Quais os benefícios de ter ensino superior?

Você é estudante universitário ou já tem um diploma de ensino superior? Se você respondeu sim para essa pergunta, saiba que faz parte de um grupo privilegiado no Brasil.

Quer saber quais os benefícios de ter um diploma de ensino superior? Continua a leitura, que vamos contar para você!

Brasileiros no ensino superior

O número de pessoas que tem diploma de graduação no Brasil é pequeno. O percentual de pessoas acima dos 25 anos com ensino superior completo é de 16,5%. É o que mostra a Pesquisa Anual por Amostra de Domicílios Contínua 2018 (PNAD-Contínua/IBGE).

Além disso, em 2018 foi registrado o número de 8,4 milhões de alunos matriculados em uma faculdade ou universidade. Esse dado é do Censo da Educação Superior, feito anualmente pelo Inep. Lembrando que a população brasileira é de 209,3 milhões.

Outro dado apresentado pelo Inep mostra que 1/3 dos alunos consegue terminar o curso de graduação no tempo previsto. E apenas metade dos que entram na universidade conclui o curso.

Benefícios de ter ensino superior

• Aumento no salário: No Brasil, um profissional com ensino superior completo ganha 2,5 vezes mais do que alguém com ensino médio. Estatísticas apontam que o Brasil é o país mais em que mais aumenta o salário por nível de escolaridade. A pesquisa foi feita pela Organização para a cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em mais de 40 países.
  • Empregabilidade: A pesquisa da OCDE também mostra que o Brasil tem as maiores taxas de empregabilidade para quem tem diploma universitário.
  • Taxa de desemprego menor: O desemprego afeta mais quem não tem ensino superior completo. A taxa de desemprego de quem tem ensino médio é de 20%. Enquanto que para quem tem uma graduação o percentual é de 6,2% (PNAD).
  • Crescimento pessoal e profissional: Com o conhecimento adquirido na graduação, você terá um bom desenvolvimento pessoal e profissional. Isso ajuda a ampliar suas possibilidades de atuação.
  • Possibilidade de especialização: A graduação possibilita que você busque uma especialização, um MBA ou até um mestrado. Assim, aumenta sua qualificação e turbina seu currículo.
  • Ampliar a rede de contatos: A graduação é uma ótima oportunidade para fazer novas amizades e contatos profissionais. Muitas vagas de empregos não são divulgadas em jornais, sites especializados ou redes sociais. Por isso, ter uma boa rede de contatos pode ser útil para você conseguir uma indicação.

Se você ainda não faz parte deste grupo que faz ou já concluiu a graduação, que tal pensar em investir em sua carreira? Busque um curso que você se identifica ou que ofereça as melhores possibilidades de trabalho e siga em frente.

Caso ainda não saiba qual área seguir, confira nossas dicas para a escolha da profissão. Escolha uma área de interesse e aproveite os benefícios de ter ensino superior. E se quiser saber um pouco mais sobre os cursos da UniSecal, acesse nosso site.