- 4 de agosto de 2020
- Postado por: Priscila Lopes
- Categoria: Iniciação Científica, Pedagogia, UniSecal
Tese foi na ‘Linha de Pesquisa – Ensino e Aprendizagem’ e tem como objetivo analisar as possíveis contribuições da Didática na formação inicial dos professores
A professora dos cursos de Pedagogia e Segunda Licenciatura em Pedagogia da UniSecal, Viviane Aparecida Bagio defendeu com sucesso a sua tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A pesquisa defendida teve como tema ‘Ser “bom professor”: as contribuições da Didática na formação inicial docente’ e a banca de avaliação aconteceu nesta terça-feira, 4 de agosto, de forma remota, respeitando o distanciamento social provocado pela pandemia da covid-19.
Segundo Viviane, sua pesquisa tem como objetivo analisar as possíveis contribuições da Didática na formação inicial dos docentes, sob a perspectiva do ser “bom professor”. Para entender esse processo, dois questionários foram realizados: o primeiro com 253 licenciados, antes de eles cursarem a disciplina ‘Didática’; e o segundo com 61 licenciados que participaram da primeira etapa, após concluírem a matéria.
Os resultados da pesquisa mostraram a influência da ‘Didática’ na formação dos docentes.
“Foram dois questionários para entender como as compreensões, opiniões e crenças sobre o ser professor foram alteradas ou refletidas de modo a comparar como a Didática impacta no processo de formação desses profissionais”, explica a doutora em Educação.
Mestra em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e agora Doutora em Educação, sua pesquisa fez parte da ‘Linha de Pesquisa – Ensino e Aprendizagem’.
Ensino-Pesquisa-Extensão
Com a conclusão do doutorado, Viviane destaca o qualificado corpo docente da graduação em Pedagogia e da Segunda Licenciatura em Pedagogia da UniSecal. Ambas as formações possibilitam um ensino de excelência aos alunos da Instituição, os preparando para se destacarem no mercado de trabalho e também na vida acadêmica.
De acordo com a professora, a conquista é motivo de felicidade e que também deve ser compartilhada com seus alunos.
“Por um lado, finaliza uma etapa de aprofundamento de estudos, concluindo a formação para ser pesquisadora. Por outro, demonstra a responsabilidade que temos com o tripé universitário ensino-pesquisa-extensão. A sensação é de que ampliaram-se as perguntas e a necessidade de estudar mais”, finaliza Bagio.
A defesa de uma tese faz parte do processo de conclusão de um doutorado. O trabalho traz uma ideia científica original, a qual deve ser pesquisada a fundo e defendida pelo autor diante de uma banca de avaliação ou comissão julgadora. Se o aluno tiver sucesso, ele passa a ter a titulação de doutor(a).
Conteúdo relacionado:
Professora defendo com sucesso Doutorado em Comunicação e Linguagens.
Alunos e professor criam programa para ajudar na construção do conhecimento.
Professora da UniSecal publica artigo em importante revista brasileira.