Matriz e Ementário – Curso de Jornalismo

Obs.: O ano da Matriz Curricular refere-se ao ano de ingresso do acadêmico no curso de graduação.

Ementário

1º PERÍODO

DISCIPLINA: FOTOGRAFIA
História da fotografia. A fotografia: presença, ação e influência na vida social. Câmera fotográfica – operação e seus acessórios. Técnicas de enquadramento e composição. A linguagem e os discursos fotográficos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BUSSELE, Michael. Tudosobrefotografia. SP: Pioneira, 1988.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1993.
AUMONT, Jacques. A imagem. 5.ed. Campinas: Papirus, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BARTHES, Roland. A câmara clara. Tradução: Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984
BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: Teoria de Cultura de Massas. Luis Costa Lima (org). Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1982.
FABRIS, Annateresa. Fotografia: usos e funções no Século XIX. SP: Edusp, 1998.
HUMBERTO, Luis. Fotografia, a poética do banal. Brasília: Imprensa Oficial do Estado, 2000.
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
KUBRUSLY, Cláudio Araújo. O que é fotografia. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.
PRÄKEL, David. Fotografia Básica: Composição. Porto Alegre: Bookman, 2013.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
Evolução da comunicação humana. O aparecimento da comunicação social. O desenvolvimento na era moderna e contemporânea. Impactos da revolução industrial na produção em comunicação – cinema, fotografia, imprensa. Fases da comunicação no Brasil: imprensa colonial, artesanal e empresarial. Transformações técnicas e editoriais na imprensa a partir dos anos 1950. A evolução do rádio: cultura e poder. Surgimento da televisão e desenvolvimento da cultura da imagem. Principais experiências de rádio, jornais impressos e televisão nos âmbitos estadual, regional e local.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ALBERT, P. e TERROU, F. História da imprensa. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. História da fotorreportagem no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica. (vol. 1 e 2) São Paulo: Ática, 1990.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutemberg à Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
CAPELATO, Maria Helena. Imprensa e história do Brasil. São Paulo: Contexto, 1988.
CHINEM, Rivaldo. Imprensa alternativa – Jornalismo de oposição e inovação. São Paulo: Princípios, 1994.
FEDERICO, Maria Elvira Bonavita. História da Comunicação – Rádio e TV no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1982.
JÚNIOR, Jamur. Pequena história de grandes talentos – Os primeiros passos da televisão no Paraná. Curitiba: Edição do autor, 2001.
MARCONI, Paolo. A censura política na imprensa brasileira (1968-1978). São Paulo: Global, 1980.
MATTOS, Sérgio. História da Televisão Brasileira. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Retrato em branco e negro – Jornais, escravos e cidadãos em São Paulo no final do século XIX. São Paulo: Cia das Letras, 1987.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Missão – Tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1983.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.

DISCIPLINA: INSTITUIÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Constituição, sistema de Governo nas esferas federal, estadual e municipal; Constituição; sistema judiciário; processo político e eleitoral; sistema de governo de outros países, constituição e sistema eleitoral; organizações internacionais: grupos e blocos econômicos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BRASIL; Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nº1/92 a 44/2004 e pelas Emendas Constitucionais de
Revisão nº1 a 6/94. Brasília: Senado Federal ; Subsecretaria de Edições Técnicas, 2004.
LIPSON, Leslie. A civilização democrática. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1966.
MARSHALL, Carla C. Curso de direito constitucional. Rio de Janeiro: Forense, 2000.
SEITENFUS, Ricardo. Manual das organizações internacionais. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2000.
SINDICATO DE JORNALISTAS; Fenaj. Conselhos Federal de jornalismo: ética e liberdade. [s.l.]: FENAJ, [s.d.]. 27 p. FOLHETO.

DISCIPLINA: PORTUGUÊS
Texto: leitura e produção. Semiótica. Coesão e coerência textuais (poder de síntese, clareza, concisão). Argumentatividade e narratividade. Gramática aplicada ao texto.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CUNHA, Celso e LINDLEY, Cintra. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Oficina de texto. Curitiba: Livraria do Eleotério, 1998.
KOCH, Ingedore G. V. A Coesão Textual: mecanismo de constituição à organização do texto, fenômenos da linguagem. São Paulo: Contexto, 1989.REFERÊNCIA BÁSICA REFERÊNCIA COMPLEMENTAR

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
KOCH, Ingedore G. V. Argumentação e Linguagem. São Paulo: Contexto, 1987.
KOCH, Ingedore G. V.; TRAVAGLIA, Luís Carlos. A Coerência Textual. São Paulo: Contexto, 1990.
PERELMAN, Chaïm&Olbrechts-Tyteca, Lucie. Tratado da Argumentação – Nova Retórica. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. Martins Fontes: São Paulo, 1996.
PLATÃO Savioli, Francisco; FIORIN, José Luiz. Para entender o texto. São Paulo: Ática, 1990.
VAL, Maria da Graça C. Redação e Textualidade. Martins Fontes: São Paulo, 1991.

DISCIPLINA: PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA
Trabalhos científicos: normas e técnicas de produção; Resumos, resenhas, ensaios, artigos científicos, papers e projetos. Monografias, dissertações e teses. Normas da ABNT.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3ed. São Paulo: Atlas, 1995.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1977.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MARTINS, Dileta S; ZILBERKNOP, Lúbia S. Português Instrumental. 8. ed. Porto Alegre: Ática, 1998.
MÜLLER, Mary Stela & CORNELSEN, Julie Mary. Normas e padrões para teses, dissertações e monografias. 5ª ed. Londrina: UEL, 2003.
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

DISCIPLINA: RÁDIO
Situação da radiodifusão no Brasil. O complexo publicitário no rádio brasileiro. A informação e o poder de mobilização do rádio. Características do rádio. A estrutura de uma emissora de rádio: técnica e profissional. As novas tecnologias, seu uso no cotidiano e sua importância. Locução e Oralidade. A informação no rádio: da pauta à transmissão. A notícia radiofônica. Fontes de notícia para rádio. O script para rádio. Linguagem radiofônica. Gêneros e formatos radiofônicos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BIANCO, Nélia & MOREIRA, Virgínia. Rádio no Brasil: tendências e perspectivas. Rio de Janeiro : Eduerj, 1999.
CABRAL, Sérgio. A MPB na era do rádio. São Paulo: Moderna, 1996.
CESAR, Cyro. Como falar no rádio – prática de locução AM e FM. São Paulo: Ibrasa,1990.
CESAR, Cyro. Rádio: inspiração, transpiração e emoção. São Paulo : Ibrasa, 1996.
FELICE, Mauro. Jornalismo de Rádio. Trhesaurus Editora, Brasília /DF, 1981.
MEDITSCH, Eduardo (org.). Rádio Pânico: a guerra dos mundos, 60 anos depois. Editora Insular, Florianópolis, 1998.
MEDITSCH, Eduardo. A rádio na era da informação. Minerva/Coimbra, 1999.
MICK, W.H. Rádio Digital: A inspirada ferramenta para falar ao cidadão do mundo. Um guia para o profissional do século XXI. Copygraf – Gráfica e Editora Ltda, Curitiba, 1998.
PARADA, Marcelo. Rádio: 24 horas de jornalismo. Editora Panda, 2000, São Paulo.
SUSSMANN, Scott. Aí se crean proggramas de Radio. Artypan S.A. Barcelona/Espanha, 1995

DISCIPLINA: FILOSOFIA (EAD)
A filosofia como uma disciplina específica de conhecimento com método próprio. Noções (conceituais) de epistemologia, lógica, metafísica, ética e estética. Principais correntes de pensamento filosófico no mundo contemporâneo (com base e ênfase no século XX). Principais orientações filosóficas e pensadores que dialogam com o campo da comunicação. Filosofia da linguagem. Teoria crítica: a Escola de Frankfurt e sua herança posterior (Teoria da ação comunicativa).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ARANHA, M. L. de A . . Temas de Filosofia. São Paulo, Moderna, 1995.
_________ Filosofando. Introdução à Filosofia 2.ed. São Paulo, Moderna, 1996.
BUZZI, A . R. Filosofia para principiantes. Petrópolis. Vozes .1998.
CORDI, C . et Alii. Para filosofar . São Paulo. Scipione, 1995.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CHAUI, M . Convite à Filosofia . São Paulo. Ática, 1995.
DEMO, P . . Educar Pela Pesquisa. São Paulo, Editores Associados, 1996.
GAARDER, J . . O mundo de Sofia. São Paulo, Cia das Letras, 1995.
LUCKESI, C. C; PASSOS, E. S. Introdução à Filosofia. Aprendendo a Pensar. São Paulo, Cortez: 2002
REALE , G. ; ANTISERI , D. . História da Filosofia . 4ª ed. v . 1,2, 3. São Paulo: Paulus, 1990.

