5 dicas para escolher o tema para o TCC

Um dos maiores desafios para um estudante universitário aparece no final do curso.

A pergunta que tira o sono de muitos é: como escolher o tema para o TCC?

Definir um assunto pode parecer difícil, por isso separamos aqui algumas dicas para lhe ajudar nessa importante tarefa.

1. Escolha assuntos que você tem afinidade

O primeiro passo para escolher o tema para o TCC é identificar quais são os assuntos do curso que mais despertam o seu interesse.

Escolher um tema que você tenha afinidade é importante para motivá-lo ao longo da pesquisa. E também para tornar mais fácil o seu desenvolvimento.

Lembre-se que esse assunto estará presente todos os dias no seu último período ou ano da faculdade. Por isso é preciso que seja algo que você goste e tenha conhecimento sobre.

2. Considere o tempo disponível para a pesquisa

É importante considerar a quantidade de tempo que você terá disponível para realizar o seu TCC. Por exemplo, se você trabalha o dia todo ou se você consegue se dedicar apenas à faculdade nesse momento.

Então analise se o tema escolhido é acessível e quanto tempo por semana ou por dia você precisará se dedicar a ele.

Para avaliar a questão do tempo, leve em conta se será uma pesquisa exclusivamente bibliográfica ou se dependerá de pesquisa de campo.

3. Analise a relevância do tema

O tema escolhido por você deve ter relevância para a sua área de estudos e também para a sociedade. Porém, não precisa, necessariamente, ser um tema inédito.

É possível encontrar um novo ponto de vista para um tema que já foi discutido. Pode ser alguma abordagem inovadora ou novas informações para agregar ao que já existe.

4. Conheça as demandas do mercado antes de escolher o tema

Analise também qual a utilidade da sua pesquisa para o mercado. De que forma você poderá contribuir para que a teoria e a prática profissional se aproximem a partir do seu TCC?

Pensando nisso, escolha um tema que tenha uma aplicação prática na área em que você pretende atuar. Assim, você conseguirá garantir maior relevância para o seu trabalho.

5. Utilize uma boa bibliografia

Para desenvolver um TCC com conteúdo rico, é importante um cuidado especial na hora de selecionar a bibliografia que dará base à sua pesquisa.

Antes de escolher seu tema, faça um levantamento para saber quais materiais de consulta terá disponível sobre o assunto.

Se perceber que tem pouco material disponível, talvez seja melhor repensar a escolha do tema.

Afinal, sem um bom referencial teórico, o resultado da pesquisa pode não ser satisfatório.

Normalmente achamos que fazer o TCC é uma coisa muito difícil, mas com organização e planejamento tudo fica mais fácil.

Esperamos que essas dicas auxiliem nesse início para você escolher o tema para o TCC. E que ajudem também para que você desenvolva um ótimo e relevante trabalho.