UniSecal apoia oficina de escrita teatral com dramaturgo Gabriel Vernek

Foto: Gabriel Vernek.

Por: Dani Ribeiro
Supervisão: Rodolpho Bowens

Curso on-line inclui teoria sobre a história da dramaturgia ocidental e métodos de escrita para o teatro

Em 6, 7 e 8 de novembro acontecerá a ‘Oficina-Ateliê – Disparadores e Dispositivos Para a Criação Dramatúrgica’, evento on-line voltado para quem deseja praticar a escrita para a cena teatral a partir de exercícios e ferramentas que estimulam a criação de enredos, construção de personagens e conflitos. Os encontros, apoiados pela UniSecal, serão ministrados por Gabriel Vernek e as inscrições, que são limitadas, já estão abertas.

Dividido em três encontros de 2h cada, o curso abordará o percurso histórico da dramaturgia ocidental desde os autores clássicos até os contemporâneos, realizando uma linha do tempo para auxiliar os participantes no entendimento de como o texto teatral se consolidou durante os períodos marcantes de sua trajetória.

Também serão apresentados diferentes métodos de escrita para a cena teatral, fornecendo aos participantes variadas perspectivas possíveis para pensarem suas próprias criações e, com isso, elaborarem textos que possam ser compartilhados com todos. Apesar de ter como público-alvo atores, pessoas de qualquer área podem se inscrever.

O curso é uma iniciativa da Diálogos Culturais e tem o apoio da Editora Estúdio Texto, Escola de Artes Bianca Almeida, Escola de Artes Atos, Projeto Pássaro Liberto e da UniSecal, que reconhece a importância da cultura na formação humana e busca também ser mais um meio de acesso à ela.

Inscrições

Os encontros acontecerão pela plataforma Google Meet em 6 de novembro, das 19h30 às 21h30, e em 7 e 8 do mesmo mês, das 15h30 às 17h30. Para se inscrever é preciso enviar um e-mail para ateliedramartugias@gmail.com com nome completo, CPF, WhatsApp e uma minibiografia em formato de texto.

São apenas 30 vagas preenchidas por ordem de inscrição. O ingresso será na forma de “pague o quanto pode”, ou seja, se o inscrito puder e quiser, ele contribui com a quantia que lhe for viável. Confira o edital completo aqui.

Gabriel Vernek

É ator, diretor, dramaturgo e produtor. É bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (Unespar). Foi convidado para compor a mesa dos novos dramaturgos paranaenses na 35ª Semana Literária Sesc Paraná. Ministrou oficinas de teatro e dramaturgia em festivais, universidades e demais espaços formativos.

Oficina: Oficina-Ateliê – Disparadores e Dispositivos Para a Criação Dramatúrgica;

Dia: 6, 7 e 8 de novembro de 2020;

Horário: 19h;

Local: Google Meet;

Inscrições: envio de e-mail para ateliedramartugias@gmail.com.

Conteúdos relacionados:

UniSecal firma parceria com o TRE e torna-se ‘amiga’ da Justiça Eleitoral.

Cursos da UniSecal Digital estão com inscrições abertas.

Fundação Municipal de Cultura de PG realiza evento com apoio da UniSecal.