1º Semestre | Carga Horária |
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento | 80 |
Organização da Educação Brasileira | 80 |
Sociologia Geral I (EAD) | 36 |
Sociologia da Educação I | 44 |
FTM da Educação Infantil | 80 |
Estatística | 40 |
Seminário Integrador I (Educação Ambiental/Prevenção ao uso indevido de drogas) | 80 |
Total | 440 |
2º Semestre | Carga Horária |
Pesquisa e Prática Pedagógica I | 80 |
Linguagem Textual e Intertextual | 80 |
Literatura Infanto Juvenil | 40 |
Filosofia Geral I (EAD) | 36 |
Filosofia da Educação I | 44 |
Linguagem Aplicada a Alfabetização | 80 |
História da Educação | 80 |
Total | 440 |
3º Semestre | Carga Horária |
Psicologia da Aprendizagem | 80 |
Didática Geral | 80 |
História da Educação Brasileira | 80 |
Sociologia Geral II (EAD) | 36 |
Sociologia da Educação II | 44 |
Educação de Jovens e Adultos (EAD) | 40 |
Estágio Supervisionado I (Ed. De Jovens e Adultos) | 80 |
Pesquisa e Prática Pedagógica II | 40 |
Total | 480 |
4º Semestre | Carga Horária |
Antropologia e Diversidade Cultural (EAD) | 40 |
Filosofia Geral II (EAD) | 36 |
Filosofia da Educação II | 44 |
FTM dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 80 |
Jogos, Corpo e Movimento | 80 |
Laboratório de Ensino e Aprendizagem | 40 |
Estágio Supervisionado II (Educação Infantil) | 80 |
Seminário Integrador II (Educação de Jovens e Adultos/Educar na Diversidade) | 80 |
Total | 480 |
5º Semestre | Carga Horária |
FTM do Ensino da Língua Portuguesa | 80 |
Pesquisa e Prática Pedagógica III | 40 |
Organização e Gestão Educacional I | 80 |
FTM História e Geografia | 80 |
Estágio Supervisionado III (Ensino Fundamental) | 80 |
Seminário Integrador III (Ética do Profissional docente / Mídia e Conhecimento) | 80 |
Total | 440 |
6º Semestre | Carga Horária |
FTM do Ensino de Ciências | 80 |
FTM de Matemática | 80 |
FTMA de Artes | 80 |
Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem | 80 |
Estágio Supervisionado IV (Magistério) | 80 |
Total | 400 |
7º Semestre | Carga Horária |
Planejamento Escolar | 40 |
Currículo e Programas Nacionais | 80 |
Organização e Gestão Educacional II | 80 |
Estágio Supervisionado IV (Gestão Educacional) | 80 |
Tecnologias Aplicadas a Educação (EAD) | 40 |
TCC | 80 |
Linguagem de Sinais – Libras | 40 |
Total | 440 |
8º Semestre | Carga Horária |
Seminário Integrador IV | 80 |
Avaliação Educacional | 80 |
Fundamentos da Educação Inclusiva | 80 |
Trabalho Pedagógico em Ambientes não Formais (EAD) | 40 |
Estágio Supervisionado VI (Gestão Educacional) | 80 |
Atividades Complementares | 200 |
Total | 560 |
Total Geral | 3680 |
Ementário
1º PERÍODO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aspectos históricos, metodológicos e legais; Concepções de infância- enfoque histórico, biológico, psicológico, antropológico e sociológico; Referencial Curricular da Educação Infantil; Cuidar, educar e brincar; Concepções Metodológicas na Educação Infantil; Aquisição da linguagem escrita;
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
A educação em perspectiva histórica. História da educação: objeto, método, fontes. A educação nas sociedades tribais. Antiguidade e Antiguidade Clássica: Grécia e Roma. Educação Medieval. Educação na Idade Moderna. Educação jesuítica no Brasil. A crise do sistema colonial e a Reforma Pombalina. A educação Imperial. A República e os ideais educacionais da Modernidade. Os pioneiros da Escola Nova e a construção do Sistema Nacional de Ensino no Brasil. O projeto educacional brasileiro no regime militar. A Nova República e a (re)democratização educacional dos anos 80. Os anos 90 e a construção da escola cidadã. Educação brasileira no século XXI.
DISCIPLINA: LINGUAGEM TEXTUAL E INTERTEXTUAL
Incursão na natureza da linguagem e em conceitos relacionados a ela, numa apreensão de seus eixos nucleadores. A concepção da linguagem e de texto, bem como a diversidade/enfeixamento de concepções que diferentes teóricos, em diferentes épocas, enunciam sobre linguagem e texto. Gênero Textual e Tipologia Textual. Análise de produção textos; desenvolvimento textual e intertextual; confronto textual e intertextual.
