Quais as possibilidades de atuação do Gestor de RH?

O mercado de trabalho de Recursos Humanos cresceu consideravelmente nos últimos anos. E se você costuma acompanhar as divulgações de vagas de emprego, já deve ter notado que essa é uma das áreas com mais oportunidades disponíveis.

Mas você sabe quais são as possibilidades de atuação do Gestor de RH? Listamos a seguir quais são as atividades que podem ser desenvolvidas por esse profissional e as áreas em que pode atuar dentro de uma organização.

1- Recrutamento e Seleção de pessoas

Na área de recrutamento e seleção, o Gestor de RH é responsável pelas seguintes atividades:

  • Análise de necessidade de reposição de quadro funcional;
  • Definição do perfil do cargo junto aos supervisores de área;
  • Divulgação interna de novas oportunidades;
  • Definição de métodos de captação de candidatos;
  • Definição e participação no processo de divulgação de recrutamento;
  • Seleção de currículos;
  • Elaboração, aplicação e correção de testes de aptidão;
  • Adoção de técnicas de entrevista adequadas às funções e cargos a serem ocupados;
  • Aplicação de dinâmicas de grupo para avaliação de candidatos;
  • Divulgação de resultados de seleção.
2- Ambientação de novos funcionários

O Gestor de RH também pode desenvolver atividades voltadas para a recepção dos novos funcionários, como:

  • Preparação de atividades de ambientação;
  • Informação do ingresso de novos funcionários aos atuais colaboradores, incentivando a receptividade positiva;
  • Divulgação da Instituição para que o novato entenda o negócio da empresa, sua amplitude, missão, etc.
  • Criação de roteiro de conhecimento dos setores e atividades;
  • Esclarecimentos sobre EPI, ou encaminhamento para quem o faça devidamente, bem como alertar sobre cuidados específicos com segurança;
  • Entrega de uniformes (se for o caso);
  • Cadastramentos específicos para controle de ponto, uso de refeitório, etc.
3- Treinamento e Desenvolvimento

Outra possibilidade de atuação do Gestor de RH é na área de Treinamento e Desenvolvimento, com as seguintes atividades:

  • Avaliação das necessidades de treinamento;
  • Verificação de metodologias adequadas a cada necessidade específica;
  • Preparação e/ou aquisição de material adequado a cada treinamento;
  • Agendamento em comum acordo com os setores evitando dificuldades para a normalidade das atividades rotineiras;
  • Aplicação do treinamento otimizando a utilização do tempo disponível;
  • Avaliação dos resultados do treinamento;
  • Adequação do que necessitar alteração visando melhorias;
  • Desenvolvimento de aptidão para identificar as mudanças de necessidades de desenvolvimento conforme as alterações nas pessoas e nas metodologias;
  • Retorno aos responsáveis pelos setores quanto ao processo de aprendizado.
4- Gestão de Carreira

O profissional de RH também é responsável pelo plano de cargos e salários de uma organização, por meio de:

  • Verificação do potencial de crescimento dos colaboradores na organização;
  • Análise dos salários de mercado e possibilidades de avanços conforme financeiro;
  • Planejamento de encarreiramento dos funcionários considerados talentosos com potencial superior;
  • Elaboração de plano de incentivos progressivos visando retenção de talentos especiais;
  • Implantação de programa de carreira para funcionários com talento especial;
  • Acompanhamento de progresso das pessoas com efetivo potencial de crescimento;
  • Busca permanente de novos talentos que possam despertar na organização.
5- Rotinas de Departamento de Pessoal

Algumas tarefas são rotineiras para o profissional que trabalha no Departamento de Pessoal, como:

  • Gestão do controle de frequência dos funcionários;
  • Acompanhamento e atualização de documentos dos funcionários visando atender fiscalizações;
  • Planejamento e encaminhamento para exames periódicos, normais e especiais conforme legislação;
  • Confecção de folha de pagamentos;
  • Emissão de guias para recolhimento de tributos;
  • Processos de desligamento de funcionários;
  • Execução e controle de obrigações mensais e anuais.
6- Gestão de custos e benefícios

O profissional de RH pode, ainda, atuar na área de gestão de custos e benefícios da organização. São atividades dessa área:

  • Análise de custos com pessoal conforme as atividades;
  • Plano de redução de desperdícios em apoio aos setores e à organização em geral;
  • Avaliação dos reflexos dos benefícios nos custos empresariais;
  • Análise para implantação de novos benefícios;
  • Avaliação permanente de convênios;
  • Adoção de benefícios não onerosos.
7- Apoio aos demais setores da empresa

Cabe ao Gestor de RH trabalhar junto com os demais setores de uma organização, desenvolvendo as seguintes tarefas:

  • Apoio na comunicação em quadros de avisos, boletins internos, etc.;
  • Apoio ao setor de segurança do trabalho, marcando eventos, etc.;
  • Apoio aos setores operacionais planejando e executando ações visando motivação para o trabalho.

 

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