Professor da UniSecal traduz livro de autor italiano para o português

O livro ‘Primeira lição sobre a justiça penal’, do professor italiano Glauco Giostra, será publicado nas próximas semanas pela Tirant lo Blanch.

Bruno Cunha Souza, professor do curso de Direito da UniSecal, foi responsável pela tradução para o português do livro “Prima lezione sulla giustizia penale” – ‘Primeira lição sobre a justiça penal’ em português – de autoria de Glauco Giostra, professor ordinário de direito processual penal na faculdade de Direito da Università degli Studi di Roma ‘La Sapienza’.
A obra traz uma importante revisão do processo penal italiano, trabalhando os assuntos mais candentes do Codice di procedura penale (c.p.p.), que está em vigor desde 1989. Depois de pelo menos 25 anos de discussões, os italianos superaram a matriz inquisitória do Codice Rocco – base que tanto influenciou o Código de Processo Penal brasileiro vigente – para estabelecer, com o novo código, um processo de estrutura acusatória.
O Prof. Cunha Souza, que foi aluno do autor italiano durante a passagem pela ‘Sapienza’ Università di Roma em 2019, afirma que foi uma grande honra ser o responsável por traduzir o livro ao português, especialmente por se tratar do Primeira Lição, que é uma obra voltada à democratização do conhecimento relativo ao processo penal.
“Em 2018, conheci o Prof. Pasquale Bronzo, que leciona processo penal na ‘Sapienza’ Università di Roma. Desde então, realizei a tradução ao português de alguns de seus textos. No início de setembro de 2019, em Roma, o Prof. Bronzo me apresentou ao Prof. Glauco Giostra. Depois disso, acompanhei as aulas de processo penal do Prof. Giostra que, ao final da minha estadia em Roma, em dezembro de 2019, acabou me convidando para traduzir o “Prima lezione sulla giustizia penale” ao português. Obviamente, aceitei a oportunidade”, conta o professor da UniSecal.
De acordo com o tradutor, a obra se encontra na fase final da edição e logo estará disponível para aquisição no site da Tirant.

Sobre o Professor

O Professor Bruno Cunha Souza é advogado; Bacharel em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Mestre em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Pesquisador visitante de agosto a dezembro de 2019 na Sapienza Università di Roma; Membro do Observatório da Mentalidade Inquisitória e atualmente professor de Direito Processual Penal e Coordenador de Eventos e Extensão do curso de Direito da UniSecal.