Jornalismo Unisecal: esporte, cultura e turismo terão práticas ampliadas

O Colegiado do curso de Jornalismo da Unisecal anunciou que ofertará gratuitamente para seus alunos e alunas, oficinas e treinamentos sobre coberturas em jornalismo esportivo, em eventos culturais e de turismo, já nos primeiros meses de retomada das aulas presenciais, previstas para o primeiro trimestre de 2022.

Para jornalismo esportivo, estão previstos aperfeiçoamentos nas áreas de locução e E-games (jogos virtuais em diversas plataformas), além de aulas práticas em competições de futebol, vôlei, atletismo e basquete.

Na área cultural, a coordenação do curso buscará a aproximação com os setores locais e regionais, para que também sejam feitas aulas práticas com jornalistas especializados e organizadores de eventos culturais.

No jornalismo que trata do turismo, os alunos e alunas terão a oportunidade de conhecer atrativos locais e regionais, além de receberem capacitação com entidades que trabalham diretamente com o setor.

“Já vínhamos trabalhando nesse sentido, de termos aulas descentralizadas das salas convencionais no nosso prédio. Com a retomada das atividades presenciais e como forma de atualizarmos nossas metodologias, seguindo proposta dos nossos próprios alunos e alunas, reunimos o corpo docente e tomamos essa decisão de celebrar parcerias que serão benéficas para o aprendizado dos nossos discentes”, afirma coordenador do curso, Helton Costa.

Sindicato, presente!

Além das práticas pedagógicas, os alunos também serão incentivados a aproximar-se da entidade representativa da categoria, que é o sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná – Sindjor PR, como forma de formação política e de classe. Essa aproximação se dará por meio de eventos e atividades conjuntas no decorrer do semestre.

Atividades culturais internas

Por conta da pandemia, os alunos não tiveram o tempo de convivência entre eles e pensando nisso, o Colegiado do curso de Jornalismo decidiu oferecer atividades de integração. Estão previstos um campeonato de futsal masculino e um feminino, uma noite de talentos e karaokê, e a realização da 2ª Batalha Interna de Jornalismo, em que os alunos participam de uma disputa de conhecimento teórico sobre temas inerentes à profissão.

A coordenação do curso de jornalismo também anunciou que está buscando parcerias para viabilizar o projeto de apoio psicológico mútuo, como forma de atender alunos e alunas que necessitem de atenção especializada por conta da pandemia ou em decorrência dela. “Começamos a conversar sobre ações nesse sentido, juntamente com outras instituições, para que tenhamos esse projeto pioneiro no nosso curso”, complementa Helton.

Vestibular

O vestibular para o curso de Jornalismo da Unisecal já está aberto e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://unisecal.jacad.com.br/academico/processo-seletivo

No Jornalismo da Unisecal, os alunos e alunas têm aulas práticas desde a primeira semana de aula e como o curso é noturno, é possível aliar trabalho e mesmo o estágio, que é garantido, com os estudos.

O curso funciona no centro da cidade e tem fácil acesso a partir de qualquer ponto de Ponta Grossa e região. Os valores também são acessíveis e cabem no bolso de todas as faixas salariais. O piso de jornalista do Paraná é o maior do Brasil.