Acadêmicos de Jornalismo têm aula no Cine Teatro Ópera

O Auto da Compadecida é uma história criada pelo autor Ariano Suassuna e retoma elementos do teatro popular, contidos nos autos medievais, e da literatura de cordel

Os alunos dos 1º, 3º e 5º períodos, do curso de Jornalismo da UniSecal, foram ao Cine Teatro Ópera para realizar uma atividade da disciplina de Estética da Comunicação. Durante a “aula”, que aconteceu no sábado, 27 de abril, os alunos assistiram à peça teatral  ‘O Auto da Compadecida’, em uma adaptação da Cia de Teatro Bianca Almeida. Após o exercício, os acadêmicos irão comparar a apresentação da obra em dois formatos diferentes: Teatro x Cinema, Teatro x Livro ou Livro x Cinema.

Auto da Compadecida é uma história criada pelo autor Ariano Suassuna e retoma elementos do teatro popular, contidos nos autos medievais, e da literatura de cordel para exaltar os humildes e satirizar os poderosos e os religiosos que se preocupam apenas com questões materiais. Segundo o professor responsável pela disciplina de Estética da Comunicação, Rafael Kondlatsch, a escolha de realizar a “aula” na apresentação da obra se dá por sua importância para a literatura e dramaturgia brasileira.

“Fala sobre assuntos atuais como a corrupção em diferentes esferas, miséria, moral, ética e religiosidade. Do ponto de vista estético é linda de ver tanto no cinema, quanto no teatro”, explica o docente.

Alunos aprovam

Para a aluna Stefhani Romanhuk, são atividades como essa que ampliam a visão de mundo. “São experiências muito positivas e percebemos que a comunicação se entrelaça com as outras artes também”, destaca Romanhuk. A futura jornalista também ressalta a peça teatral. “Surpreendeu-me. Pude conhecer e prestigiar esse clássico do teatro brasileiro. A obra foi bem interpretada e os atores nos divertiram bastante”, salienta.

De acordo com a acadêmica Bruna Matos, a “aula prática” foi proveitosa. “Muito bom. Além de sair da rotina da sala de aula, incentivamos o trabalho de atores que muitas vezes estão apenas começando a carreira. Além disso, damos visibilidade ao teatro, que já não tem tanta procura nos dias de hoje”, relata a estudante.

Iniciativa

A fundadora, roteirista, atriz e professora da Cia do Teatro, Bianca Almeida, enfatiza que ficou surpresa com a iniciativa do curso de Jornalismo da UniSecal.

“Achei mágico. Fiquei muito feliz. Gostaria que todos os demais cursos também tivessem essa mesma atitude”, enfatiza a diretora do projeto.

Ainda segundo o professor Rafael, a “aula prática” tira os alunos da zona de conforto. “Isso mexe com a rotina deles e expande as percepções. Além do mais, incentiva o consumo de cultura, principalmente de peças feitas encenadas por atores da cidade. É importante estimular que eles participem e consumam à cultura local”, finaliza Kondlatsch.

‘O Auto da Compadecida’ foi apresentado durante o ‘Festival Teatro e Circo em Festa 2019’, promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa e pela Fundação Municipal de Cultura.