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO (EAD)
Fundamentos: surgimento e desenvolvimento da sociologia como campo de conhecimento. Objeto da sociologia em Durkheim, Weber e Marx. Conceitos de sociedade, processos sociais, grupos sociais, instituições e controle social, estratificação, movimentos sociais, sociedade da informação; sociologia brasileira: principais escolas, Oliveira Viana, Gilberto Freire, Caio Prado Junior, Raimundo Faoro, história e trajetória.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. 3ed. Lisboa: Presença, 1980.
BERGER, Peter L. e LUCKMANN, Thomas. 23ed. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2003
CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. 2ed. São Paulo: Brasiliense, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
COSTA, Cristina. Sociologia. Introdução à ciência da sociedade. 2ed.São Paulo: Moderna, 1997.
DEMO, Pedro. Sociologia: uma contribuição crítica. São Paulo: Atlas, 1987.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GABRIEL, Cohn (org). Max Weber. 7ed. Sociologia. São Paulo: Ática, 2000.
GYDDENS, Anthony & TURNER, Jonathan. Teoria social hoje. SP: Unesp, 1999.
RODRIGUES, José Albertino (org.). Durkheim. Sociologia. 9ed. São Paulo, Ática, 2000.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 4ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

2º PERÍODO

DISCIPLINA: FOTOJORNALISMO
A história da fotografia no jornalismo; o fotojornalismo e a fotografia documentária; pauta, planejamento e edição de fotografias para veículos de comunicação;a profissão fotojornalista; ética do fotojornalismo; manipulação deimagens; estética da fotografia; práticas de fotojornalismo; produção e análise de fotos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BARTHES, Roland. A câmara clara. Tradução: Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteitra, 1984.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.
HUMBERTO, Luis. Fotografia, a poética do banal. Brasília: Imprensa Oficial do Estado, 2000.KEENE, Martin. Fotojornalismo: Guia Profissional. Lisboa: Dinalivro, 2002.
OLIVEIRA, Erivam Morais de; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo: uma viagem entre o analógico e o digital. São Paulo: CENGAGE learning, 2009.
SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo. Uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Porto. 2002.Biblioteca On-Line de Ciências da Comunicação (BOCC). Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorgepedro-fotojornalismo.pdf>. Acesso em: 07/04/2015.
SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Chapecó: Letras Contemporâneas, 2004.

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO JORNALISMO
O processo de profissionalização do jornalismo. Definições de jornalismo, acontecimento e notícia. Critérios de noticiabilidade e fatores de interesse no jornalismo. Função social do jornalismo. O mito da imparcialidade jornalística. Processo de produção da notícia: pauta, captação de informações (entrevistas, fontes, pesquisa jornalística), redação, seleção/edição, veiculação e consumo. Estrutura da notícia. Limites éticos e potencialidades da profissão.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ALSINA, Miquel Rodrigo. La construcción de la noticia. Barcelona: Paidós, 1989.
AMARAL, Luiz. A objetividade jornalística. Porto Alegre: Sagra, 1996.
CRATO, Nuno. Comunicação Social – a imprensa. Lisboa: Presença, 1982.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ARBEX JÚNIOR, José. Showrnalismo: a notícia como espetáculo. 2ª ed. São Paulo: Casa Amarela, 2001.
FONTCUBERTA, Mar de. A notícia – pistas para compreender o mundo. Lisboa: Notícias Editorial, 2001.
MARCONDES FILHO, Ciro. Comunicação e jornalismo: a saga dos cães perdidos. São Paulo: Hacker, 2000. 171 p.
MEDINA, Cremilda. Notícia, um produto à venda. São Paulo: Alfa-Ômega, 1978.
RIBEIRO, Jorge Cláudio. Sempre Alerta – condições e contradições do trabalho jornalístico. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo – porque as notícias são como são.
TUCHAMANN, Gaye. La producción da la noticia: estudio sobre la construcción de la realidad. Barcelona: Gustavo Gilli, 1983.

DISCIPLINA: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS
As grandes questões sociais em debate na atualidade: questões de gênero, raciais, ambientais e de distribuição de renda e riquezas. O movimento indígena e dos sem-terra. A fome e a imigração – refugiados. Os movimentos sociais e sua importância. Questões de desigualdade na América Latina, Informações atualizadas sobre cada questão através de debates com especialistas, pesquisas, seminários e apresentação de vídeos que abordem a questão.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
GOMES, Mayra Rodrigues. Ética e jornalismo: uma cartografia dos valores. São Paulo: Escrituras, 2002. 95 p. (Coleção Ensaios Transversais, v.16). ISBN 85-7531-036-4.
BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. 235 p. ISBN 853590056x.
CORNU, Daniel. Ética da informação. [Tradução de: éthique de i’information]. Tradução: Laureano Pelegrin. Bauru, SP: EDUSC, 1998. 191 p. ISBN 8586259365.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: por que as notícias são como são. V. 1. Florianópolis: Insular, 2004.
TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século 21. São Leopoldo: Ed.Unisinos 2001.
FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. São Paulo: EDUSP/Imprensa Oficial, 2002.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido de Brasil. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995
VIZENTINI, P. G. F. (org.). A Grande Crise: A Nova (des) Ordem Internacional dos anos 80 aos 90. Petrópolis/RJ: Vozes, 1992.
SADER, Emir . Século XX – uma biografia não-autorizada. São Paulo, Fundação Perseu Abramo, 2000

DISCIPLINA: RADIOJORNALISMO
Produção e apresentação de noticiários de longa duração: boletim, radiojornal e reportagem. Produção e apresentação de um pequeno noticiário em rádio. Sonoplastia. Produção de programas nos seus diferentes tipos e formas de realização.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BARBEIRO, Heródoto e LIMA, Paulo Roberto de. Manual de Radiojornalismo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
CESAR, Cyro. Rádio: inspiração, transpiração e emoção. São Paulo : Ibrasa, 1996.
CHANTLER, P. e HARRIS, S. Radiojornalismo. São Paulo: Summus, 1992.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
FELICE, Mauro. Jornalismo de Rádio. Trhesaurus Editora, Brasília /DF, 1981.
FERRARETO, Luiz. KOPLIN, Elisa. Técnica de redação radiofônica. Porto Alegre: Editora Sagra Luzatto, 1992.
FERRARETO, Luiz. No ar – Rádio. Porto Alegre : Editora Sagra Luzatto, 2000.
MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo : Summus, 2001.
ORTWIANO, Gisela. A informação no rádio. São Paulo: Summus, 1985.
PORCHAT, M.E. Manual de radiojornalismo (Jovem Pan). São Paulo: Atica. 1990.
PRADO, Emílio. Estrutura da informação radiofônica. São Paulo: Summus, 1989.

DISCIPLINA: TEORIA DA COMUNICAÇÃO
A ciência e as teorias científicas. Principais escolas e correntes da pesquisa em comunicação. O processo histórico de formação do campo de estudos em comunicação. Autores clássicos e contemporâneos. As principais vertentes formadoras deste campo: pesquisa administrativa x pesquisa crítica. Modelos do processo de comunicação. As principais teorias da comunicação social. Teorias latino-americanas. Perspectivas contemporâneas em teoria da comunicação

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BARBERO, Jesús M. Dos meios às mediações. RJ: UFRJ, 2001, 2ª ed.
BOUGHNOUX, Daniel. Introdução às ciências da informação e da Comunicação. Petrópolis, Vozes, 1994.
DEFLEUR, Melvin L. E BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da Comunicação de Massa. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1993.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
DORIA, Francisco Antônio e Pedro. Comunicação – dos fundamentos à internet. Rio de Janeiro, Revan, 1999.
FRANÇA, Vera Veiga, HOHLFELDT, Antonio e MARTINO, Luiz C. (orgs). Teorias da Comunicação – conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, Vozes, 2001.
GOMEZ DE LA TORRE, Alberto Efendy M. Teorias da comunicação na América Latina. São Leopoldo: Unisinos, 2002.
MATTELART, Armand e Michèle. História das teorias da comunicação. São Paulo, Ed. Loyola, 1999, 2ª edição.
MELO, José Marques de. Teoria da Comunicação: Paradigmas Latino-Americanos. Petrópolis, Vozes, 1998
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa, Presença Editorial, 1999, 5ª edição.

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
A cultura segundo a psicanálise. A produção de subjetividade e controle social. Psicologia social: origem e objeto. Psicologia social e interacionismo simbólico. Socialização. Papel social, estereótipo e estigma. Mídia e representações sociais. Grupos sociais. Comportamento coletivo. O conceito de massa.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ALTHUSSER, Louis. Freud e Lacan – Marx e Freud. Rio de Janeiro, Graal, 1985.
FREITAS, Jeanne Marie Machado de. Comunicação e Psicanálise. São Paulo, Escuta, 1992.
FREUD, Sigmund. O Mal-Estar na Civilização. Rio de Janeiro, Imago, 1997.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
FREUD, Sigmund. O Futuro de Uma Ilusão. Rio de Janeiro, Imago, 1997.
_______________. Além do princípio de prazer. Rio de Janeiro, 1998.
FOUCAULT, Michel. Doença Mental e Psicologia. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1994.
GUARESCHI, Pedrinho (coord.). Comunicação e Controle Social. Petrópolis, Vozes, 1991.
MEZAN, Renato. Freud, Pensador da Cultura. São Paulo, Brasiliense, 1982.

