Estudante de jornalismo da UniSecal desenvolve projeto que ressalta a importância da tradição das feiras de Ponta Grossa

O estudante de jornalismo da UniSecal, Gabriel Ramos de Lima, desenvolveu um projeto que pretende atrair cada vez mais atenção da população dos Campos Gerais para as feiras da região, ressaltando a importância gastronômica e cultural destes espaços. Contando com a aprovação e incentivo do edital “seleção de projetos culturais para difundir a cultura popular de Ponta Grossa”, realizado pela Fundação Municipal de Cultura e pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, o trabalho irá contar a história de vida e abordar o trabalho de comerciantes da Feira do Produtor de Ponta Grossa. O projeto se chama “É Dia de Feira!”.

“É um prazer imenso poder colocar em prática tudo que aprendo em sala de aula em um projeto como este, que pode vir a aumentar não apenas  as vendas dos feirantes e comerciantes da feira, mas também a importância cultural e gastronômica deste espaço”, comenta o estudante. Atuando a mais de seis anos como fotógrafo, Gabriel irá conciliar as práticas jornalísticas com retratos fotográficos para contar a história de vida dos feirantes, bem como explicitar a importância dos mesmos na atualidade.

Segundo ele, o projeto irá ocorrer em três etapas principais. A primeira, onde foram realizadas fotos e entrevistas de alguns feirantes que toparam participar do projeto. A segunda etapa é o momento de editar fotos e textos e montar um instagram, que leva o nome do projeto, “É Dia de Feira!”. A terceira etapa será a publicação destas histórias e relatos, além de um post específico para contar a história da feira do produtor do município.

“Embora as técnicas de entrevista e escrita sejam extremamente importantes, a ética e maneiras de abordar as fontes são quesitos chaves nesse projeto, e esses são detalhes muito discutidos nas aulas de jornalismo da UniSecal” comenta Gabriel. Ele diz que inicialmente o projeto conta com cinco feirantes, que estão sendo entrevistados, mas que o trabalho deve ser prolongado enquanto houverem comerciantes interessados em contar a própria história.

“Atualmente nós sabemos da importância de deliverys e aplicativos de encomenda de comida, mas não podemos esquecer a importância de locais como feiras e mercados a céu aberto. A interação social, a possibilidade de provar algo que tem raízes muito intrínsecas em nossa cultura, promover o giro da renda ligada a essas questões, tudo isso é muito importante” afirma o fotógrafo.

Gabriel comenta que o projeto foi muito bem recebido pelo Presidente da Associação de Produtores Hortifrutigranjeiros de Ponta Grossa (que coordena a Feira do Produtor juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Jonas Gonçalves Franco. Gabriel Ramos reforça que o projeto não implica nenhum custo para os feirantes e que os mesmos decidem se querem participar ou não.

Serviço:  Horários e locais onde acontece a Feira do Produtor:

– Terça-feira das 9h30 às 18h30 / Jardim Carvalho, Praça da Igreja Santos Antônio.

– Quarta-feira das 13h30 às 19 horas / Rua Benjamin Constant, estacionamento do Restaurante Popular.

– Quinta-feira das 14 às 19 horas / Praça Tancredo Neves – Santa Paula.

– Sábado das 7 às 13 horas / Rua Benjamin Constant, estacionamento do Restaurante Popular.