UniSecal

UniSecal é uma das instituições apoiadoras de ação que luta contra o preconceito sofrido por pessoas com epilepsia

A epilepsia é uma doença neurológica que afeta mais de 50 milhões no mundo todo, porém, o preconceito contra os portadores desta condição ainda é grande e muito comum.

Visando reverter essa situação social, a UniSecal está apoiando o evento Março Roxo, que promove ações e palestras com o intuito conscientizar a população sobre a doença, bem como trazer mais qualidade de vida para os diagnosticados com epilepsia. Esta iniciativa será marcada por evento que acontece no dia 26/03 (14hrs), no Lago de Olarias.

O evento foi desenvolvido por Tiago Marques do Carmo, assistente social e especialista em gerontologia. Para ele, o evento tem duas propostas principais. A primeira seria sensibilizar a população quanto aos cuidados e sintomas da doença. A segunda seria fortalecer a identidade dos portadores da epilepsia, que tem muitas vezes a qualidade de vida duramente afetada pelos preconceitos e estigmas colocados sobre eles. Isso aconteceu por palestras e ações afirmativas realizadas no evento.

“No município de Ponta Grossa temos a Campanha Março Roxo instituída, por meio da Lei Municipal nº 13.430/2019, estabelecendo que sejam desenvolvidas ações de caráter educativo, com setores do poder público e iniciativa privada, no sentido do rompimento com todas as formas de preconceito relacionadas à doença” explica Tiago. Ele comenta que o evento tem o apoio de outras instituições locais, como SESC, UEPG, Hospital Santa Casa de Ponta Grossa, Justiça Federal, Centro de Educação Profissional RESCUER e outros.

No dia do evento serão realizadas palestras no interior do Centro de Educação Ambiental (CEA) e alguns dos apoiadores estarão no entorno do CEA prestando informações sobre a rotina de pessoas diagnosticadas com epilepsia e demais temáticas relacionadas. Ao final do dia, está programada uma caminhada conjunta em alusão a defesa do tema.

Tiago comenta que a participação de instituições de ensino superior em eventos de cunho social como o Março Roxo são de extrema importância, pois permite que a comunidade acadêmica amplie os próprios horizontes quanto a uma grande diversidade de problemáticas.

“A UNISECAL sempre desenvolve diversas participações em causas sociais, fato que potencializa sua identidade como instituição de ensino superior humana e inclusiva, proporcionando que  os discentes compreendam que a universidade excede o âmbito acadêmico, necessário o envolvimento com situações que estão presentes na realidade de diferentes sujeitos, com trajetórias de vidas diferentes, trabalhando em prol do ser humano, enquanto cidadão de direitos” aponta Tiago.

Nós da UniSecal parabenizamos Tiago pela idealização e organização do evento, bem como convidamos a todos os acadêmicos de nossa insituição para participarem e colaborarem com o evento. Acreditam que através da junção de conhecimentos e experiências, podemos construir uma sociedade mais justa e gentil para todos.

SERVIÇO

Data: 26/03/2022 – sábado.

Local: Lago de Olarias – Rua João Nunes, 84026-580 Ponta Grossa, PR

Hora: 14 horas.