DISCIPLINA: PORTUGUÊS
A disciplina de Português Instrumental abordará a linguagem: com sua situacionalidade e intencionalidade. A linguagem padrão: ortografia, sintaxe, pontuação. Técnicas de exposição, Leitura e produção textual: coerência e coesão textuais. Redação oficial. Exercícios temáticos. Linguística. Sociolinguística. Linguagem e Cultura. Novo Acordo Ortográfico.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Prática de texto: para estudantes universitários. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. ISBN 8532608426.
MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português Instrumental. 25. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2004. 560 p. ISBN 85-224-3872-2.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999. 438 p. ISBN 8570569955.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. A nova gramática do português contemporâneo. 3. ed. rev. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. 748 p. ISBN 8520911374.
LOPES, Edward. Fundamentos da linguística contemporânea. Prefácio: Eduardo PeñuelaCañizal. São Paulo: Cultrix, [2003]. 346 p. ISBN 8531601745.
INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada aos textos. 6. ed. São Paulo: Scipione, 2001. 613 p. ISBN 8526221310.
FEREIRA NETTO, Waldemar. Introdução à fonologia da língua portuguesa. São Paulo: Hedra, 2001. 203 p. ISBN 8587328352.
MACAMBIRA, José Rebouças. A estrutura morfo-sintática do português: aplicação do estruturalismo linguístico. São Paulo: Pioneira, 2001. 363 p. ISBN 852210185X.

3º PERÍODO

DISCIPLINA: COBERTURA E REDAÇÃO JORNALÍSTICA II
A linguagem jornalística. Produção de pauta. Seleção e organização de informação jornalística em textos curtos. Tempo e espaço na redação jornalística cotidiana. O texto jornalístico informativo – características. Pesquisa, acompanhamento e entrevistas no jornalismo informativo. Coberturas jornalísticas para textos informativos. Elaboração de matérias jornalísticas informativas. Narração e descrição em textos jornalísticos. Elaboração de títulos, legendas e textos legendas. Suíte no jornalismo. Edição em jornalismo impresso. Produção de duas edições do JORNAL LABORATÓRIO – NOVA PAUTA, sendo dois a cada final de semestre.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
COIMBRA, Oswaldo. O texto da reportagem impressa: um curso sobre a estrutura. São Paulo: Ática, 1993.
NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. São Paulo: Contexto, 2002.
LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2006.
MEDINA, Cremilda. Notícia: um produto à venda. 2ª ed. São Paulo: Summus, 1988.
KOTCHO, Ricardo. A prática da reportagem. São Paulo: Ática, 1995.

REFERÊNCIA COMPLEMENTAR
AMARAL, Luiz. Técnica de jornal e periódico. RJ: Tempo Brasileiro, 1987
LUSTOSA, Elcias. O texto da notícia. Brasília: Editora da UNB, 1996.
REGO, Francisco Gaudêncio Torquatro. Jornalismo empresarial: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Summus, 1987. 190 p. (Nova busca em comunicação, v.22).

DISCIPLINA: DESIGN GRÁFICO
História das artes e movimentos artísticos que influenciaram as artes gráficas no século XX. Conceito e princípios do design gráfico. Sistema de impressão. Tipologia. Cores. Elementos da página impressa. Processo de diagramação no jornalismo impresso: o uso de diagramas. Planejamento gráfico visual. Projeto gráfico e suas relações com o projeto editorial. Infografia. Editoração eletrônica no design gráfico.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
AZEVEDO, Wilton. O que é design. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BAER, Lorenzo. Produção gráfica. São Paulo: Editora Senac, 2002.
CARRAMILLO Neto, Mário. Produção gráfica II: papel, tinta, impressão e acabamento. São Paulo: Global, 1997.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
COLLARO, Antônio Celso. Projeto gráfico – Teoria e Prática da Diagramação. São Paulo: Summus, 2000.
CRAIG, James. Produção Gráfica. São Paulo: Nobel, 1987.
Gráfica: arte e indústria no Brasil: 180 anos de história. São Paulo: Bandeirantes Gráficas, 2003.
HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1999.
OSTROWER, Fayga. “A construção do olhar”. In: O olhar. NOVAES, Adauto [et. Al.]. São Paulo: Companhias das Letras, 1988.
SILVA, Rafael Sousa. Diagramação: o planejamento visual gráfico na comunicação impressa. São Paulo: Summus.
WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer. São Paulo: Callis, 1995.

DISCIPLINA: ÉTICA E LEGISLAÇÃO NO JORNALISMO
Pressupostos conceituais para um paradigma ético. Direito à informação e responsabilidade social na profissão. Fundamentos do compromisso profissional no jornalismo. Desafios e limites da ética no exercício do jornalismo. Ética como orientação básica no exercício profissional em jornalismo. Disposições constitucionais da comunicação e do jornalismo. Bases, fundamentos e pressupostos da legislação em jornalismo. Breve histórico e principais transformações da legislação jornalística no Brasil. Panorama (comparativo) da legislação jornalística em diferentes contextos mundiais. Legislação em vigor no país. Regulamentações normativas da profissão jornalística. Legislação que regulamenta a liberdade de expressão e opinião. Lei de Imprensa. Direito autoral em jornalismo. Códigos de ética da profissão.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
AFFORNALLI, Maria Cecília Naréssi Munhoz. Direito à própria imagem. Curitiba: Juruá, 2003.
ANDRÉ, Alberto. Ética e Códigos da Comunicação Social. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1994.
BADIOU, Alain. Ética. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BARROS FILHO, Clóvis. Ética na Comunicação: da informação ao receptor. São Paulo: Moderna, 1995.
BITELLI, Marcos Alberto Sant’Ana (org.). Constituição Federal: Coletânea de legislação de Comunicação Social. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2002.
BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Conpanhia das Letras, 2000.
ERBOLATO, Mário. Deontologia da Comunicação Social. Petrópolis: Vozes, 1982.
GOMES, Mayra Rodrigues. Ética e Jornalismo. Escrituras.
GOODWIN, H. Eugene. Procura-se ética no jornalismo. RJ: Nórdica, 1993.
KARAM, Francisco J. A Ética Jornalística e o Interesse Público. São Paulo: Summus, 2004.
KARAM, Francisco J. Jornalismo, ética e liberdade. São Paulo: Summus, 1998.
SANTOS, Reinaldo. A Ética na Comunicação. Rio de Janeiro: Editora Destaque, 1993.

DISCIPLINA: TELEVISÃO
Panorama geral da história da televisão no Brasil e no mundo. As características do meio televisivo: a televisão como veículo que trabalha com áudio, imagens e texto (explorando dimensões variadas da sensibilidade humana). A televisão e informação. A produção em televisão (informativa, de entretenimento e publicitária). Diferentes formatos em TV. Abordagem dos modelos brasileiros e estrangeiros de televisão. Especificidades da produção na TV aberta e segmentada. As características da produção televisiva no contexto brasileiro.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BAUDRILLARD, Jean. Tela Total: mitos-ironias da era do virtual e da imagem. Porto Alegre: Sulina, 1999.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BUCCI, Eugênio. Brasil em tempo de tv. São Paulo: Boitempo, 1997. 182 p.
ESQUENAZI, Rose. No túnel do tempo: uma memória afetiva da televisão brasileira. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1993.
FERNANDES, Ismael. Memória da telenovela brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1987. 521 p.
FERRÉS, Joan. Televisão subliminar: socializando através de comunicações despercebidas. Porto Alegre: Artmed, 1998
GOMES, Pedro Gilberto. Televisão e audiência. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 1996.
LEAL Filho, Laurindo. A melhor TV do mundo. SP: Summus, 1997.
MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. SP: Brasiliense, 1995.
MARCONDES Filho, Ciro. Televisão. SP: Scipione, 1994.
MARTÍN-BARBERO. Jesús. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. SP: Senac, 2001.
RAMOS, José Mario Ortiz. Televisão, publicidade e cultura de massa. Petrópolis: Vozes, 1995. 293 p.
SODRÉ, Muniz. O monopólio da fala. Petrópolis: Vozes, 1977.
___________. Televisão e psicnálise. SP: Ática, 2003.

