Saiba como se preparar para a semana de provas

Você costuma ficar preocupado(a) quando se aproxima a semana de provas? A preparação para as provas pode ser estressante e você pode achar, em alguns momentos, que não vai dar conta do conteúdo de todas as disciplinas.

Normalmente a semana de provas já está definida em calendário no início do semestre ou do ano letivo. Por isso é importante estar atento(a) às datas para se planejar com calma e não deixar tudo para a última hora.

E para lhe ajudar nesse planejamento, separamos algumas dicas para que você consiga se preparar e se sair bem nas avaliações.

 

1- Comece a estudar com antecedência

Normalmente as provas se concentram em uma semana, por isso você precisará de tempo suficiente para revisar todas as matérias. Então nossa dica é: analise a quantidade de conteúdo que tem para estudar e quanto tempo você precisará para se preparar para cada disciplina. E caso você tenha alguma dificuldade em uma ou mais matérias, é importante começar essa preparação mais cedo. Assim, você terá tempo para tirar dúvidas com o professor ou colegas.

 

2- Prepare o ambiente

É mais produtivo estudar em um ambiente com poucas distrações. Por isso desligue a TV, desconecte-se das redes sociais e mantenha o celular longe para evitar distrações. É importante também escolher um local com iluminação adequada, sentar-se em uma cadeira confortável e pegar um caderno para realizar anotações necessárias. Se você mora com a família ou amigos, você pode avisar a todos que vai estudar, assim ajuda a evitar interrupções.

 

3- Leia suas anotações sobre o conteúdo que irá cair na prova

Esse pode ser o primeiro passo para seus estudos. A partir da leitura das anotações, você terá uma noção melhor de todas as informações que compilou para ver o que você compreendeu e o que ainda não ficou claro (e precisa de mais atenção). Após ler e analisar as anotações, você pode consultar o material didático e textos disponíveis para se aprofundar ou esclarecer dúvidas.

IMPORTANTE: Se você não tem o costume de fazer anotações durante as aulas, crie esse hábito a partir de agora. As anotações ajudam na compreensão e fixação do conteúdo e podem fazer a diferença na hora de estudar.

 

4- Participe e demonstre interesse pelas aulas

Ir para a faculdade e não se concentrar nas aulas é perda de tempo. Por isso esteja sempre atento, contribuindo com boas discussões sobre os conteúdos ou questionando o professor quando não compreender alguma coisa. Ao participar e demonstrar interesse pelas aulas, as chances de se sair bem nas provas aumentam consideravelmente, afinal a compreensão do conteúdo será mais eficaz.

 

5- Utilize recursos diversos

Se você é daquelas pessoas que precisam mais do estímulo visual para fixar o conteúdo, use cores nas anotações, elabore fluxogramas, esquemas ou crie um mapa mental para estudar cada conteúdo. O mapa mental é uma ferramenta que facilita a revisão da matéria, pois destaca as palavras-chave e permite que você faça as relações entre elas. Dessa forma, é possível relembrar o conteúdo aprendido com mais facilidade.

 

6- Descanse

Não deixe para estudar na última hora e passar a noite em claro estudando na véspera da prova. Dormir é muito importante, pois é durante o sono que seu cérebro armazena e processa as informações recebidas quando você estava acordado. Ou seja, ficar sem dormir pode comprometer todo o esforço que você fez para estudar.