Acadêmicos da UniSecal participam de visita à Cadeia Pública de Ponta Grossa

Três professoras de direito organizaram uma visita à Cadeia Pública Hildebrando de Souza para que os estudantes do curso de Serviço Social conhecessem o funcionamento da instituição. Intitulado Visita Cidadã, o projeto aconteceu no dia 8 de abril.

Na UniSecal os docentes são sempre estimulados a desenvolverem atividades que vão além das salas de aulas para os acadêmicos, de maneira a contribuir diretamente na formação humana dos mesmos. A visita foi organizada pelas professoras Francieli L. Santos, Fabiana Trentini e Camila Sopko a ação teve o intuito de apresentar e explicar os detalhes de uma cadeia pública e rotina dos detentos, criando uma visão humanista e crítica sobre o sistema carcerário.

Foi acompanhada pelo diretor da unidade, Maurício Ferracini, que apresentou as salas de aula, brinquedoteca e demais ambientes socioeducacionais. O diretor explicou também detalhes do funcionamento interno da unidade, bem como o dia a dia dos detentos. Teve duração aproximada de duas horas. A UniSecal já é uma instituição parceira da Cadeia Pública de Ponta Grossa, pois realiza juntamente aos detentos, projetos como círculos restaurativos. Novas visitas cidadãs serão agendadas para conhecer a estrutura e o funcionamento da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG).

Nós da UniSecal parabenizamos as professoras Francieli L. Santos, Fabiana Trentini e Camila Sopko pela iniciativa, sendo de extrema importância para a formação humana e crítica dos acadêmicos de direito. Agradecemos também ao diretor da unidade, Maurício Ferracini, pela recepção e ajuda durante a visita, que foi de extrema importância para o melhor aproveitamento da atividade.