DISCIPLINA: TEORIAS DO JORNALISMO
Limites da perspectiva do jornalismo como “espelho da realidade”. A evolução do conceito de agenda-setting. A relação entre fontes e jornalistas. A noção de gatekeeper e de newsmaking na produção jornalística. Conceitos de objetividade jornalística. Principais teorias do jornalismo: teoria organizacional, teoria do espelho, teoria da ação pessoal ou teoria do gatekeeper, teoria de ação política, teoria estruturalista e teoria interacionista. Rotinas produtivas: seleção e formas de ordenação de notícias, ideologias e intencionalidades. O estudo do jornalismo e o mito do contra-poder. Realização de estudos de caso baseados nas teorias do jornalismo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CORREIA, João Carlos. O admirável mundo das notícias: teorias e métodos. Covilhã: LabCom Books, 2001. Disponível em: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110524-correia_manual_noticial.pdf
CANAVILHAS, João (org). Notícias e mobilidade: Jornalismo na era dos dispositivos móveis. Covilhã: UBI/LABCOM, 2014. Disponível em http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20130404-201301_joaocanavilha_noticiasmobilidade.pdf
GENRO FILHO, Adelmo. O Segredo da pirâmide. Porto Alegre: Ortiz, 1987.
PEUCER, Tobias. “Relatos jornalísticos”. In: Estudos em jornalísmo e media. Florianópolis: UFSC, Vol. 1, Nº 2, 2004. Disponível emhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2070
GROTH, Otto. O poder cultural desconhecido. Fundamentos da Ciência dos Jornais. Tradução de Liriam Sponholz. Petrópolis: Vozes, 2011.
MCCOMBS, Maxwell. Teoria da Agenda: a mídia e a opinião pública. Petrópolis: Vozes, 2009.
NOELLE-Neumann, Elisabeth. La espiral del silencio: Opinión pública: nuestra piel social. Tradução de Javier Ruíz Calderón. Disponível emhttp://capacitacion.iedf.org.mx/moodle/seminario/lecturas/lecturas/sesion2/La_Espiral_del_Silencio.pdf
TRAQUINA, Nélson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. v1. Florianópolis: Insular, 2005.

DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
Aproximação entre educação e comunicação (relação-contextualização histórica); professores/educadores como selecionadores e mediadores de informação para os alunos da era da informação; estudo das questões que envolvem a temática ‘Mídia e Educação’; educação e jornalismo – princípios e fundamentos (a informação com postura de integração e formação de cidadão críticos e aptos à participação democrática); a mídia como espaço educativo – o jovem além da busca pela informação – mas gerando sentido nessa busca e aprendizado; os ambientes virtuais de aprendizagem e a mediação pedagógica potencializada por essas tecnologias.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BARRETO, Raquel Gourlart. Formação de professores, tecnologias e linguagens. São Paulo: Loyola, 2002.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas (SP): Autores Associados, 2001.
CITELLI, Adilson (coord.). Outras linguagens na escola: publicidade, cinema, TV, rádio, jogos, informática. São Paulo:Cortez, 2000.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2007.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
RAMAL, Andréia Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Atmed, 2002.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações – educação e comunicação. São Paulo: ECA/USP, 2000.
CARVALHO, José Sérgio (org.) Educação, cidadania e direitos humanos. Petrópolis (RJ): vozes, 2004.

DISCIPLINA: Comunicação e Cultura (EAD)
Princípios da antropologia cultural. Conceitos de cultura nas ciências sociais. As noções de subcultura, socialização e a abordagem interacionista. Imaginário e cultura de massa. Jornalismo e construção da identidade cultural. Cultura e história: relações étnico-raciais e influência africana na constituição cultural do Brasil. Sincretismo, globalização e regionalização das comunicações. Relações entre o campo cultural e o campo da comunicação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad: Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa. 2. ed. São Paulo: USP, 1998 (Ensaios Latino-Americanos, 1).
CANEVACCI, Massino. Sincretismos: uma exploração das hibridações culturais. Trad: Roberta Barni. São Paulo: Studio Nobel, 1996. 102 p.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Trad: Viviane Ribeiro. Bauru: Edusc, 1999. 260 p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. (Coleção Identidade e cultura na pós-modernidade)
ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
RODRIGUES, Adriano Duarte. Comunicação e Cultura: a experiência cultural na era da informação. 2. Ed. Lisboa: Presença, 1999. 231 p.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
WARNIER, Jean-Pierre. A mundialização da cultura. Trad: Viviane Ribeiro. Bauru: EDUSP, 2000. 184 p.

4º PERÍODO

DISCIPLINA: COBERTURA E REDAÇÃO JORNALÍSTICA II
A linguagem jornalística. Produção de pauta. Seleção e organização de informação jornalística. Reportagem, cobertura fotográfica. Elaboração de títulos, legendas e textos legendas. Suíte no jornalismo. Edição em jornalismo impresso. Produção de duas edições do JORNAL LABORATÓRIO – NOVA PAUTA, sendo dois a cada final de semestre.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
COIMBRA, Oswaldo. O texto da reportagem impressa: um curso sobre a estrutura. São Paulo: Ática, 1993.
NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. São Paulo: Contexto, 2002.
LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2006.
MEDINA, Cremilda. Notícia: um produto à venda. 2ª ed. São Paulo: Summus, 1988.
KOTCHO, Ricardo. A prática da reportagem. São Paulo: Ática, 1995.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
AMARAL, Luiz. Técnica de jornal e periódico. RJ: Tempo Brasileiro, 1987
LUSTOSA, Elcias. O texto da notícia. Brasília: Editora da UNB, 1996.
REGO, Francisco Gaudêncio Torquatro. Jornalismo empresarial: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Summus, 1987. 190 p. (Nova busca em comunicação, v.22).

DISCIPLINA: ESTÉTICA DA COMUNICAÇÃO
Principais conceitos de estética no campo cultural. Referências conceituais históricas (a estética como belo, como estratégia de provocação perceptiva e a estética como modo de dizer/fazer). Fenômeno estético na produção midiática contemporânea. Bases e características da estética da cultura industrial (de massas). A estética como dimensão inerente (instituído/instituinte) na mídia e, especificamente, no jornalismo. Identificação e análise dos fatores estéticos em produtos jornalísticos de diferentes suportes técnicos (impresso, rádio, televisão e web).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BOURDIEU, Pierre. La distinción: criterio y bases sociales del gusto. Madrid: Taurus, 1988.
CONDE, Idalina (org.). Percepção estética e públicos de cultura. Comunicações apresentadas no Colóquio Percepção Estética e Públicos da Cultura, realizado em 11/10/1991. Lisboa: Acarte/Fundação Calouste Gulbenkian, 1991.
COSTA, Cristina. A milésima segunda noite: da narrativa mítica à telenovela. Análise estética e sociológica. São Paulo: Anna Blume/Fapesp, 2000.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
GYDDENS, Anthony, BECK, Ulrich e LASH, Scott. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Unesp, 1997.
HAUG, Wolfgang, Fritz. Crítica da estética da mercadoria. Tradução de Erlon José Paschoal. São Paulo: Unesp, 1997.
LUKACS, Georg. Introdução a uma estética marxista. RJ: Civilização Br.
MARANHÃO, Jorge. A arte da publicidade: estética, crítica e Kitsch. Campinas: Papirus, 1988.
REDONDO, Fernando Gómez. La crítica literária del siglo XX. Madrid: Edaf, 1996.
RUFACH, Joan Jesus J.; PENA, M. Llum P. e TOÁ, Angelina S. Método para a interpretação de obras de arte. Lisboa: Planeta, 1990.

DISCIPLINA: INGLÊS I
Desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: compreensão oral/escrita e expressão oral e escrita.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Dicionário Bilíngüe: Inglês-Português.
MARTIN, Elizabeth A. (Ed.)(2003). Dictionary of Law. 5. ed. Oxford : Oxford University Press.
HEWINGS, Martin. (2000). Advanced Grammar in Use: a self study reference and practice book for advanced learners of English. Cambridge University Press.
MURPHY, Raymond. (1998). English Grammar in Use: a self study reference and practice book for intermediate students. 2. ed. Cambridge : Cambridge University Press.
SOUZA, Adriana Grade Fiori et al. (2005). Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental. São Paulo: Disal.
SWAN, Michael. (2005). Practical English Usage. Oxford University Press.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MINETT, Dominic Charles & VONSILD, Bjarne Zàrate Assis.(2005) Legal English: English for International Lawyers. São Paulo: Disal.
MUNHOZ, Rosângela. (2000). Inglês Instrumental : estratégias de leitura. Módulo 1. São Paulo: Textonovo. NUNAN, David. (1999) Second Language Teaching & Learning. Massachusetts: Heinle & Heinle Publishers.

