EaD e Ensino Remoto não são a mesma coisa

No último ano, o ensino remoto se tornou a única opção para que as instituições de ensino dessem continuidade às aulas sem colocar em risco a saúde dos estudantes, professores, colaboradores e suas famílias. Afinal, uma das principais medidas do isolamento social para diminuir o contágio do Coronavírus foi a suspensão das aulas presenciais.

A mudança das aulas presenciais para o ambiente online trouxe muitas dúvidas para quem nunca estudou desta maneira. A principal dúvida é: Educação a Distância e Ensino Remoto são a mesma coisa? Preparamos este artigo para sanar as suas dúvidas e te ajudar a escolher a melhor modalidade de ensino para você.

Quais as diferenças entre a Educação a Distância e Ensino Remoto?

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que foi projetado para prestar atendimento, aplicar atividades, aulas e outras demandas em ambiente virtual de aprendizagem, com o apoio de professores tutores e tecnologias que favorecem o ensino. Toda a concepção didático-pedagógica foi desenvolvida para ter um funcionamento próprio e autônomo das atividades presenciais e remotas. A EaD possui sua estrutura flexível e os conteúdos e atividades são desenhados conforme as características da área de conhecimento.

Já as aulas remotas são uma solução temporária para a continuidade do ensino e das atividades pedagógicas, tendo como principal ferramenta a internet. Esta modalidade surgiu para tentar minimizar os impactos na aprendizagem dos estudantes do sistema presencial durante o período de crise. Por isso, as aulas remotas não são uma modalidade de ensino, mas sim uma solução para muitas instituições, como a UniSecal.

Normalmente o Ensino Remoto é tida como uma solução rápida e utilizada por um período menor de tempo, diferente da EaD, que possui estrutura e metodologia pensadas para garantir o ensino e educação a distância.

Principais vantagens de cada opção

A grande vantagem do Ensino Remoto é permitir a continuidade do ensino presencial através da tecnologia. Assim como se estivesse na sala de aula, o aluno assiste às aulas ao vivo e tem todo o suporte do professor. Já na Educação a Distância, as vantagens vão além. A principal delas é a flexibilidade da aprendizagem, ou seja, o aluno consegue adaptar a sua rotina e acompanhar as aulas nos melhores horários da sua rotina. Outra grande vantagem da EaD são os tutores que acompanham a flexibilidade de horários dos alunos, além de uma carga horária que é composta por diferentes recursos de aprendizado e formatos de atividade.

A UniSecal Digital é para você que busca uma modalidade de ensino flexível e de qualidade. Conheça os nossos cursos e transforme o seu futuro.