Médio

Nesta etapa de educação, o pedagogo pode estar à frente da organização do trabalho pedagógico e como gestor escolar. Pode, ainda, atuar no curso técnico de Formação de Docentes, nas áreas específicas de atuação do professor.

4 – Educação de Jovens e Adultos

Nesta modalidade, a atuação, além de estar direcionada à docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o profissional pode participar de projetos e programas que contribuam para que os alunos jovens e adultos concluam seu processo de escolarização.

5 – Ensino Superior

Os pedagogos podem atuar nas áreas da docência e da organização do trabalho pedagógico, o que abrange processos de avaliação institucional, atendimento aos acadêmicos, formação continuada e projetos de extensão e de iniciação cientifica.

6 – Educação não formal

Além dos espaços formais de educação, hoje, o Pedagogo pode atuar em ONGs, em Programas Culturais e Sociais de Instituições Públicas e/ou Privadas, com assessorias, docências e organização de tempos e espaços educacionais.

Se essa é a carreira que deseja atuar, você pode saber mais sobre o curso de Pedagogia da UniSecal em nosso site. Lá você vai ver quais disciplinas irá cursar e mais informações sobre o curso, que tem uma grade curricular focada na formação de profissionais autônomos capazes de demonstrar sólida formação teórica, competência técnica, política e social, através de atividades de ensino, iniciação científica e extensão.

Conteúdo relacionado:

Quais as possibilidades de atuação em Direito?

Quais as possibilidades de atuação do assistente social?