Em tempos de Coronavírus, como se qualificar de casa?

Reprodução: Internet.

Diversas instituições estão disponibilizando cursos gratuitos para que toda a população possa se qualificar durante a pandemia da COVID-19

A doença COVID-19, o novo Coronavírus, tem mudado os nossos hábitos. Hoje, 31 de março de 2020, somos orientados a não sairmos de nossas casas. O motivo? Evitarmos aglomerações de pessoas para que possamos reduzir a propagação da doença.

Em tempos de crise, precisamos reinventar alguns costumes e hábitos, desde a nossa higienização das mãos até a maneira como trabalhamos. O agora famoso home office. Mas, isso é assunto para outro texto que publicaremos em nosso Blog UniSecal. Fiquem ligados!

Hoje viemos aqui para falar sobre ‘Como se qualificar de casa’. Existem infinitas maneiras de fazer isso, seja por cursos on-line, aplicativos, dentre tantas outras coisas que nós nem sabíamos e hoje estamos descobrindo. Aqui na UniSecal, por exemplo, já fazíamos o uso da Educação a Distância (EaD), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Um local onde os professores podem colocar atividades, fóruns, textos, vídeos, dentre tantas outras possibilidades.

Entretanto, como mencionamos acima, precisamos sempre se reinventar. Aqui na UniSecal, nossos professores foram orientados pelo Conselho Acadêmico (CAc) a fazerem o uso de novas metodologias para ensino a distância. A ideia tem o objetivo de não parar com o calendário acadêmico e os alunos, dos cursos presenciais, possam continuar com os estudos. Claro que também gostaríamos de continuar com as aulas presenciais, até porque gostamos de ver as salas cheias, mas são medidas orientadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). E nós, preocupados com a saúde de toda a comunidade acadêmica, estamos seguindo essas orientações.

Cursos on-line

Agora com a quarentena causada pela COVID-19, não podemos parar de estudar. Não é mesmo!? Dessa forma, várias instituições estão disponibilizando cursos de qualificação gratuitos para toda a população. E mais legal ainda, é que esses cursos geram certificados de participação (“tá” certo que alguns pedem uma “graninha” para certificar). É aprendizado para todas as áreas. Confira abaixo alguns deles:

• Harvard University

A Universidade de Harvard geralmente disponibiliza cursos gratuitos. Por meio da plataforma edX, os interessados podem aprender sobre criação de jogos digitais, desenvolvimento de websites, empreendedorismo, produção de textos, programação entre vários outros. O bacana é que há conteúdos, além do Inglês, em Português.

• Fundação Getúlio Vargas

Com mais de 50 cursos “de grátis”, a FGV oferece ensino sobre estratégia de negócios, finanças, marketing, gestão e áreas correlatas. É uma grande oportunidade para os interessados, já que a Fundação disponibiliza certificado aos participantes que alcançarem a nota mínima na prova final. Para acessar os materiais, basta clicar aqui.

• Universidade de São Paulo

A USP disponibiliza 16 cursos gratuitos, que vão desde criação de startups até marketing. Também há aulas interessantes sobre mapas conceituais e origens da vida no contexto cósmico. Os interessados devem acessar o site da Coursera.

• Sebrae

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas oferece muitos cursos mesmo! São mais de 100 nas áreas de empreendedorismo, gestão de pessoas, legislação e mercado e vendas. Após o término das aulas, os estudantes recebem um certificado de participação. Todos os cursos gratuitos ficam disponíveis na página do Sebrae.

• Udemy

A plataforma conta com mais de 100 mil cursos on-line, porém não são gratuitos. Entretanto, têm aulas com preços bem em conta. São cursos em diversas áreas como design, estilo de vida, finanças, fotografia, música, negócios, entre tantos outros. Lá tem de tudo mesmo. Basta entrar no site deles e fazer a festa.

• Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial conta materiais nas áreas de comunicação empresarial, empreendedorismo e finanças. Também há aulas sobre desenho arquitetônico, segurança do trabalho e tecnologia da informação. Ao todo são 13 cursos gratuitos que podem ser acessados na página da EaD Senai.

Infinitas possibilidades em casa

Viram só!? São muitas chances de aprendizado e o melhor de tudo isso, sem sair de casa. Não achou aquele curso com a sua cara? Tem problema, não! É só dar uma pesquisada na Internet que as possibilidades são quase infinitas.

E vocês podem estar se perguntando “E a UniSecal? Não tem um site com cursos on-line?”. Olha, gente… Não posso dar spoilers, rsrs!

Continuem em casa seguindo as orientações das autoridades, conforme a UniSecal vem fazendo. OMS, Ministério da Saúde, Ministério da Educação (MEC), Governo do Estado do Paraná e Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Logo passaremos por essa crise! Enquanto isso, continuem estudando e lembrem-se… Aqui na UniSecal, nós #NãoEstamosDistantes.

Conteúdo relacionado:

10 sites para baixar livros gratuitamente.

Por que fazer uma graduação EaD?.

8 motivos para ouvir podcast.