Direito UniSecal: Mesa-Redonda recebe autora do livro “Os delitos culturalmente motivados e a justiça restaurativa”

A autora Ma. Luísa Nami Godoy falou sobre a obra e sobre a relevância do tema na atualidade.

Na última quinta-feira, dia 20 de Maio, o curso de Direito da UniSecal promoveu uma Mesa-Redonda, aberta ao público, para discutir o livro “Os delitos culturalmente motivados e a justiça restaurativa”, de Luísa Nami Godoy.

A Mesa-Redonda contou com a presença dos professores do curso de Direito, Renata Young Blood, que atuou como mediadora, e Bruno Cunha Souza, organizador do evento. Além da Promotora de Justiça Suzane Maria Carvalho do Prado e da autora Luísa Nami Godoy.

Durante o evento, os presentes puderam discutir e entender melhor sobre as ideias da obra recentemente publicada por Luísa Nami Godoy.

Segundo a autora, o livro aborda a importância de reconhecer e respeitar o outro sem impor a eles uma determinada cultura.

“Existem pessoas com culturas totalmente distintas inseridas num mesmo contexto e sob a mesma legislação. Então eu avalio como essa desfronteirização desafia nosso sistema, o Direito Penal e tudo que a gente conhecia como uma Justiça Retributiva até então […] A partir de vários temas culturais, que para além dos delitos, são questões culturais que estão presentes no dia a dia de todos os países multiculturais”, afirma.

Para os participantes que estiveram presentes durante a transmissão ao vivo via Sympla, foram emitidos certificados de ouvinte de 3 horas. Para emitir o certificado, basta acessar seu perfil na plataforma Sympla a partir do dia 22 de Maio, entrar em “Meus Ingressos”, clicar em “Encerrados” e fazer o download.

O evento está disponível na íntegra no canal do Youtube da UniSecal.

Sobre a autora

Luísa Nami Godoy é Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – Portugal, com bolsa de pesquisa e investigação na Universidad de Salamanca, Espanha – Linha de Pesquisa: Multiculturalismo e Justiça Restaurativa. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em 2014. Integrante do grupo de estudos de Direito Penal do Ministério Público do Estado do Paraná.