Curso de Pedagogia da UniSecal desenvolve projeto social que auxilia crianças de Ponta Grossa

Ao longo de todo o mês de julho diversas turmas do curso de Pedagogia da UniSecal estiveram intensamente envolvidas em um projeto social chamado “Mãos que Aquecem”, que atuou em conjunto com duas instituições de Ponta Grossa. A iniciativa partiu da coordenadora do curso, Perla Cristiane Enviy, juntamente com a professora responsável pela disciplina de curricularização, Fabiane Fabri.

Inicialmente os estudantes entraram em contato com os dirigentes da casa de acolhimento para crianças “Pequeno Anjo” e com os representantes da Guarda Mirim, para conhecer quais são os públicos atendidos, as necessidades e realidades de cada uma. Foram então designados grupos de direcionamento, planejamento, confecções e execução das propostas.

Kits de higiene (contendo cortador de unha, escova de dentes, sabonete, shampoo e etc) e gorros para o inverno foram arrecadados com a comunidade da UniSecal para serem doados para a casa “Pequeno Anjo”. Em um segundo momento, foram entregues também materiais Pedagógicos confeccionados pelos acadêmicos especialmente para atender as demandas educacionais e de lazer da instituição.

Após conhecerem, de maneira remota, os ateliês e ambientes educativos e de preparo, os estudantes de Pedagogia desenvolveram materiais Pedagógicos específicos para a Guarda Mirim, instituição que atua no apoio educacional de jovens e adolescentes. Os materiais produzidos seguiram propostas que atendiam a necessidades específicas dos frequentadores da guarda.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Perla Cristiane, reforça “A acolhida, participação e o aceite dos profissionais dessas instituições foram de extrema importância para que o projeto fosse desenvolvido da forma que foi”. Ela ainda ressalta que os momentos de entregas dos materiais foram de muita alegria e receptividade.

“A UniSecal sempre nos deu total liberdade de criar nas mais diferentes propostas! Temos o apoio da Instituição sempre, que viabiliza e estimula para que nossas ideias se efetivem da melhor forma” afirma a professora Perla.

O projeto “mãos que aquecem” irá fazer novas parcerias para ações comunitárias, voltadas principalmente para o dia das crianças (12 de outubro), porém as instituições atendidas ainda não foram definidas.