DISCIPLINA: JORNALISMO LITERÁRIO
Revistas e suplementos. O texto e a reportagem em revistas e suplementos. Texto interpretativo e jornalismo interpretativo. Identidade visual: capa. Relação entre texto e imagem. Edição gráfica. Relações intertextuais: olho, box, tabela. Infografia Jornalismo literário e livros-reportagem. Técnicas literárias aplicadas ao jornalismo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
A Revista no Brasil: São Paulo: Editora Abril, 2000
BELO, Eduardo. Livro Reportagem. São Paulo: Contexto, 2006
BELTRÃO, Luiz. Jornalismo Interpretativo: Filosofia e Técnica. Porto Alegre: Sulina, 1980.
CASTRO, Gustavo de & GALENO, Alex. Jornalismo e Literatura – a sedução da palavra. São Paulo: Escrituras, 2002

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
COIMBRA, Oswaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993
COSSON, Rildo. Romance – reportagem. Brasília: Editora UNB, 2001.
LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas Ampliadas: o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura. Barueri: Manole, 2004
PENA, Felipe. Jornalismo Literário. São Paulo: Contexto, 2006
SCALZO, Marília. Jornalismo de revista. São Paulo: Contexto, 2003.
VILAS BOAS, Sérgio. O estilo magazine: o texto em revista. São Paulo: Summus, 1996.
VILAS BOAS, Sérgio. Perfis e como escrevê-los. São Paulo: Summus.

DISCIPLINA: POLÍTICAS DA COMUNICAÇÃO
Bases conceituais para a formulação de políticas da comunicação: comunicação, cultura, democracia e cidadania. Condicionantes históricos, econômicos, políticos, culturais, institucionais e legais para a formulação e desenvolvimento de políticas de comunicação. Estrutura, funcionamento e políticas de instituições e organizações da comunicação no Brasil contemporâneo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Amorim, J.S.David (1988): Políticas de Comunicação no Brasil: Evolução e Impasse. In Pedro Gomes & Márcia Piva (org.): Políticas de Comunicação. São Paulo: UCBC/Paulinas, p. 19-37.
Bobbio, N. Estado, Governo, Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 4ª Edição, 1995, p. 13-52.
Bobbio, N. Liberalismo e Democracia. São Paulo: Brasiliense, 2ª Edição, 1998, p. 85- 97.
Bobio, Norberto (1994): Gramsci e a Concepção da Sociedade Civil. In______:O Conceito de Sociedade Civil. Rio de Janeiro: Graal, p. 19-53.
Bobio, Norberto (1995): Estado, Poder e Governo. In _____: Estado, Governo e Sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 53-104.
Bolaño, R.S. & Brittos, V. C. A Situação atual das Políticas de Comunicação no Brasil e as Perspectivas em Relação à Entrada da TV Digital. In Brittos, V. (org.) Comunicação, Informação e Espaço Público. Rio: Papel & Virtual, 2002, p. 143-176, 2002.
Carvalho, J.M. Cidadania no Brasil. Rio: Civilização Brasileira, 2003, p. 197-229.
Davison, W.P. (1975): O Papel da Comunicação nas Democracias. In Fischer, HeinzDietrich & Merrill, John (org.): Comunicação Internacional. São Paulo: Cultrix, p. 42-50.
Garcia, Nelson J. (1982): O Controle Ideológico. In Estado Novo, Ideologia e Propaganda Política. São Paulo: Edições Loyola, p. 97-121.
Goulart, Silvana (1990): O DIP e o Estado Novo. In Sob a Verdade Oficial. São Paulo: Marco Zero/CNPq, p. 15-28. Goulart, Silvana (1990): Regulamentação da Comunicação Social. In Idem, Ibidem, p. 47-61.
Jambeiro, O. Estado e Regulação da Informação e das Comunicações no Mundo Globalizado. In Brittos, V. (org.) Comunicação, Informação e Espaço Público. Rio: Papel & Virtual, p. 109-142, 2002.
Lima, V.A. de. Polïticas Regionais de Comunicação: Novos Atores, Velhos Problemas. In Lopes, M.I.V. de & Melo, J.M.de. Políticas Regionais de Comunicação. Londrina: Edit. Uel, 1997, p. 133-144.
Ramos, Murilo Cesar (1991): Políticas Nacionais de Comunicação e Crise dos Paradigmas. In Comunicação e Política, Rio de Janeiro:Cbela, Ano XI, n.17, p.61-70

DISCIPLINA: TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO
A relação homem-técnica, as transformações tecnológicas e suas consequências. Globalização e controle informacional. Cibercultura e sociabilidade. A relação histórica, teórica e epistemológica entre comunicação social e tecnologia. Convergência de mídias.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BOLAÑO, César Ricardo Siqueira e BRITTOS, Valério Cruz. A televisão brasileira na era digital: exclusão, esfera pública e movimentos estruturantes. São Paulo: Paulus, 2007.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Editora Senac, 2003.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1993.
MATTELART, Armand. A globalização da comunicação. São Paulo: Edusc, 2002.
MORAES, Dênis de. O concreto e o virtual: mídia, cultura e tecnologia. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MORETZON, Sylvia. Jornalismo em tempo real: o fetiche da velocidade. Rio de Janeiro: Revan, 2002.
RODRIGUES, Adriano Duarte. Comunicação e cultura. A experiência cultural na era da informação. Lisboa: Presença, 1999.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2003.

DISCIPLINA: TELEJORNALISMO
Características da notícia em telejornalismo A prática da produção de telejornalismo diário. Roteiro e produção de telejornais. Prática de reportagem. Reportagens externas e entrevistas. Princípios e equipamentos utilizados na edição de reportagem. Edição de som e imagem. O script. Planejamento e apresentação de telejornais utilizando recursos de estúdio. Noções técnicas de equipamentos e de estúdio.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ARBEX Jr., José. Showrnalismo. São Paulo :Casa Amarela, 2000.
BARBERO, Heródoto. Você na telinha: como usar a mídia a seu favor. SP: Futura, 2002.
BRASIL, Antônio Cláudio. Telejornalismo, Internet e guerrilha tecnológica. RJ: Ciência Moderna, 2002.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
JESPERS, Jean-Jacques. Jornalismo Televisivo. Coimbra: Minerva, 1998.
REZENDE, Guilherme Jorge de. Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. SP: Summus, 2000.
SQUIRRA, Sebastião. Aprender telejornalismo. SP: Brasiliense, 1993.
WATTS, Harris. On Camera: O curso de produção de filme da BBC. SP: Summus,1990.

DISCIPLINA: JORNALISMO COMUNITÁRIO
Comunicação popular e alternativa no Brasil. O papel do sujeito no processo de comunicação: uma perspectiva de ação e participação. A comunicação nos movimentos sociais e as contribuições do jornalismo no processo de integração e mudança social. Meios de comunicação e produtos jornalísticos e sua apropriação por comunidades e organizações. Características e perspectivas do Jornalismo Comunitário. Elaboração e execução de projetos de jornalismo comunitário voltados às demandas locais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
COGO, Denise Maria. No ar…:uma rádio comunitária. São Paulo: Paulinas, 1998.
MELO, José Marques de. Comunicação e classes subalternas. São Paulo: Cortez, 1980.
WOITOWICZ, Karina Janz (org.). Recortes da mídia alternativa: histórias e memórias da comunicação no Brasil. Ponta Grossa: UEPG, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
COELHO NETO, Armando. Rádio Comunitária não é crime. São Paulo: Ícone, 2002
COGO, Denise (org.). Comunicação e movimentos sociais: Quais redes? São Leopoldo: Unisinos.
FESTA, Regina (org.). Comunicação popular e alternativa no Brasil.
GARCIA, Regina Leite (Org.). Aprendendo com os movimentos sociais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
GOHN, Maria da Glória. Mídia, Terceiro Setor e MST.
MEDINA, Cremilda. Profissão jornalista: responsabilidade social. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 1982.
MOURA, Iara. Guia Mídia e Direitos Humanos. São Paulo: Intervozes, 2014
PERUZZO, Cecília M. K. Comunicação nos movimentos populares. Petrópolis: Vozes, 1998.
RUSCHEINSKY, Aloísio. Metamorfoses da Cidadania – sujeitos sociais, cultura política e institucionalidade. São Leopoldo: Unisinos, 2000.
SANTIAGO, Claudia; GIANNOTTI, Vito. Comunicação sindical: falando para milhões. Petrópolis: Vozes, 1997.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade – Uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998.

