A UniSecal é uma Instituição de Ensino Superior (IES) que tem por objetivo a promoção e realização de todas as pessoas envolvidas em seu processo educativo e social, voltada sempre para a realidade mundial, com os pés no presente e o olhar no futuro. Este pressuposto caminha com os preceitos da Educação, que é promover e orientar o desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos.
Para que alcancemos um bom nível de qualidade, faz-se necessário formar o acadêmico, para que com seu potencial habilite-se a prosseguir no caminho da busca do saber, que é a função maior do ensino superior. E para que o acadêmico tenha condições de prosseguir na busca do conhecimento, o processo de ensino e aprendizagem depende da criação de um ambiente favorável e adequado para a produção do conhecimento.
Através da elaboração de programas de nivelamento, nas disciplinas de Comunicação e Expressão e Raciocínio Lógico-Quantitativo, base fundamental para as disciplinas dos cursos de graduação desta instituição e com disponibilidade de acesso ao público externo, a UniSecal busca desenvolver também um dos itens da Avaliação Institucional que compreende a Responsabilidade Social da Instituição. Numa perspectiva que traz significado de simultaneidade, recomendando várias possibilidades de olhar e ler cada contexto, fundamentando-se nas inúmeras variáveis permitidas pela flexibilização curricular, que projetam ações pedagógicas em redes de competências, em eixos teórico-práticos, pensando que ensinar e aprender são, sempre, incompletude.
Nesta esteira, a promoção de programas de nivelamento partiu da observação do Corpo Docente de cada curso de graduação e da Comissão Organizadora do Processo Seletivo, quando foram detectadas dificuldades apresentadas pelos candidatos e acadêmicos em acompanhar e desenvolver determinados conteúdos em decorrência da falta de domínio de conhecimentos e competências elementares; propiciando ao acadêmico a apropriação de conhecimentos essenciais; possibilitando a apreensão de conteúdos básicos que servirão para a interpretação e comunicação tanto escrita como oral, visando o aprimoramento das quatro habilidades linguísticas: produção oral e escrita, compreensão leitora e auditiva envolvidas no processo interpretativo e no raciocínio Lógico-Quantitativo, os quais são pré-requisitos para a aquisição desta nova aprendizagem, assim como, exigência prévia e indispensável para concepção de uma escola inclusiva, sábia para acolher necessidades sociais expressivas.
A sociedade exige cada vez mais dos indivíduos um maior grau de escolaridade, porém, muitas vezes a própria sociedade não lhes propicia condições favoráveis para que de fato este objetivo seja atingido. As análises sobre a Educação Brasileira mostram elevados índices de evasão e repetência em todos os níveis de ensino causados por políticas educacionais obedecendo apenas a lógica do poder, projetos começados e interrompidos, currículos e programas inadequados, aliados às questões socioeconômicas do país, entre outros. Cabe, portanto, às Instituições de Ensino Superior, como a UniSecal, desenvolver seus critérios de qualificação e quantificação e, ao mesmo tempo, fazer valer tais critérios. Assim, a criação de um programa de Nivelamento e assistência aos acadêmicos, em seu processo de aprendizagem é uma decisão estratégica que sendo bem utilizada, tenderá a melhorar o desempenho geral dos acadêmicos, favorecendo não apenas o mercado de trabalho, mas também a sociedade em geral.
Conteúdo e Avaliação
1. Comunicação e expressão
Carga horária: 8h.
Conteúdos:
Ortografia;
Acentuação;
Pontuação;
Crase;
Classe Gramatical;
Regência Verbal;
Regência Nominal.
2. Raciocínio Lógico
Carga horária: 8h.
Conteúdos:
Situações problemas envolvendo as quatro operações;
Números fracionários;
Operações com frações;
Produtos notáveis;
Fatoração Equações do 1º e 2º graus;
Sistemas de equações do 1º grau.
3. Sistema de Avaliação
O sistema de avaliação se baseará em um sistema de exercícios específicos, correlatos e de área que auxiliarão o acadêmico a uma (auto)avaliação. Essas atividades terão um valor específico que será somado ao final de atividades, as quais levarão a uma nota final.
