Formação em Pedagogia possibilita trabalho além da sala de aula

Imagem: Alunas de Pedagogia utilizando o laboratório de informática.

Por: Guilherme Andrey

Supervisão: Rodolpho Bowens

O profissional pedagogo pode trabalhar, também, fora do sistema educacional como em ONGs, hospitais e hotéis; área possui amplo mercado

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a licenciatura em Pedagogia é uma das mais procuradas pelos estudantes. Estando entre as dez primeiras, de acordo com o Censo de Educação Superior, o curso forma profissionais preparados para atuarem na área da educação infantil, nos anos inicias do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) observa que o pedagogo recebe em média, no Brasil, R$ 2.271.

O mercado de trabalho para os licenciados na área é amplo, com possibilidade de atuação nas escolas da rede pública e privada, tanto de professor como diretor. Além disso, o profissional pedagogo pode trabalhar fora do sistema educacional como em Organizações Não Governamentais (ONGs) e, também, em instituições como hospitais e hotéis. Confira abaixo algumas possibilidades:

• Educação Infantil: O egresso em Pedagogia pode atuar como docente, coordenador pedagógico ou gestor nas escolas de Educação Infantil, trabalhando com bebês e crianças pequenas. Além de contribuir com a organização de espaços e atividades lúdicas no desenvolvimento dos alunos;
  • Educação de Jovens e Adultos: Nesta modalidade, a atuação, além de estar direcionada à docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o profissional pode participar de projetos e programas que contribuam para que os alunos jovens e adultos concluam seu processo de escolarização;
  • Educação não formal: Além dos espaços formais de educação, hoje, o Pedagogo pode atuar em ONGs, em Programas Culturais e Sociais de Instituições Públicas e/ou Privadas, com assessorias, docências e organização de tempos e espaços educacionais.
Pedagogia na UniSecal

A UniSecal disponibiliza a graduação licenciatura em Pedagogia, que tem nota 4 no Conceito de Curso (CC) do MEC (a avaliação é em uma escala de 1 a 5). Nela o acadêmico terá a seu dispor professores doutores e mestres que garantirão uma formação com vastos conhecimentos. Além disso, a matriz curricular atualizada proporciona aos alunos um ensino que acompanha as tendências do mercado de trabalho.

O curso presencial tem a duração de quatro anos e tem à disposição turmas nos períodos matutino e noturno. Durante as aulas, os acadêmicos também têm em sua formação a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O aprendizado de LIBRAS é importante para os futuros pedagogos, considerando o contexto da educação inclusiva nas instituições de ensino.

Há mais de 20 anos seguindo a missão de transformar pessoas por meio da educação, o primeiro centro universitário 100% ponta-grossense conta com três campi localizados no centro da cidade de Ponta Grossa (PR), aulas presenciais, Biblioteca Física e Virtual com mais de 30 mil títulos, ambientes com acessibilidade para pessoas com deficiência, graduação bilíngue, mensalidades acessíveis e a UniSecal Kids, espaço para os filhos dos acadêmicos.

Os interessados em realizar uma faculdade ainda neste primeiro semestre de 2020 podem participar do ‘Vestibular Agendando UniSecal’. Sem custo, o candidato pode agendar o processo seletivo na hora e dia que melhor se encaixa em sua rotina. As aulas iniciam em 2 de março.

Serviço

Outras informações sobre o curso de Pedagogia no site da UniSecal ou no telefone da Central de Relacionamento: (42) 3220-6700. O número é o mesmo para ligações ou mensagens via WhatsApp, ambiente virtual onde é possível tirar todas as dúvidas referentes ao centro universitário sem sair de casa.

Conteúdo relacionado:

Alunas de Pedagogia criam livros para crianças com deficiência visual.

Alunas de Pedagogia têm aula prática sobre produção de vídeo.

12ª Edição da SEOPS traz aprendizado prático para acadêmicos de Pedagogia.