5º PERÍODO

DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
Comunicação, identidade e imagem corporativa; diagnóstico de comunicação; planos de comunicação interna e externa; clipagem;relatórios de comunicação;expressão verbal e argumentação na comunicação institucional; pesquisa de mercado e de opinião; produção de mídia em meio corporativo; gerenciamento de crises; análise de casos; projetos de responsabilidade social na gestão organizacional;o assessor de comunicação: perfil e habilidades.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CARVALHO, Claudia; REIS, Léa Aarão. Manual prático de assessoria de imprensa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
DUARTE, Jorge, (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
KARAM, José Francisco. Jornalismo, ética e liberdade. São Paulo: Summus, 1997.
KOPPLIN, Elisa; FERRARETTO, Artur. Assessoria de Imprensa: teoria e prática. 3 ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000.
MAFEI, Maristela. Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia. São Paulo: Contexto, 2004.
OGDEN, James R. Comunicação integrada de marketing: modelo prático para um plano criativo e inovador. [Tradução de: Developing a creativeandinnovativeintegrated marketing]. Tradução: Cristina Bacellar. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.
PALMA, Juarês. Jornalismo empresarial. 2. ed. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1994.
PINHO, J. B. Comunicação em marketing: princípios da comunicação mercadológica. 5. ed. São Paulo: Papirus, 2001.
REGO, Francisco Gaudêncio Torquatro. Jornalismo empresarial: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Summus, 1987.
TORQUATO, Gaudêncio. Cultura poder comunicação e imagem: fundamentos da nova empresa. São Paulo: Pioneira, 1992.
VILLELA, Regina. Quem tem medo da imprensa?:como e quando falar com jornalistas, guia básico de mídia training. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DISCIPLINA: JORNALISMO ESPECIALIZADO I
A segmentação do jornalismo: características da produção textual para o jornalismo especializado. Visão teórico-prática do jornalismo especializado nas respectivas editorias: Jornalismo Político, Jornalismo Esportivo, Jornalismo Cultural. Produção (pauta, apuração, redação, edição) e cobertura jornalística nessas editorias.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
COELHO, Paulo Vinicius. Jornalismo esportivo. São Paulo: Contexto, 2003.
ERBOLATO, Mário. Jornalismo Especializado. São Paulo: Atlas, 1981.
KOTSCHO, Ricardo. A prática da reportagem. São Paulo: Ática, 1986.
PIZA, Daniel. Jornalismo cultural. São Paulo: Contexto, 2003. 143 p
SCALZO, Marília. Jornalismo de revista. São Paulo: Contexto, 2003.
VILAS BOAS, Sérgio. O estilo magazine: o texto em revista. São Paulo: Summus, 1996.

DISCIPLINA: JORNALISMO INTERNACIONAL I
História e características do jornalismo internacional. As agências internacionais: história, funcionamento e conceituação. O papel do correspondente internacional. Perspectivas de trabalho em jornalismo internacional. Análise, pauta, apuração, redação e edição em Jornalismo Internacional. O jornalismo que se pratica no mundo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
NATALI, João Batista. Jornalismo Internacional, São Paulo, Contexto, 2004
SILVA, Carlos Eduardo Lins da. Correspondente internacional. Sao Paulo: Editora Contexto, 2011
STEINBERGER, Margarethe Born. Discursos geopolíticos da mídia: jornalismo e imaginário internacional na América Latina. São Paulo: EDUC, 2005. 310 p. Mestrado Letras.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MORAES, Denis (org) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder Rio de janeiro: Record, 2003.
MIRANDA, FERNANDO ALBUQUERQUE. Jornalismo, guerra e reprodutibilidade técnica: um estudo sobre os impactos e as influências do cinema e da televisão em livros-reportagem sobre guerras. Programa de Pós-Graduação em Letras: teoria literária e crítica da cultura. Departamento de Letras, Artes e Cultura. São João del Rei. Novembro de 2007.
LOPES, Rodrigo. Guerras e tormentas – diário de um correspondente internacional. Porto Alegre: Editora BesouroBox, 2011
http://www.dcs.pucminas.br/coreu/omundo

DISCIPLINA: METODOLOGIA I
Conhecimento científico, empírico, senso comum. Ciência, técnica, arte e tecnologia. Lógica e construção do conhecimento científico: ciências da vida, humanas e sociais. Conhecimento relação. Conceitos de método (estratégia, orientação e técnica), metodologia, procedimentos e técnicas de pesquisa. Relação entre sujeito de objeto na produção do conhecimento: Inter e multidisciplinaridades. Objetos e processos de pesquisa em Jornalismo. Produção do conhecimento em Jornalismo. Pressupostos para a pesquisa em Jornalismo. Diálogos e aproximações da abordagem jornalística com as principais propostas metodológicas de pesquisa em comunicação e ciências sociais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BECKER, Howards. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 3ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3ed. São Paulo: Atlas, 1995.
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.
LOPES, Maria Imacolatta V. Pesquisa em comunicação: formulação de modelo metodológico. 5ª. Ed. São Paulo: Loyola, 1994.
OLIVEIRA, Paulo de Salles (org.). Metodologia das ciências humanas. 2ed. São Paulo: Unesp/Hucitec, 2001.
POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1989.
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação e pesquisa. São Paulo: Hackers, 2002.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5a. Ed. São Paulo: Polis, 1987.
WEBER, Maria Helena; BENTZ, Ione; HOHLFELDT, Antonio. Tensões e objetos da pesquisa em comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2002.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BELTRÃO, Luiz. Jornalismo interpretativo. Porto Alegre: Sulina, 1980.
CONTI, Mario Sergio. Notícias do Planalto: a imprensa e Fernando Collor. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. 719 p.
GOLDENSTEN, Gisela Taschner. Do jornalismo político à indústria cultural. São Paulo: Summus, 1987. 174 p. (Coleção Novas buscas em comunicação, v. 19).
SOARES, Edileuza. A bola no ar: o rádio esportivo em São Paulo. São Paulo: Summus, 1994. 113 p. (Novas buscas em comunicação, v.45).

DISCIPLINA: REVISTA
Produção periódica de duas edições de revista impressa para o exercício prático dos conhecimentos sobre produção, apuração, redação e edição. Linguagem de revista. Revista eletrônica; Formatos de revista disponíveis no mercado;

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BOUCHER, Jean-Dominique. A reportagem escrita. Lisboa: Inquérito, 2002.
COIMBRA, Oswaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
COLLARO, Antonio Celso. Projeto gráfico: teoria e prática da diagramação. São Paulo: Summus, 1987.
KARAM, José Francisco. Jornalismo, ética e liberdade. São Paulo: Summus, 1988.
DISCIPLINA: WEB
A internet. As diferentes plataformas da web: portal, blog, microblog, rede social e sites.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
MACHADO, Elias. O ciberespaço como fonte para os jornalistas. Salvador, BA: Calandra, 2003.
NOCI, Javier Díaz e SALAVERRÍA, Ramón (Coords.). Manual de Redacción Ciberperiodística. Barcelona: Ariel, 2003.
PINHO, José Benedito. Jornalismo na Internet: planejamento de produção da informação on-line. São Paulo: Summus, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
SCHWINGEL, Carla. Jornalismo digital de quarta geração: a emergência de sistemas automatizados para o processo de produção industrial do Jornalismo Digital. Disponível em: http://www.ufrgs.br/gtjornalismocompos/doc2005/ carlaschwingel2005.doc Acesso em: 23 jul. 2007.
WARD, Mike. Jornalismo Online. São Paulo: Roca, 2006.

DISCIPLINA: INGLÊS II
Desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: compreensão oral/escrita e expressão oral e escrita.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Dicionário Bilíngüe: Inglês-Português.
MARTIN, Elizabeth A. (Ed.)(2003). Dictionary of Law. 5. ed. Oxford : Oxford University Press.
HEWINGS, Martin. (2000). Advanced Grammar in Use: a self study reference and practice book for advanced learners of English. Cambridge University Press.
MURPHY, Raymond. (1998). English Grammar in Use: a self study reference and practice book for intermediate students. 2. ed. Cambridge : Cambridge University Press.
SOUZA, Adriana Grade Fiori et al. (2005). Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental. São Paulo: Disal.
SWAN, Michael. (2005). Practical English Usage. Oxford University Press.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MINETT, Dominic Charles & VONSILD, Bjarne Zàrate Assis.(2005) Legal English: English for International Lawyers. São Paulo: Disal.
MUNHOZ, Rosângela. (2000). Inglês Instrumental : estratégias de leitura. Módulo 1. São Paulo: Textonovo. NUNAN, David. (1999) Second Language Teaching & Learning. Massachusetts: Heinle & Heinle Publishers.

DISCIPLINA: ESPANHOL
Introdução ao idioma espanhol. Conhecimento básico da língua espanhola. Vocabulário básico. Estruturas Gramaticais: regras gerais, ortografia diversa, exercícios práticos. Implicações e aplicabilidade na área turística. Interpretação de textos. Leitura, produção e compreensão de textos gerais e específicos. Aplicação de vocabulário básico: saudações, identificação, fórmulas usuais na conversação, nacionalidades, profissões e outras. Diálogos, situações de uso da língua em área turística. A língua espanhola e sua inter-relação com o Mercosul.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BRECHT, Bertolt. 1999. Los Cuentos del Señor K.Madrid:Edelsa. CREUS, Susana Quinteros de. 1997.
MARQUEZ, Gabriel Garcia. 1993. Relato de um Náufrago.38 ed. Barcelona: Tusquets Editores S.A. HERMOSO, A. González et alii. 1997.
HERMOSO, A. González.1998. Conjugar es fácil en español de España y América. Madrid: Edelsa. RIES, Al & TROUT, Jack.
DICCIONARIO PARA A ENSEÑANZA DE LA LENGUA ESPANHOLA PARA BRASILEÑOS. 2001. São Paulo: Martins Fontes.