DISCIPLINA: POLÍTICAS AMBIENTAIS E EDUCAÇÃO
Propiciar aos alunos elementos para que possam refletir, problematizar e se posicionar frente às questões do mundo contemporâneo dentro de uma ótica global, plural, holística, trans e inter e multidisciplinar. Estudos, reflexões e problematizações referentes às questões ambientais dentro do enfoque da Alfabetização. Ecológica e da Sustentabilidade social, ambiental, econômica e política.
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
História, origem, evolução e objeto de estudo da Psicologia. Desenvolvimento humano na infância e na adolescência nas áreas físico-motoras, sócio- emocional e intelectual. Implicações práticas da Psicologia da Educação ao processo ensino-aprendizagem. Linhas pedagógicas: inatismo, behaviorismo e psicanálise.
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A sociologia como ciência e o surgimento da sociologia da educação. As teorias sociológicas clássicas e contemporâneas. A educação como processo social e suas relações com a cultura e a aprendizagem de papeis sociais. A função social da escola. As relações entre educação e sociedade: a natureza e as especificidades dos fenômenos sociológicos e suas relações com os fenômenos educacionais.
2º PERÍODO
DISCIPLINA: DIDÁTICA GERAL
Introdução ao estudo de Didática: seu objetivo de estudo. Relação entre prática educativa, Pedagogia e Didática. Didática e democratização do ensino. As características de ensino na escola. Processo de ensino na escola. O processo de ensino e o estudo ativo. Os objetivos e conteúdos de ensino. A importância, conceito de método de ensino. A relação objetivo-conteúdo-método. Estruturas didáticas. Avaliação da prática escolar: instrumento de verificação do rendimento escolar. Importância do planejamento escolar. Relação professor aluno na sala de aula.
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
A filosofia como fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas educativas. Conceitos introdutórios e origem da filosofia. A filosofia como instrumento e alvo de análise da realidade contemporânea. A reflexão filosófica subsidiando a formação do educador e a prática educativa. A educação mediando à prática e a existência humana
DISCIPLINA: PEDAGOGIA SOCIAL
Pedagogia Social: Histórico, definições, formação, organização e gestão dos novos cenários pedagógicos. Papel do pedagogo nesses novos cenários considerando os fundamentos legais. Concepções de cidadania, cidadania no Brasil: uma perspectiva Histórica e a participação social no Brasil. Sujeito foco da Pedagogia Social. Diversidade do sujeito de direito. Projetos Sociais, Educação indígena, Educação afrodescendente e Educação do Campo. Organização do trabalho pedagógico e o papel do professor frente aos novos desafios educacionais contemporâneos.
DISCIPLINA: PESQUISA E PRÁTICA
A pesquisa como eixo de formação docente. Pesquisa, formação e prática docente. O professor pesquisador e a relação entre a teoria e a prática no contexto escolar. Ciência e conhecimento científico.
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Conceitos de Aprendizagem. Principais abordagens teóricas da aprendizagem, suas contribuições e implicações para a prática pedagógica na sala de aula. Estudo dos fatores psicológicos, socioambientais e relacionais envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Dificuldades de Aprendizagem.
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
3º PERÍODO
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL
A relação teoria e prática. Análise do fazer pedagógico dos profissionais na escola/campo de estágio a partir das práticas desenvolvidas na Educação Infantil. Exercício da função docente através da caracterização do cotidiano escolar; observação e participação nas atividades do campo de estágio; elaboração do projeto de estágio; execução do projeto de estágio; elaboração do relatório final; participação no seminário avaliativo.
DISCIPLINA: JOGOS, CORPO E MOVIMENTO
Educação Física Escolar, Jogos, Brincadeiras, Brinquedo e o Lúdico. Conceituação e Implicações. Enfoque Teórico Metodológico da Educação Física Escolar. Cultura Corporal e Aprendizagem Motora. Objetivos e Atividades da Educação Física Escolar. Diretrizes Curriculares. Confecção e Utilização de Materiais Alternativos. Avaliação no processo de ensino Aprendizagem. Práticas de Educação Motora.
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Ensino; Aprendizagem; Cognição; Relação Ensino-Aprendizagem; Diversidade e Diferença; Papel mediador do professor; Relações Professor-Aluno; Espaço Lúdico; Ambiente de aprendizagem alfabetizador; Desenvolvimento Infantil; Desenvolvimento psicomotor; Raciocínio Lógico-Matemático; Diferentes Linguagens; Tipos de memória: auditiva, visual, cinestesia.
