UniSecal realiza curso para formação de facilitadores na Justiça Restaurativa

Professores do curso de Direito durante círculo de construção de paz.

Aulas acontecerão em quatro sábados do mês de agosto (10, 17, 24 e 31), das 8h30 às 17h30

O Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) tem se firmado como uma ‘Universidade Restaurativa’. Por meio de vários projetos relacionados à Justiça Restaurativa, acadêmicos, colaboradores e professores aprendem sobre esse processo colaborativo voltado para resolução de conflitos. E agora, por meio do curso de extensão ‘Justiça Restaurativa: Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz’, a comunidade poderá fazer conhecimento dessa metodologia. A atividade extensionista está com as inscrições abertas e acontecerá durante o mês de agosto, no Campus I da UniSecal (Rua Barão do Cerro Azul, 827, Centro, Ponta Grossa/PR). As vagas são limitadas.

Coordenado pelas professoras Ma. Renata Young Blood e Dra. Glaucia Mayara Niedermeyer Orth, o curso de extensão tem como objetivo formar facilitadores de círculos de construção de paz, os quais são utilizados para resolução de conflitos e/ou fortalecimento de vínculos. De acordo com Renata, no decorrer das aulas os participantes aprenderão cinco temas.

“O curso alia teoria e prática de forma vivencial. Portanto, os alunos estudarão introdução às práticas restaurativas, círculo de construção de paz, conceitos, princípios, fundamentos e valores, prática de construção de círculos e, não menos importante, procedimentos circulares”, explica a também coordenadora do curso de Direito da UniSecal.

Além da capacitação, os participantes entenderão a diferença entre justiça restaurativa e justiça retributiva, debaterão pressupostos do círculo de construção de paz e desenvolverão habilidades para a escuta atenta e empática, além de habilidades de construção e organização dos roteiros do círculo.

Inscrições e aulas

Os interessados em participar do curso de extensão têm até o dia 5 de agosto para efetuar a inscrição. Acadêmicos e ex-alunos da UniSecal precisam investir o valor de R$ 250. Já para a comunidade, a atividade extensionista tem o investimento de R$ 400. O pagamento deve ser efetuado via boleto bancário ou em até 2x no cartão.

As aulas acontecerão em quatro sábados (10, 17, 24 e 31 de agosto), das 8h30 às 17h30 (com 1h de intervalo), no Campus I do centro universitário. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de 40h.

Outras informações sobre ‘Justiça Restaurativa: Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz’ no site da UniSecal ou no telefone da Central de Relacionamento da instituição: (42) 3220-6700. O número é o mesmo para ligações ou mensagens via WhatsApp.

Serviço

Curso de extensão: Justiça Restaurativa: Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz;

Dias: 10, 17, 24 e 31 de agosto de 2019;

Horário: 8h30 às 17h30;

Local: Campus I da UniSecal (Rua Barão do Cerro Azul, 827, Centro, Ponta Grossa/PR);

Inscrições: R$ 250 (alunos e egressos UniSecal). R$ 400 (comunidade).

Conteúdo relacionado:

UniSecal realiza ‘II Fórum de Justiça Restaurativa e Direitos Humanos’ em setembro

Alunos de pós-graduação realizam debate sobre sistema de justiça para vítimas de violência

Acadêmicos de Direito realizam projeto de extensão da Justiça Restaurativa