UniSecal

Principais estados brasileiros no topo o ranking de desemprego

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os estados da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro lideram a lista de regiões do país com o maior nível de desemprego, considerando o primeiro trimestre de 2022.

Conforme as informações apresentadas em uma reportagem da CNN, as quais são resultantes de levantamentos do IBGE, na Bahia, a taxa de desocupação foi de 17,6%, enquanto Pernambuco e Rio de Janeiro ficaram com 17% e 14,9%, respectivamente. As menores taxas de desemprego foram de Santa Catarina (4,5%), Mato Grosso (5,3%) e Mato Grosso do Sul (6,5%).

Ao considerarmos os níveis de instrução, a taxa de desemprego para as pessoas com ensino médio incompleto foi de 18,3%, a maior para a categoria. Já ao olharmos os dados referentes ao ensino superior, quando este é incompleto temos uma taxa de 11,9%, mais que o dobro da verificada para o nível superior completo (5,6%), mostrando fortemente a importância de uma formação acadêmica.

Quando olhamos para os dados de maneira mais apurada e crítica, podemos ver problemas sociais estruturais do país. Entre as mulheres, a taxa de desemprego é de 13,7% no primeiro trimestre, já para homens está em 9,1%. A taxa de desocupação por cor ou raça ficou abaixo da média nacional para os brancos (8,9%) e acima para os pretos (13,3%) e pardos (12,9%), segundo o IBGE.

Informações: CNN Brasil – Acesse a matéria completa clicando aqui.