Professor da Unisecal lança livro sobre controle da informação nas redes sociais

Derivado da tese de doutorado do autor a obra está disponível gratuitamente na versão digital

O jornalista e professor da Unisecal Rafael Kondlatsch lançou nesta semana o livro “Gatekeeping no século XXI: o controle sobre a informação jornalística em tempos de redes sociais”. A obra deriva da sua tese de doutorado, defendida na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 2019. O lançamento aconteceu durante o Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), realizado de forma virtual.

O trabalho resgata uma das mais antigas teorias da comunicação, a Teoria do Gatekeeping, e faz uma correlação com o uso da informação jornalística nas redes sociais. O autor desenvolveu o seu estudo durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2018, e propõe uma reflexão sobre o papel assumido pelos usuários no controle das informações verdadeiras e falsas circulando em grupos do Facebook. “As redes sociais são ferramentas que estão alterando as próprias relações humanas na Internet. E o jornalismo sempre foi um instrumento importante de convencimento político. Cabe olhar com atenção sobre como as pessoas estão usando a produção jornalística para conquistar capital social e relevância entre seus contatos”, explica.

A versão digital do livro já está disponível e pode ser baixada gratuitamente pelo link: https://drive.google.com/file/d/19vK_EuifcIV1uVg0FqLP5I5p3yeZARUh/view. Segundo o pesquisador, em breve uma versão impressa deverá estar disponível por demanda e ao custo da impressão.

Sobre o autor:

Rafael Kondlatsch é jornalista (2005), mestre em comunicação midiática (2012) e doutor em comunicação (2019), ele leciona nos cursos de jornalismo do Centro Universitário Santa Amélia (Unisecal) e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente ele é também Diretor da Regional Sul I da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ).