Como se preparar para uma entrevista on-line

A entrevista de emprego sempre foi uma das partes mais importantes do processo de recrutamento e seleção, uma vez que é nela que os gestores conhecem melhor os candidatos que se inscreveram à vaga. É nessa conversa que você, candidato, terá a oportunidade de mostrar ao entrevistador os pontos relevantes do seu currículo.

Assim como o trabalho remoto se consolidou no mercado de trabalho, as entrevistas on-line também. Estar preparado para elas é fundamental e, por isso, separamos 5 dicas para ajudar no seu desempenho:

Vista-se adequadamente

A entrevista por videochamada é tão formal quanto a presencial, portanto você deve vestir-se do mesmo modo que se vestiria para ir à empresa. Isso demonstra ao recrutador que você se preocupou em ser profissional e se preparou adequadamente para a ocasião.

Confira com antecedência o equipamento e a conexão com internet

Aproveite o período anterior da entrevista para testar o microfone (se você pode ser compreendido sem interferências), a webcam (se a imagem está nítida) e a conexão com a internet. Imprevistos acontecem, mas essas atitudes minimizam as chances de problemas ao longo da entrevista.

Escolha um local apropriado

O ideal é escolher um local silencioso, iluminado e, de preferência, com um fundo neutro. As possíveis interrupções e interferências podem atrapalhar a atenção, tanto do avaliador quanto do entrevistado, prejudicando a continuidade do processo seletivo.

Estude a empresa

Assim como em uma entrevista presencial, a entrevista on-line exige bastante preparação. Busque todas as informações sobre a empresa e a vaga, entenda o segmento de atuação, o posicionamento no mercado, os concorrentes e o que já foi publicado na imprensa em relação à empresa. Além da preparação, isso auxilia na identificação de que seus valores pessoais estão de acordo com a organização.

Prepare o seu marketing pessoal

Ao longo de uma entrevista, o recrutador espera que você saiba falar sobre as suas competências e os seus principais resultados ao longo da sua trajetória. Na entrevista on-line não é diferente, portanto, não poupe esforços para falar de você e busque agir como se estivesse realmente frente a frente com o entrevistador.