DISCIPLINA: LINGUAGEM APLICADA A ALFABETIZAÇÃO
A linguística e o ensino da língua portuguesa. Conceitos e significações de linguagem, escrita e leitura. O processo de alfabetização nos anos iniciais da Educação Básica. Alfabetização e o contexto escolar.
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Estudo e análise educacional brasileira nos seus diversos níveis e modalidades, considerando seus aspectos organizacionais, administrativos e financeiros.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
4º PERÍODO
DISCIPLINA: ARTE E EDUCAÇÃO
Vivência e processos didático-pedagógico para a iniciação musical e para a dança: sensibilização sonora, caráter expressivo e forma musical, trabalho de conscientização corporal e rítmica. As artes visuais e a prática pedagógica: utilização da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção e outras. A criança e a dramatização: as modalidades de artes cênicas, a escolha de textos, a montagem e a encenação de peças.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E PESQUISA
Relação entre educação e seus fenômenos contemporâneos. Formação do professor, pesquisa e qualidade no ensino. Professor pesquisador e a reflexão como processo investigativo. Professor pesquisador na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Concepção de práxis educativa.
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A relação teoria e prática. Análise do fazer pedagógico dos profissionais na escola/campo de estágio a partir das práticas desenvolvidas. Exercício da função docente através da caracterização do cotidiano escolar; observação e participação nas atividades do campo de estágio; elaboração do projeto de estágio; execução do projeto de estágio; elaboração do relatório final; participação no seminário avaliativo.
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Organização do trabalho pedagógico para desenvolvimento das áreas de conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As práticas docentes no Ensino Fundamental. Profissionalização docente. Análise critica e reflexões sobre as políticas educacionais vigentes no Ensino Fundamental; Protagonismos Estudantil.
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA E DIVERSIDADE CULTURAL
5º PERÍODO
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL
A relação teoria e prática. Análise do fazer pedagógico dos profissionais na escola/campo de estágio a partir das práticas desenvolvidas. Exercício da função docente através da caracterização do cotidiano escolar; observação e participação nas atividades do campo de estágio; elaboração do projeto de estágio; execução do projeto de estágio; elaboração do relatório final; participação no seminário avaliativo.
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA MATEMÁTICA
Objetivos da matemática na educação infantil. Estudos e análises das relações: matemática e raciocínio, matemática e comunicação, matemática e suas conexões com o cotidiano. Os conteúdos curriculares da matemática na Educação Infantil e as formas de tratamento metodológico. Análise teórica e prática de propostas curriculares e didático-metodológicas para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Os parâmetros curriculares nacionais e o ensino de matemática. O saber matemático: estruturação dos conteúdos, metodologia, recursos aplicáveis ao ensino, análise e uso de livros didáticos. Integração as outras atividades curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental.
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Aquisição e desenvolvimento da linguagem. Articulação da língua falada e língua escrita. Produção oral e escrita. Geração de textos criativos. Desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, metodologia e estratégias específicas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Língua Portuguesa.
DISCIPLINA: LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Esta disciplina se propõe a apresentar os pressupostos teórico-históricos, filosóficos, sociológicos, pedagógicos e técnicos da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – a qual se constitui como sistema linguístico das comunidades de pessoas surdas no Brasil, compreendidos no campo dos estudos surdos e estudos culturais, contribuindo para a formação do pedagogo, habilitação magistério dos anos iniciais, no contexto da Educação Inclusiva.
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos teórico-práticos sobre planejamento educacional. Níveis de planejamento. Funções da Equipe Pedagógica no planejamento escolar. Projeto pedagógico: pressupostos teóricos e metodológicos. Projeto pedagógico: processo de construção, implementação e avaliação. Plano de Trabalho. Planejamento Estratégico e Projeto Político-Pedagógico.
6º PERÍODO
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO – FORMAÇÃO DE DOCENTES
A práxis educativa na Formação de docentes. Elaboração do projeto de estágio para atuar na prática de formação de docentes através de oficinas pedagógicas. Intervenção do projeto de estágio. Elaboração de relatório final. Participação no seminário avaliativo.
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA GEOGRAFIA E DA HISTÓRIA
Concepções teóricas e metodológicas da História e da Geografia e a relação com a prática pedagógica; conceitos e conteúdos básicos sobre o ensino da história e de geografia e suas principais tendências. A ciência. Mitos e o sentido da existência. O meio ambiente e a ação do homem. A criança e o espaço de convívio social. Caracterização da história e da geografia do Brasil: pessoas, lugares e costumes.