6º PERÍODO

DISCIPLINA: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Assessoria de Imprensa e relacionamentos com a mídia. Produtos e serviços de Assessoria de imprensa. A rotina de produção da Assessoria de Imprensa. Releases e house organs. Entrevistas e coletivas. Orientação dos assessorados para o trato com a mídia. Implantação e administração de Assessoria de Imprensa. Análise de casos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
KUCINSKI, Michael. Conceitos de jornalismo. São Paulo: Edusp, 1997.
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS (FENAJ). Manual dos jornalistas em Assessoria de Imprensa. 3ed. Brasília: FENAJ.
DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. Teoria e prática. 2ed. São Paulo: Atlas, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
KOPPLIN, Eliza e FERRARETO, Luiz Artur. Assessoria de imprensa. Sagra-DC Luzzato, 1993.
LOPES, Boanerges. O que é assessoria de imprensa. São Paulo: Brasiliense, 1994.

DISCIPLINA: JORNALISMO ESPECIALIZADO II
A segmentação do jornalismo como forma de conhecimento na sociedade contemporânea. Jornalismo Econômico. Jornalismo Científico. Jornalismo em Agronegócios e Meio Ambiente. Jornalismo e Saúde. Produção (pauta, apuração, redação e edição) e cobertura jornalística nessas editorias.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ERBOLATO, Mário. Jornalismo Especializado. São Paulo: Atlas, 1981.
DIMENSTEIN, Gilberto; KOTSCHO, Ricardo do. A aventura da reportagem. São Paulo: Summus, 1990. 99 p. (Coleção novas buscas em comunicação, v. 38).
BURKETT, Warren. Jornalismo científico: como escrever sobre ciência, medicina e alta tecnologia para os meios de comunicação. [Tradução de: News reporting: sicience, medicineand High technology]. Tradução: Antônio Trânsito. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990. 229 p.
KUCINSKI, Bernardo. Jornalismo econômico. São Paulo: Edusp, 2000. 224 p. (Acadêmica, v. 6).
NELSON, Peter. Dez dicas práticas para reportagens sobre meio ambiente. Brasília: WWF/CFJ, 1994.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BELTRÃO, Luiz. Jornalismo interpretativo. Porto Alegre: Sulina, 1980.
CALDAS, Suely. Jornalismo econômico. São Paulo: Contexto, 2003.
QUINTÃO, Aylê-SalassiéFilgueiras. O jornalismo econômico no Brasil depois de 1964. Rio de Janeiro: Agir, 1987. 213 p.
OLIVEIRA, Fabíola. Jornalismo científico. São Paulo: Contexto, 2002. 89 p.

DISCIPLINA: JORNALISMO INTERNACIONAL II
Jornalismo internacional nas redes nacionais de comunicação; Jornalismo internacional em agências de notícias; relação entre as agências de notícias e as redes nacionais de comunicação; correspondente internacional nas redes nacionais de comunicação; O correspondente internacional em agências de notícias; os tipos de jornalismo internacional; O correspondente de guerra; O correspondente político; O correspondente econômico; O correspondente em Artes & Cultura; O correspondente em Ciência & Tecnologia; O correspondente esportivo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
NATALI, João Batista. Jornalismo Internacional, São Paulo, Contexto, 2004
SILVA, Carlos Eduardo Lins da. Correspondente internacional. Sao Paulo: Editora Contexto, 2011
STEINBERGER, Margarethe Born. Discursos geopolíticos da mídia: jornalismo e imaginário internacional na América Latina. São Paulo: EDUC, 2005. 310 p. Mestrado Letras.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MORAES, Denis (org) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder Rio de janeiro: Record, 2003.
MIRANDA, FERNANDO ALBUQUERQUE. Jornalismo, guerra e reprodutibilidade técnica: um estudo sobre os impactos e as influências do cinema e da televisão em livros-reportagem sobre guerras. Programa de Pós-Graduação em Letras: teoria literária e crítica da cultura. Departamento de Letras, Artes e Cultura. São João del Rei. Novembro de 2007.
LOPES, Rodrigo. Guerras e tormentas – diário de um correspondente internacional. Porto Alegre: Editora BesouroBox, 2011
http://www.dcs.pucminas.br/coreu/omundo

DISCIPLINA: METODOLOGIA II
Procedimentos metodológicos (técnicas operacionais de investigação empírica): observação, questionário, enquete, entrevista. Características do texto acadêmico-científico. Etapas e instâncias da pesquisa e elaboração do projeto: construção do objeto, objetivos, justificativa, metodologia, referencial teórico, cronograma e viabilidade da proposta. Especificidades e orientação para elaboração de projetos para monografia e/ou produtos jornalísticos. Especificidades e orientações para formulação de métodos próprios de pesquisa em Jornalismo. Modo de dizer, linguagem científica, jornalística e variações no modo de dizer (clareza, lógica e coerência). Exercícios reflexivos de proposições investigativas em Jornalismo. Pesquisa aplicada e desenvolvimento de produtos. Projetos (planejamento e ações) de produção em Jornalismo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CHRISTOFOLETTI, Rogerio e LIMA, Samuel (orgs). Reportagem, pesquisa e investigação. Florianópolis: Editora Insular, 2012.
LAGO, Claudia e BENETTI, Márcia (orgs). Metodologia de Pesquisa em Jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2010.
LABES, Emerson. Questionário: do planejamento à aplicação na pesquisa. Chapecó: UNOESC, 1998.
LEAL, B. S.; ANTUNES, E. e VAZ, P. B. (orgs). Jornalismo e acontecimento: percursos metodológicos. Vol. 2. Florianópolis: Insular, 2011.
MEDITSCH, Eduardo. Pedagogia e Pesquisa para o Jornalismo que está por vir: a função social da Universidade e os obstáculos para a sua realização. Florianópolis: Insular, 2012.
MOUILLAUD, Maurice e PORTO, Sérgio Dayrell (org.). O Jornal: da forma ao sentido. Brasília: Paralelo 15, 1997.
PONTE, Cristina. Para Entender as Notícias: Linhas de Análise do Discurso Jornalístico. Florianópolis: Insular, 2005.
SOUSA, Jorge Pedro. Elementos de teoria e pesquisa da comunicação e dos media. Porto: 2006. Disponível em BOCC.
TRAVANCAS, Isabel. “A experiência do trabalho de campo no universo da comunicação”. In: EXTRAPRENSA (USP). – Ano VIII – n° 14, junho/2014. Disponível em http://www.usp.br/celacc/ojs/index.php/extraprensa/article/view/epx14-a3/epx14-a3

DISCIPLINA: NOÇÕES DE ECONOMIA
Introdução à economia e ao pensamento econômico. Conceitos básicos. Noções de Microeconomia: teoria elementar do funcionamento do mercado. Estruturas de mercado. Macroeconomia básica: medidas de atividade econômica, teoria da determinação da renda e do produto nacional. Introdução à teoria monetária e inflação. Balanços de pagamentos e taxas de câmbio.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
PINHO & VASCONCELLOS, Manual de Economia. São Paulo. Editora Saraiva. – ROSSETI. Introdução à Economia.
VASCONCELLOS & TROSTER, Economia Básica. Teoria e exercícios. São Paulo. Editora Atlas.
LOPES & ROSSETTI. Moedas e Bancos. São Paulo. Editora Atlas. – SILVA & JORGE. Economia aplicada à Administração. São Paulo. Editora Futura

DISCIPLINA: PRODUÇÃO MULTIPLATAFORMAS
Produção, linguagem e formatos em jornalismo para dispositivos móveis. Experiências e práticas contemporâneas em comunicação e jornalismo para dispositivos móveis. Comunicação móvel. Tecnologias de rede. Mídas locativas. Produção, consumo e distribuição de informação em mobilidade. Sistemas massivo e pós-massivo. Mobilidade física e mobilidade virtual. Territórios informacionais: espaço físico + espaço virtual. Espaço, território, lugar: conceitos. De Gutenberg a McLuhan: cultura nos meios de comunicação de massa. Dispositivos de controle.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Era da informação: economia, sociedade e cultura, volume 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DELEUZE, Gilles. Post-Scriptum: sobre a sociedade de controle. In: DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010. p. 219-226.
LEMOS. André; JOSGRILBERG, Fábio (org). Comunicação e mobilidade : aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2009.
LEMOS. André; LEVY. Pierre. O futuro da internet : em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
LEVY. Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
AGAMBEN. Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó-SC: Argos, 2009.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Graal Editora, 2012.
LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência : o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2002.
PARISER, Eli. O filtro invisível : o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2012

DISCIPLINA: WEBJORNALISMO
Especificidades do jornalismo na internet. Técnicas de redação no webjornalismo. Organização hipertextual do discurso. Interatividade e multimidialidade. Atualização contínua e memória. A rede na produção e a produção em rede. Deontologia do webjornalismo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003.
MACHADO, Elias. O jornalismo digital em base de dados. Florianópolis: Calandra, 2006.
MACHADO, Elias. O ciberespaço como fonte para os jornalistas. Salvador, BA: Calandra, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MIELNICZUK, Luciana. Jornalismo na web: uma Contribuição para o Estudo do Formato da Notícia na Escrita Hipertextual. Salvador, BA: Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, 2003. Tese de doutorado. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/jol/producao_teses.htm Acesso em: 27 jan. 2006.
MOHERDAUI, Luciana. Guia de estilo web: produção e edição de notícias on-line. São Paulo: Editora Senac, 2000.
PALACIOS, Marcos; e RIBAS, Beatriz. Manual de laboratório de jornalismo na internet. Salvador: EDUFBA, 2007.
PINHO, José Benedito. Jornalismo na Internet: planejamento de produção da informação on-line. São Paulo: Summus, 2003.
SCHWINGEL, Carla. Jornalismo digital de quarta geração: a emergência de sistemas automatizados para o processo de produção industrial do Jornalismo Digital. Disponível em: http://www.ufrgs.br/gtjornalismocompos/doc2005/ carlaschwingel2005.doc Acesso em: 23 jul. 2007.
WARD, Mike. Jornalismo Online. São Paulo: Roca, 2006.

