- 27 de abril de 2021
- Postado por: Priscila Lopes
- Categoria: Direito, UniSecal
Nota máxima na avaliação de TCC, artigo de Aline Payonki é aprovado para as revistas JURIS – Revista da Faculdade de Direito e Revista de Direito FAE.
O artigo “Destituição do Poder Familiar e Maternidade Socioafetiva”, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso da aluna de Direito da Unisecal, Aline Payonki, foi publicado na última edição da JURIS – Revista da Faculdade de Direito.
O trabalho, orientado pela professora Graciela Cristina Freitas Simon Sola, analisa a relevância da maternidade dentro da filiação socioafetiva e discute os reflexos do seu reconhecimento no sistema jurídico brasileiro. A autora conta que utilizou da própria experiência familiar para encontrar o tema da pesquisa.
“Eu vivo a maternidade socioafetiva. Minha filha mais velha é biologicamente apenas do meu marido, mas eu crio ela desde os 2 anos de idade e agora ela já tem quase 10. Então eu tenho essa experiência da filiação socioafetiva e sempre quis muito escrever e pesquisar sobre”, relata Aline.
A importância do tema se dá pela necessidade urgente de tutela jurídica, sobre os direitos e deveres aplicáveis às relações interpessoais e o reconhecimento formal da filiação formada sem vínculo biológico, com base em laços sentimentais de amor e afeto existentes na prática.
“Para mim é um orgulho e uma emoção muito grandes, porque é o reconhecimento de algo que eu vivo. É o trabalho resultado de buscas que eu fiz para entender melhor como funcionava algo que eu já vivia”, afirma a autora do artigo.
Além da JURIS, o artigo já foi aprovado e será também publicado na próxima edição da Revista de Direito FAE, de Curitiba.
Sobre as Revistas
A Revista JURIS possui uma periodicidade semestral e acolhe estudos críticos e interdisciplinares sobre as relações entre Direito e Justiça Social, enfrentando questões que relevam da igualdade de direitos, da solidariedade e da sustentabilidade, aprofundando o debate científico que articula as alternativas para o desenvolvimento sustentável e a igualdade de oportunidades nas sociedades multiculturais e no mundo globalizado.
A Revista de Direito FAE – RDF é uma periódico virtual, cujo espaço tem por meta a divulgação da produção científica e acadêmica de temas relativos ao Direito de forma analítica, em seus variados ramos, objetivando o estudo científico, filosófico e crítico dos saberes jurídicos. Os temas principais estão vinculados às produções acadêmicas oriundas dos docentes e discentes dos grupos de pesquisa e do curso de direito da FAE, além da comunidade científica nacional e internacional.