Fundação Municipal de Cultura de PG realiza evento com apoio da UniSecal

Atividades acontecerão em 21, 22 e 23 de julho no Google Meet e Facebook. Os temas serão a importância da arte, produção de periódicos e entrevistas

A Fundação Municipal de Cultura da cidade de Ponta Grossa (PR), com o apoio dos cursos de Jornalismo da UniSecal e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizará nesta semana o ‘Ciclo de Atividades Formativas’. Totalmente gratuito, on-line e com certificação, o evento disponibilizará um bate-papo e duas oficinas com o objetivo de apresentar aos participantes ensinamentos que possam ser replicados em ações culturais e de comunicação. As inscrições podem ser efetuadas clicando aqui.

Durante os três dias de atividades – 21, 22 e 23 de julho – serão abordados temas como a importância da arte, produção de periódicos e entrevistas em tempos de pandemia. As duas oficinas serão realizadas pela plataforma digital Google Meet (link será enviado aos inscritos) e o bate-papo acontecerá no Facebook da Fundação Municipal de Cultura.

De acordo com o diretor de cultura, Eduardo Godoy, mesmo diante da pandemia da covid-19, as atividades artístico-culturais se fazem fundamentais para a continuidade de ações formativas da comunidade.

“As três atividades que integram este Ciclo têm o objetivo de servirem de base para o público poder replicar os ensinamentos em suas ações culturais e de comunicação. Logo, para além do resultado imediato nos participantes, elas terão repercussão também na qualidade de outras ações que vêm sendo promovidas – lives de artistas, entrevistas, bate-papos etc.”, explica Eduardo.

Programação

Os participantes do ‘Ciclo de Atividades Formativas’ receberão, ao final do evento, certificados emitidos pela Fundação Municipal de Cultura. Confira abaixo toda a programação:

• Oficina: Produção de periódicos independentes – 21/07, às 17h

Com a participação do Me. Daniel Zanella, mestre em Teoria Literária, a atividade apresentará as principais etapas para a consolidação de um jornal ou uma revista digital ou impressa, desde a elaboração da ideia às questões estruturais e logísticas.

Daniel é jornalista formado e licenciado em Letras, publisher e editor do ‘RelevO’, impresso mensal de literatura, e publisher e editor do ‘Canções de Jornal’, impresso de música.

• Oficina: Entrevistas em tempos de pandemia – 22/07, às 19h30

Rafael Urban, mestrando em Cinema e Artes do Vídeo, mostrará métodos para organizar uma entrevista, desde a pesquisa até a realização, apresentando exemplos de trabalhos que realizou no documentário cinematográfico e jornalismo impresso.

O documentarista coordena a ‘Sto Lat Filmes’ e já produziu quatro longas-metragens, além de mais de vinte curtas exibidos em 27 países. Em 2018 foi o primeiro realizador a receber a Bolsa Eduardo Coutinho, oferecida pelo Doc’s Kingdom, de Portugal.

• Bate-papo: A importância da arte em tempos de pandemia – 23/07, às 19h30

A conversa terá a presença do doutor em Estudos Literários, Dr. Otto Winck, e tem como principal pergunta norteadora: o que é que a arte, em todas as suas modalidades, pode fazer para uma reconstrução da esperança, da solidariedade e da possibilidade de empatia entre os seres humanos?

Vencedor do prêmio da Academia de Letras da Bahia, em 2006, Otto há anos ministra oficinas de escrita criativa. Atualmente leciona na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade).

Mais informações sobre o ‘Ciclo de Atividades Formativas’ no site da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa (PR).

Conteúdo relacionado:

Com mais de 100 atividades gratuitas e on-line, UniSecal realiza ‘Transformação’ no início de julho.

Jornalista, e ex-aluna da UniSecal, conversa com estudantes sobre os desafios da profissão.

Alunos de Jornalismo têm aula prática com jornalista do Paraguai.