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE CIÊNCIAS
Análise teórica e prática de propostas curriculares e didático-metodológicas para o ensino de ciências na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de ciências. O saber científico: estruturação dos conteúdos, metodologia, recursos aplicáveis ao ensino, análise e uso de livros didáticos. Integração às outras atividades curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental.
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DISCIPLINA: INGLÊS INSTRUMENTAL
7º PERÍODO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E CURRÍCULO
Teorias do currículo: tradicionais, críticas e pós-críticas. Currículo e cultura como práticas de significação das relações sociais e de construção de sujeitos. Relações entre currículo e projeto político pedagógico nos espaços formais e não formais da educação. Propostas curriculares oficiais e as influências na educação básica: adesão e resistência. Tendências curriculares contemporâneas. Fundamentos teóricos metodológicos na organização curricular da educação básica e suas modalidades. Currículo em ação na educação escolar e não escolar.
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO – GESTÃO ESCOLAR
Estudo e desenvolvimento de pesquisa e prática pedagógica de gestão de processos pedagógicos desenvolvidos pelos Gestores escolares em contextos educacionais. Análise teórica e prática de concepções subjacentes aos processos, vivências na gestão, observação e participação nas atividades do campo de estágio; elaboração do projeto de estágio; execução das intervenções pedagógicas; elaboração do relatório final; participação no seminário avaliativo.
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL
Fundamentos teóricos da Administração Educacional. A escola enquanto construção histórica. Funções da escola e qualidade do ensino. Teorias da administração escolar. Administração e gestão educacional. Direção e coordenação pedagógica: história, características, funções. Organização e gestão da escola. Estratégias de gestão e coordenação do trabalho escolar. A coordenação pedagógica e a formação continuada e reflexiva de professores. Estratégias de formação. Autonomia da escola e participação: órgãos colegiados. Tecnologias e gestão do conhecimento na escola. A gestão educacional e o processo de inclusão escolar. A articulação da equipe de coordenação pedagógica. Propostas de ação.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
DISCIPLINA: OPTATIVA
8º PERÍODO
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Conceituação e pressupostos epistemológicos e vertentes teóricas da avaliação educacional; Avaliação como política numa perspectiva histórica e conceitual; Níveis, tipos e modalidades – avaliação de sistemas, organizações, programas e projetos Educacionais; Construção de instrumentos de avaliação Aspectos metodológicos de avaliação educacional; Indicadores e qualidade em educação de experiências e práticas vigentes em avaliação educacional na educação básica e na Educação superior.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS
Tratar os conceitos de etnia, raça, racialização, identidade, diversidade, diferença. Compreender os grupos étnicos “minoritários” e processos de colonização e pós-colonização. Políticas afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação. Populações étnicas e diáspora. Racismo, discriminação e perspectiva didático-pedagógica de educação anti-racista. Currículo e política curriculares. História e cultura étnica na escola e itinerários pedagógicos. Etnia/Raça e a indissociabilidade de outras categorias da diferença.
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO – GESTÃO EDUCACIONAL
Estudo e desenvolvimento de pesquisa e prática pedagógica de gestão de processos pedagógicos desenvolvidos pelo Coordenador Pedagógico em contextos educacionais. Análise teórica e prática de concepções subjacentes aos processos, vivências na gestão educacional, observação e participação nas atividades do campo de estágio; elaboração do projeto de estágio; execução das intervenções pedagógicas; elaboração do relatório final; participação no seminário avaliativo.
DISCIPLINA: POLITICAS EDUCACIONAIS
Relações de Poder. Política, Filosofias políticas, Políticas educacionais, Estado e a sociedade civil. Formas de intervenção do Estado no Sistema Educacional. Aspectos sócios históricos da educação básica e da Instituição escolar no Brasil. Análise dos planos e das políticas educacionais brasileiras, seus aspectos conjunturais e legislação correspondente. O papel da educação e das políticas educacionais no contexto da sociedade contemporânea.
DISCIPLINA: TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
Estudo crítico da evolução tecnológica e a situação do Brasil nesse contexto. Novas tecnologias aplicadas ao processo ensino aprendizagem. Seleção, manuseio e uso das novas tecnologias nas diversas áreas do conhecimento A escola e as mídias: equívocos e complementaridades. Educação para a comunicação social. As tecnologias de informação e de comunicação no espaço escolar: o computador e a rede eletrônica. O uso didático do vídeo.