4. Bibliografia
ANDRADE, Maria Margarida de. Língua Portuguesa: Noções básicas para cursos superiores. 6ª ed., São Paulo, Atlas, 1999.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, Ministério da Educação, 1999.
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Projeto UNC, Universidade do Contestado. Caçador, SC, 1997.
CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Programa CRUB de Avaliação Institucional para as Universidades Brasileiras. Brasília, DF, 2001.
COLL, Cézar, PALÁCIOS, Jesús & MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia Evolutiva. Vol. 01. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PERRENOUD, Philip. Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
Metodologia e Cronograma
Metodologia
O(s) profissional(ais) que trabalhará(ão) neste projeto de nivelamento deverá(ão) ter a visão de que o conhecimento está situado no emaranhado das relações humanas, nos quais o acadêmico está inserido. O aprendizado deve ser compreendido dentro do contexto social vivido e entendido como um processo de construção de significados em que o sujeito interage socialmente. O saber científico e tecnológico deve ser utilizado como condição de cidadania. Independente da idade e modalidade de ensino, o acadêmico pode adquirir conhecimentos que permitam alcançar a excelência no aproveitamento dos conteúdos ministrados na Graduação.
Cronograma para implementação e desenvolvimento do Programa de Nivelamento
Etapa 1:
a) Primeira semana letiva, apresentação do Programa de Nivelamento aos acadêmicos e desenvolvimento de estratégia motivacional objetivando a conscientização e a adesão de 100% dos ingressantes;
b) Início das aulas do Programa de Nivelamento, na modalidade presencial.
Etapa 2:
Início das aulas do Programa de Nivelamento, na modalidade a distância. Observações. Todos os ingressantes de cada período letivo devem participar do Programa de Nivelamento.
Etapa 3:
Avaliação do Programa de Nivelamento pelos coordenadores, professores e alunos.
Observações:
a) O acompanhamento do aproveitamento dos acadêmicos será de processo contínuo;
b) A carga horária desenvolvida no Programa de Nivelamento será considerada como Atividade Complementar;
c) O número de vagas para o público externo dependerá do número de adesões dos acadêmicos da Instituição;
d) O período de inscrições será previamente disponibilizado no site e em edital interno da Instituição;
e) O formulário de inscrição para o processo em questão estará disponível na Secretaria da Instituição nos prazos marcados. (Itens da inscrição: Nome, CPF, RG, Comprovante de residência, Profissão, Fone / Contato.)
Objetivos
Objetivo Geral
Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de graduação dos Cursos da UniSecal e constituir elemento importante de Responsabilidade Social da Instituição.
Objetivos Específicos
a) Identificar dificuldades e defasagem de conteúdos, nas áreas de Comunicação e Expressão e Raciocínio Lógico-Quantitativo, dos acadêmicos que ingressam nos Cursos de Graduação;
b) Identificar as realizações e progressos no ensino de graduação, através de um acompanhamento sistemático de frequência e de aproveitamento das aulas regulares e daquelas relativas a este projeto;
c) Definir procedimentos básicos junto aos professores que irão compor este projeto;
d) Propiciar o acesso livre às pessoas interessadas em melhorar o conhecimento em comunicação e expressão e raciocínio lógico-quantitativo no Programa de Nivelamento através do ensino a distância;
e) Organizar instrumentos e programas de avaliação e ensino, reconhecendo princípios de motivação da autoestima, conectando-se a atividades de Comunicação e Expressão e Raciocínio Lógico-Quantitativo com as demais disciplinas dos cursos;
f) Criar condições para o desenvolvimento do conhecimento e capacitação que satisfaça as necessidades pessoais e coletivas, através de recursos e estratégias modernas de ensinar e entender o processo de aquisição de conhecimento;
g) Estimular os relacionamentos pessoais e interpessoais superadores de todas as formas de discriminação.
Obs.: As pessoas não pertencentes à comunidade acadêmica da UniSecal e que quiserem a certificação de participação no Programa de Nivelamento, deverão comparecer à Central de Atendimento no horário de expediente da mesma, munidos de documentos de identidade com foto e pagar a taxa de R$5 (pelo custo da confecção dos certificados). A emissão desses certificados se dará após o término do processo de Nivelamento, datas essas, que serão previamente disponibilizadas no site da Instituição.