DISCIPLINA: INGLÊS III
Desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: compreensão oral/escrita e expressão oral e escrita.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Dicionário Bilíngüe: Inglês-Português.
MARTIN, Elizabeth A. (Ed.)(2003). Dictionary of Law. 5. ed. Oxford : Oxford University Press.
HEWINGS, Martin. (2000). Advanced Grammar in Use: a self study reference and practice book for advanced learners of English. Cambridge University Press.
MURPHY, Raymond. (1998). English Grammar in Use: a self study reference and practice book for intermediate students. 2. ed. Cambridge : Cambridge University Press.
SOUZA, Adriana Grade Fiori et al. (2005). Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental. São Paulo: Disal.
SWAN, Michael. (2005). Practical English Usage. Oxford University Press.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MINETT, Dominic Charles & VONSILD, Bjarne Zàrate Assis.(2005) Legal English: English for International Lawyers. São Paulo: Disal.
MUNHOZ, Rosângela. (2000). Inglês Instrumental : estratégias de leitura. Módulo 1. São Paulo: Textonovo. NUNAN, David. (1999) Second Language Teaching & Learning. Massachusetts: Heinle & Heinle Publishers.

DISCIPLINA: ESPANHOL II
Introdução ao idioma espanhol. Conhecimento básico da língua espanhola. Vocabulário básico. Estruturas Gramaticais: regras gerais, ortografia diversa, exercícios práticos. Implicações e aplicabilidade na área turística. Interpretação de textos. Leitura, produção e compreensão de textos gerais e específicos. Aplicação de vocabulário básico: saudações, identificação, fórmulas usuais na conversação, nacionalidades, profissões e outras. Diálogos, situações de uso da língua em área turística. A língua espanhola e sua inter-relação com o Mercosul.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BRECHT, Bertolt. 1999. Los Cuentos del Señor K.Madrid:Edelsa. CREUS, Susana Quinteros de. 1997.
MARQUEZ, Gabriel Garcia. 1993. Relato de um Náufrago.38 ed. Barcelona: Tusquets Editores S.A. HERMOSO, A. González et alii. 1997.
HERMOSO, A. González.1998. Conjugar es fácil en español de España y América. Madrid: Edelsa. RIES, Al & TROUT, Jack.
DICCIONARIO PARA A ENSEÑANZA DE LA LENGUA ESPANHOLA PARA BRASILEÑOS. 2001. São Paulo: Martins Fontes.

7º PERÍODO

DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO
Informa sobre o funcionamento e gestão de empresas de comunicação, oferece visão sobre comunicação organizacional. Desenvolve estratégias para a gestão de negócios na área de comunicação, reflete sobre as tendências de mercado, oportunidades de negócios e atitude empreendedora. Oferece ferramentas básicas e estratégias à gestão efetiva e empreendedora. Abrange os princípios do marketing e sua importância na definição de estratégias para a realização de uma proposta viável.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
DE ROURE, Mônica e PADUA, Suzana (orgs.). Empreendedores sociais em ação. São Paulo: Cultura Editores Associados, 2001.
DORNELAS, José Carlos A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
MCKINSEY & COMPANY. Negócios Sociais Sustentáveis: Estratégias Inovadoras. Editora: Peirópolis, 2006.
SOUZA, Eda Castro Lucas de; GUIMARÃES Tomás de Aquino (Org.) Empreendedorismo além do plano de negócios. Editora: Atlas, 2001.

DISCIPLINA: ESTÁGIO 100H
Realização de Estágio conforme regulamento Interno de Estágio da Secal

DISCIPLINA: PRODUÇÃO DE PROJETP EXPERIMENTAL EM JORNALISMO
Orientação e acompanhamento sistemático, por um docente, do processo de elaboração e desenvolvimento do Projeto Experimental em Jornalismo que possua viabilidade econômica.

DISCIPLINA: ORIENTAÇÃO TCC I
Orientação e acompanhamento sistemático, por um docente, do processo de elaboração e desenvolvimento do TCC. Banca de Qualificação.

DISCIPLINA: INGLÊS IV
Desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: compreensão oral/escrita e expressão oral e escrita.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Dicionário Bilíngüe: Inglês-Português.
MARTIN, Elizabeth A. (Ed.)(2003). Dictionary of Law. 5. ed. Oxford : Oxford University Press.
HEWINGS, Martin. (2000). Advanced Grammar in Use: a self study reference and practice book for advanced learners of English. Cambridge University Press.
MURPHY, Raymond. (1998). English Grammar in Use: a self study reference and practice book for intermediate students. 2. ed. Cambridge : Cambridge University Press.
SOUZA, Adriana Grade Fiori et al. (2005). Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental. São Paulo: Disal
SWAN, Michael. (2005). Practical English Usage. Oxford University Press.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MINETT, Dominic Charles & VONSILD, Bjarne Zàrate Assis.(2005) Legal English: English for International Lawyers. São Paulo: Disal.
MUNHOZ, Rosângela. (2000). Inglês Instrumental : estratégias de leitura. Módulo 1. São Paulo: Textonovo. NUNAN, David. (1999) Second Language Teaching & Learning. Massachusetts: Heinle & Heinle Publishers.

DISCIPLINA: JORNALISMO E CINEMA
Análise das representações do jornalismo mostradas no cinema de ficção nacional e internacional, além da abordagem construcionista e interativa entre as duas áreas.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BERGER, Christa (org.). Jornalismo no cinema. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
SENRA, Stella. O último jornalista – Imagens de cinema. São Paulo: Estação Liberdade, 1997.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
XAVIER, Ismail. O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

8º PERÍODO

DISCIPLINA: ESTÁGIO 100h
Realização de Estágio conforme regulamento Interno de Estágio da Secal.

DISCIPLINA: ORIENTAÇÃO TCC II
Orientação e acompanhamento sistemático, por um docente, do processo de elaboração e desenvolvimento do TCC. Defesa do TCC perante banca, conforme regulamento do Curso.

DISCIPLINA: LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO EM RÁDIO E TV
Comunicação verbal e não verbal; cuidados com a voz; respiração e ressonância; técnicas de apresentação; noções de apresentação em telejornal; locução de textos, linguagem televisiva e para rádio.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal. 65. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. 288 p. ISBN 9788532602084
BARBEIRO, Herodoto. Você na telinha: mídia training na televisão: como usar a mídia a seu favor. São Paulo: Futura, c2002. 143 p. ISBN 8574131164.
POLITO, Reinaldo. Como falar de improviso e outras técnicas de apresentação. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2000. 127 p. ISBN 8502015613
DIZARD JUNIOR, W. A Nova Mídia: A Comunicação de Massa na Era da Informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.
BARBOSA FILHO, A.; BENETON, R.; PIOVESAN, A. Rádio – Sintonia do Futuro. São Paulo: Paulinas, 2004. CESAR, C. Como Falar no Rádio. São Paulo: Summus, 2009. COMEGNO, V. A Magia do Rádio. São Paulo: Instituto Memória, 2010

DISCIPLINA: METODOLOGIA PARA DOCÊNCIA
As dimensões do processo ensino – aprendizagem; o professor de ensino superior: processos de formação e saberes pedagógicos; o processo de ensino aprendizagem no contexto das tendências pedagógicas brasileiras e o papel da Didática; organização do trabalho pedagógico no ensino superior: planejamento de ensino e seus elementos básicos ( objetivos, conteúdo, metodologia, recursos de ensino, avaliação)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
GARRIDO Pimenta, Maria Isabel de Almeida (Orgs). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores – São Paulo: Cortez, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 3ª ed. São Paulo:Atlas, 1997.
MASSETO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo : Summus, 2003

DISCIPLINAS OPTATIVAS I, II E III
São disciplinas decididas em reunião do colegiado que tenham como meta tratar dos temas transversais e são ofertadas ano a ano de acordo com as necessidades dos curso.