Alunos da Universidade de Negócios desenvolvem pesquisas sobre consumo em Ponta Grossa

Alunos do 3º período de Gestão de Negócios, da Universidade de Negócios – parceria entre a UniSecal e a Acipg -, desenvolveram duas pesquisas no primeiro semestre de 2021. As pesquisas tiveram como objetivo a “Percepção e consumo do turismo local em Ponta Grossa” e o “Consumo online durante a Pandemia”. As pesquisas tiveram mais de 110 respostas, e foram direcionadas para ponta-grossenses.

As pesquisas partiram de duas necessidades da cidade: a primeira, de avaliar como o ponta-grossense pensa o turismo na própria cidade; já a segunda, tendo como pano de fundo a pandemia, foi focada em avaliar o quanto o consumo e compras online aumentaram de março de 2020 para cá.

Dentre os resultados mais expressivos da pesquisa sobre o turismo, temos que:
– O ponta-grossense prefere buscar por informações dos pontos turísticos via Google ou notícias nas mídias locais;
– A maioria pouco considera a própria cidade como uma opção de turismo nas férias, mas estariam dispostos a conhecer mais pontos turísticos a partir de pacotes de passeios;
– O ticket médio gasto nos passeios, hoje, é de até R$200;

Já quanto aos resultados da pesquisa sobre consumo na pandemia, temos que:
– Mais de 50% dos entrevistados não compravam online com tanta frequência, hoje o número já passa dos 70%;
– Quase 80% nunca fez compras de supermercado online;
– O setor mais comprado online durante a pandemia foi o de moda e acessórios;
– Mais de 85% dos entrevistados afirmaram estar dispostos ou muito dispostos a comprar online novamente;
– O principal motivo da compra online é o preço, e da compra presencial é a rapidez na entrega.

A pesquisa completa está disponível no link https://institucional.unisecal.edu.br/wp-content/uploads/2021/08/Dados-Pesquisas-de-Consumo-Julho-21.docx