Matriz e Ementário – Curso de Gestão de Recursos Humanos

Obs.: O ano da Matriz Curricular refere-se ao ano de ingresso do acadêmico no curso de graduação.

Ementário

1º PERÍODO

CARGOS E SALÁRIOS (60 HORAS)
Ementa: Descrição de Cargo, Função e Atividade; Análise, desenhos e avaliação de cargos Construção do organograma da empresa; Conhecimento de cada função do conjunto de cargos da empresa; Requisitos necessários que os ocupantes dos cargos devem atender para assumi-los: competências, habilidades e atitudes; Remuneração: salários, benefícios e remuneração estratégica; Conceito e construção do plano de carreira; estrutura e pesquisa salarial. Tendências da Gestão de cargos e remuneração.

EMPREENDEDORISMO (EAD) (60 HORAS)
Ementa: As organizações e os diferentes tipos de negócios; O processo de formulação de modelo gerencial em função dos tipos de organização, dos segmentos de negócios que atua e outros, proporcionando o desenho da mesma que compatibilize a competitividade e a estrutura da organização. Fundamentos de planos de negócios e suas aplicações. A natureza e a importância dos empreendedores; a mentalidade empreendedora e intra-empreendedora; o indivíduo empreendedor; questões legais para o empreendedor; análise do ambiente empresarial; análise de oportunidades de mercado.

PLANO DE NEGÓCIOS EM RECURSOS HUMANOS (60 HORAS)
Ementa: O que é o plano de negócios; Aplicações de plano de negócios; O que fazer antes de iniciar novos negócios; O que constar e o que não constar em planos de negócios; Campos de atuação de novos negócios em RH; Auto avaliação para empreender; A escolha de sócio; Análise de mercado; Análise financeira; Análise técnica; Apresentação de planos de negócios; Negociação;

ROTINAS DO DEPARTAMENTO PESSOAL (60 HORAS)
Ementa: Relações de Trabalho; Funções e atividades do Departamento de pessoal; Rotinas de admissão; Documentos e registros que fazem parte da burocracia legal, duração do trabalho e marcação de Ponto; Folha de pagamento; Impostos e contribuições mensais e anuais; 13º; Férias; Conhecimento da remuneração adicional, benefícios, horas extras, férias, dispensas legais e ausências.

TREINAMENTO DE DESENVOLVIMENTO (60 HORAS)
Ementa: Métodos e técnicas de treinamento eficazes no meio empresarial; papel do gestor de treinamento como facilitador no desenvolvimento de pessoas; estratégias de treinamento e o ciclo de vida dos negócios; processo de controle do treinamento e seus benefícios para a empresa; mecanismos de avaliação e validação do treinamento; Treinamentos técnicos e comportamentais; custo e investimento em treinamento; fatores que contribuem para o sucesso do treinamento; formas de aplicação de treinamento e desenvolvimento e os benefícios dos mesmos para as pessoas e organizações.

PROJETO INTEGRADOR: Cargos e Salários (60 HORAS)
Ementa: Identificação de linha de pesquisa entre os tópicos dos conteúdos do bimestre relacionados com práticas individuais de cada aluno; Identificação de problema de pesquisa na área identificada; Emissão de resenhas sobre artigos científicos na linha de pesquisa nos períodos iniciais do curso; Elaboração de referencial teórico pertinente à linha de pesquisa; Elaboração de artigo científico nos períodos finais do curso.

2º PERÍODO

ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES (60 HORAS)
Ementa: Natureza e características da administração organizacional. Aspectos organizacionais e o planejamento das organizações. Modelos teóricos de administração das organizações. A prática do planejamento: a concepção tradicional. O PODC, Métodos de soluções de problemas nas organizações: O PDCA; Visão geral dos sistemas de qualidade nas organizações;

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL (60 HORAS)
Ementa: Linguagem e comunicação. O texto e sua linguagem. Noções de interpretação e produção de diversos tipos de textos escritos. O texto técnico e as necessidades gerenciais e organizacionais. Argumentação e Operadores argumentativos. Elementos da língua padrão. Elementos e situações de comunicações em geral. Análise, processos e técnicas da comunicação para situações na empresa, incluindo planos de comunicação. Noções de oratória.

