Quais as possibilidades de atuação do jornalista?

Quando alguém fala que vai fazer jornalismo, logo as pessoas associam a profissão a um repórter de TV ou então a um âncora de telejornal. Essa associação do jornalista com a televisão é comum e é o sonho de muitos que ingressam nesse curso, porém as possibilidades de atuação são diversas e vão além desse veículo.

Para você que pensa em cursar Jornalismo, listamos a seguir as opções que esse mercado de trabalho oferece.

1- REPORTAGEM

O repórter não precisa ser somente o de TV, ele pode atuar nas mídias impressas (revistas e jornais), rádio, internet (portais e sites) ou até na literatura escrevendo livro-reportagem. Essa é a área mais conhecida do Jornalismo e é a essência da profissão. O repórter é aquele que desenvolve as habilidades para investigar e contar histórias reais e fatos do dia a dia. Para isso, o jornalista deve procurar fontes, entrevistar pessoas, apurar a veracidade das informações e ouvir diferentes pontos de vista para reunir os dados necessários para criar as matérias.

2- ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nessa área, o jornalista pode atuar em instituições privadas ou públicas, Organizações Não Governamentais (ONGs), ou assessorar pessoas (artista, atleta ou político). Na prática, o assessor de imprensa deve elaborar estratégias para cuidar da imagem do cliente, produzindo conteúdos jornalísticos (releases), acompanhando tudo que é publicado sobre ele (clippings) e agendando entrevistas. Atualmente, o jornalista que atua na assessoria tem muito espaço nas redes sociais, com a produção de conteúdos e interação com os seguidores.

3- COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

A comunicação institucional ou empresarial é uma área na qual o jornalista irá atuar em parceria com outros profissionais de comunicação (relações públicas e publicitários). O principal objetivo é cuidar da imagem da empresa junto a seus públicos interno e externo. Para isso, o jornalista pode criar boletins e jornais, além de ações para engajamento por meio de conteúdo e informação. Atualmente, a comunicação institucional tem grande espaço nos meios digitais também, como os sites e redes sociais.

4- FOTOJORNALISMO

Essa é outra possibilidade de atuação do jornalista, que pode se especializar na captação de imagens para ilustrar reportagens, livros, documentários e outros materiais jornalísticos. O fotojornalista é responsável por fazer os registros de fatos cotidianos, eventos, locais e personalidades. Pode atuar para veículos impressos e digitais, agências de publicidade ou como freelancer.

5- JORNALISMO ESPORTIVO

Se você gosta de esportes, umas das áreas de atuação pode ser o jornalismo esportivo. Nessa área você pode trabalhar para veículos de comunicação ou fazer assessoria para clubes, atletas ou equipes. Para atuar no meio esportivo, é preciso ter bastante conhecimento desse segmento, ter um bom relacionamento com equipes, técnicos e outros colegas da área.

6- PRODUÇÃO

O produtor é o profissional que atua na televisão ou no rádio, com a sugestão de pautas, busca de fontes, personagens e informações e agendamento de entrevistas. Nessa área, é preciso estar por dentro dos principais acontecimentos, conhecer bem o público-alvo e saber identificar informações ou fatos que podem se tornar notícia.

7- EDIÇÃO

O editor é responsável por revisar alguns pontos na matéria elaborada pelo repórter antes de liberar para veiculação no jornal, revista ou programa de rádio ou TV. É ele, também, quem seleciona e edita as melhores gravações, fotos e áudios que serão utilizadas na matéria final.

8- FREELANCER

Esta é uma maneira de trabalhar de forma autônoma e se dedicar a um segmento específico, seja como repórter, produtor de documentário, fotojornalista ou produtor de conteúdo para as mídias digitais. Para começar como freelancer é importante ter um portfólio para mostrar seus trabalhos para agências e clientes.

9- EMPREENDEDOR

Dentro do Jornalismo você também pode ser dono do seu próprio negócio, seja um veículo de comunicação, um portal de notícias ou até uma empresa de assessoria ou consultoria. E com a internet as possibilidades de se empreender são grandes, é só usar a criatividade e saber identificar as oportunidades.

As áreas de atuação do Jornalismo são bastante dinâmicas e as possibilidades são diversas, atendendo todos os tipos de perfis de jornalistas. Mas independentemente da área escolhida, a carreira é marcada por rotina de trabalho intensa e horários poucos convencionais. Porém possibilita novos aprendizados a cada dia e ótimas oportunidades de crescimento profissional e pessoal.

Se essa é a carreira que deseja atuar, você pode saber mais sobre o curso de Jornalismo da UniSecal em nosso site. Lá você vai ver quais disciplinas irá cursar e mais informações sobre o curso, que tem nota 4 no Conceito de Curso do MEC (CC).