GESTÃO DE CUSTOS E BENEFÍCIOS (60 HORAS)
Ementa: Histórico e Origem dos Benefícios; Conceitos e Definições de Benefícios; Tipos de Benefícios; Flexibilização dos Benefícios; Objetivos dos Planos de Benefícios; Planejamento e Desenho do Plano de Benefícios; Seguridade Social; Previdência Social; Custos dos Benefícios; Mapas de custos; Modelos de custos; Formação de custos por atividades; Análise de parcerias; Estrutura de custos, parcerias e desperdícios; Modelo de margem de custo.

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA (60 HORAS)
Ementa: Fundamentos do direito do trabalho; Relações de trabalho e emprego; Contrato de trabalho dos empregados; Contrato por prazo determinado e indeterminado; Alterações contratuais; Admissão e demissão de empregados; Jornadas de trabalho; Normas especiais de trabalho, estabilidade, trabalho de pessoas com necessidades especiais; Poder disciplinar do empregador; Seguridade social, previdência social; Terceirização.

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO (60 HORAS)
Ementa: Conceitos de recrutamento e seleção de pessoas; organização das diretrizes e procedimentos da área de recrutamento e seleção de pessoas: análise prévia, divulgação, processo e acompanhamento; compreensão das diversas formas de recrutamento interno e externo; As ferramentas de seleção; desenvolvimento da capacidade crítica na entrevista de seleção de pessoas; importância da entrevista de desligamento dos colaboradores; avaliação funcional durante o período de experiência; acompanhamento de programas de integração;
Análise periódica do turnover. As relações da área de Recrutamento e Seleção com as demais áreas da Gestão de RH.

PROJETO INTEGRADOR: Rotinas de Pessoal  (60 HORAS)
Ementa: Identificação de linha de pesquisa entre os tópicos dos conteúdos do bimestre relacionados com práticas individuais de cada aluno; Identificação de problema de pesquisa na área identificada; Emissão de resenhas sobre artigos científicos na linha de pesquisa nos períodos iniciais do curso; Elaboração de referencial teórico pertinente à linha de pesquisa; Elaboração de artigo científico nos períodos finais do curso.

3º PERÍODO

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E GESTÃO DA MUDANÇA (60 HORAS)
Ementa: Conceitos básicos de elaboração de projetos de mudanças organizacional. Fundamentos da gestão de projetos. Estratégias de projetos de mudanças organizacionais após pesquisas e diagnósticos aplicados: fases, objetivos e benefícios. Mudanças e sobrevivência das organizações. O pensamento social e a análise organizacional. Complexidade e desestruturação organizacional.

EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM RECURSOS HUMANOS (60 HORAS)
Ementa: Aprendizado organizacional; Educação x Ensino; Tipos de pesquisa para educação corporativa; Devolutiva das pesquisas de necessidade de aprendizado; Tipos de aprendizagem; Utilização de dinâmicas como ferramenta de aprendizagem e auto conhecimento; Gestão do conhecimento; Educação corporativa como estratégia de desenvolvimento da cadeia de valor; Universidade corporativa;

ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE (60 HORAS)
Ementa: Ética e Sociedade: Conceitos básicos. A ética e as outras ciências sociais. Sociedade, ética e moral. Fundamentos da ética e da política. Os desafios da ética. As políticas sociais e a ética. A ética profissional.

FORMAÇÃO DE TALENTOS E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL (60 HORAS)
Ementa: Etapas para desenvolvimento de talentos. Organização e modelo da competência. Efetividade e aprendizagem em organizações. Mudança e aprendizagem organizacional. Sistemas de controle e aprendizagem organizacional. Barreiras ao processo de aprendizagem em organizações. Relação entre mudança, competência e aprendizagem nas organizações. Evolução desses conceitos e sua aplicação na gestão de recursos humanos.

SEGURANÇA NO TRABALHO (60 HORAS)
Ementa: Importância da higiene e segurança do trabalho; Os direitos humanos: proteção, preservação e integridade das pessoas; A saúde ocupacional: Aspectos legais e práticos; Normas de segurança do trabalho; Causas e consequências de acidentes do trabalho; responsabilidade e função da CIPA; Técnicas de avaliação: mapa de riscos, árvores de causas, PPRA; Reintegração de acidentados; Qualidade de vida no trabalho.

PROJETO INTEGRADOR: Desenvolvimento (60 HORAS)
Ementa: Identificação de linha de pesquisa entre os tópicos dos conteúdos do bimestre relacionados com práticas individuais de cada aluno; Identificação de problema de pesquisa na área identificada; Emissão de resenhas sobre artigos científicos na linha de pesquisa nos períodos iniciais do curso; Elaboração de referencial teórico pertinente à linha de pesquisa; Elaboração de artigo científico nos períodos finais do curso.

 4º PERÍODO

COACHING E MENTORING NA GESTÃO DE RH (60 HORAS)
Ementa: Identificação dos significados do trabalho e suas implicações para as pessoas; Analise e avaliação dos principais fatores internos e externos que determinam a motivação das pessoas; A administração centrada no indivíduo: características, tendências e perspectivas; Os princípios do comportamento humano, em função da motivação e satisfação no trabalho; Elementos importantes no ambiente organizacional para a manutenção da motivação; Aspectos comportamentais no ambiente de trabalho relacionados à RH; A capacidade de liderança: Perfil de liderança; Teorias de aprendizagem; estuda da personalidade; mudanças comportamentais e auto conhecimento; inteligências múltiplas, inteligência emocional; patologias organizacionais.

ESTATÍSTICA (60 HORAS)
Ementa: Conceito e definição. O método estatístico. População e amostra. Amostragem, pesquisa, representação Tabular. Representação gráfica. Organização de dados. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Curva normal, amostragem aplicada. Regressão e correlação.

GERENCIAMENTO E AVALIAÇÃO DE EQUIPES (60 HORAS)
Ementa: Gerenciamento de pessoas. Técnicas modernas de liderança e gestão de pessoas. Concepção e papel das equipes no meio organizacional. Diferenças entre grupo e equipe. Características dos diversos estágios de desenvolvimento de equipes. Barreiras e obstáculos no desenvolvimento de equipes. Funções e normas do conhecimento da equipe. O papel do gerente na formação e desenvolvimento de equipes. Definição de objetivos; Avaliação de equipes de trabalho. Conflitos, dissidência e relacionamento em equipe; Relacionamento do gestor com a equipe.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS (60 HORAS)
Ementa: Análise de cenários e informação; a economia e cenários; conceitos e características da administração estratégica; estudo das oportunidades, estratégias competitivas e decisão estratégica; administração estratégica: princípios, conceitos e definições; planejamento estratégico, tático, operacional; delegação; tomada de decisões; ambiente organizacional; missão e visão; estratégias de negócios; implementação de estratégias; sistemas de controle estratégico; estratégias: tipos. Análise e desenvolvimento do planejamento organizacional; a importância da informação e da qualidade na gestão de projetos; elaboração de projetos; estudo dos processos e indicadores e desempenho; equipes processo decisório.

PROJETO INTEGRADOR: Gestão em Recursos Humanos (60 HORAS)
Ementa: Identificação de linha de pesquisa entre os tópicos dos conteúdos do bimestre relacionados com práticas individuais de cada aluno; Identificação de problema de pesquisa na área identificada; Emissão de resenhas sobre artigos científicos na linha de pesquisa nos períodos iniciais do curso; Elaboração de referencial teórico pertinente à linha de pesquisa; Elaboração de artigo científico nos períodos finais do curso.

OPTATIVA (60 HORAS)
Uma entre as disciplinas abaixo a ser definido no semestre anterior:

1) ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Ementa: Etnia. Pluralismo cultural e racial. Identidades. Políticas públicas e ações afirmativas. Preconceito, discriminação e racismo.

2) LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
Ementa: Pressupostos teóricos, filosóficos, sociológicos da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Aspectos da inclusão no Brasil. Políticas públicas de inclusão. Linguagem, identidade e comunidades surdas. Bilinguismo. Vocabulário de Libras em contextos diversos..

3) POLÍTICAS PÚBLICAS E MEIO AMBIENTE
Ementa: Introdução ao estudo das políticas públicas. Conceito de Estado, mercado e esfera pública. Democracia e políticas públicas. O histórico do Estado de bem – estar social; a formação da cidadania moderna e o desenvolvimento da democracia. A formação da agenda pública. A questão da decisão e da não-decisão. Modelos de decisão e o papel dos atores políticos: parlamentos, partidos políticos, grupos de interesse, estruturas institucionais e mídia. Implementação e avaliação das políticas públicas. Tendência das políticas públicas no início do século XXI e os efeitos da globalização. Política Nacional de educação Ambiental.

4) INGLÊS INSTRUMENTAL
Ementa: A Língua Estrangeira Moderna na dimensão da oralidade. Conexões entre  a teoria e a prática da Língua Inglesa.